O que é tomada de decisão?

Algum dia você já parou para pensar porque tomamos decisões?  O que significa tomar uma decisão? E qual o processo para a tomada de decisão?

A relevância das decisões que tomamos diariamente variam de acordo com o momento que estamos vivenciando durante o dia.

Quando acordamos pela manhã tomamos diversas pequenas decisões como se devemos tomar um banho, que roupa vestir, se tomaremos café da manhã, se vamos de transporte público ou de carro ao trabalho e etc. O mesmo acontece quando estamos no trabalho e a relevância das decisões que tomamos sobem o degrau da responsabilidade maior.

Decisão é uma palavra de impacto, motiva algumas pessoas e assusta um montante de outras. Tomar decisões não costuma ser uma tarefa fácil e esse processo se torna ainda mais difícil quando o dinheiro e o rumo de uma empresa estão em jogo.

A forma que enxergamos e vivenciamos o mundo atual é reflexo das decisões de nossos antepassados. A evolução do ser humano transformou o mundo que vivemos e as suas decisões foram os alicerces dessa transformação.

No mundo dos negócios a tomada de decisão é base para toda ação, e reação também, todos os processos existentes dentro de uma organização e todos os acontecimentos mercadológicos são definidos por decisões. E como é um processo para tomada de decisão?

Se você é um gestor, com toda a certeza sabe de cor todas as etapas do processo decisório e o quantos cada parte influência nos resultados da sua empresa no mercado. O peso proporcionado pelas decisões empresariais é completamente diferente das pequenas decisões que tomas fora do ambiente de trabalho.

Exemplos que podem te ajudar a entender o que é a tomada de decisão

#Decisões baseadas em instintos

Esse tipo de decisão costuma estar relacionado as questões de sobrevivência, este modelo decisório auxilia um adulto a evitar situações de perigo. Geralmente o nosso instinto humano nos leva a situações que colocam a nossa vida em risco e até mesmo a nossa carreira profissional.

Algumas características relacionadas a esse tipo de decisão são: Agir antes de pensar; não controlar as ações e se basear no passado para tomar uma ação.

#Decisões baseadas em valores

A definição de valores está relacionada a um conjunto de características que tornam o comportamento humano e empresarial, podemos definir também como a razão de existir.

O fato de tomarmos decisões baseadas em valores é que queremos experimentar um sentimento do que acreditamos. Se valorizamos a honestidade, queremos tomar decisões em que a honestidade faça parte. E assim, acreditamos estar criando um futuro que desejamos experimentar.

Esse tipo de decisão, é o que torna empresas em grandes empresas. Organizações que baseiam as suas decisões nos valores que acreditam, estão entre as maiores do mundo.

#Decisões baseadas na consciência

Decisões conscientes costumam ser tomadas com a racionalidade, são decisões que criam um intervalo entre a criação de significados e a decisão a ser tomada. Esse intervalo nos possibilita exercitar a reflexão, o pensamento, para que assim, possamos utilizar uma base lógica de raciocínio para entender o que de fato está ocorrendo.

Para esse tipo de decisão utilizamos o processo de analisar informações, dialogar com outras pessoas e utilizar exemplos de acontecimentos passados, para que assim, seja obtida a melhor decisão possível.

Ao tomarmos decisões conscientes e racionais, a ação se torna uma consequência de todo pensamento.

#Decisões Programadas

Essas decisões geralmente são aquelas utilizadas em acontecimentos anteriores para resolução de problemas que já foram resolvidos. Ao optar por isso tipo de decisão, aplique apenas um curso pré-definido para melhor finalizá-la.

As vantagens de utilizar decisões programadas costumam ser a economia de tempo e energia gasta intelectualmente dos gestores.

#Decisões não programadas

Decisões programadas são utilizadas para a resolução de problemas iniciais, ou que nunca ocorreram anteriormente. Podem ser analisadas diferentes formas para encontrar a solução do problema, completas de vantagens e desvantagens.

Aqui é necessário a utilização do processo de tomada de decisão, onde cada ponto precisa ser estudado a fundo, para chegar a um consenso bem definido, limitando a oportunidade de erros.

Plataforma upMiner: Informação relevante ao seu alcance.

Com os avanços da tecnologia, a criação de ferramentas digitais para auxiliar gestores a tomarem decisões são exponencialmente crescentes. Elas simplificam o processo decisório e ajudam na coleta de dados e informações que sejam relevantes para os negócios da empresa.

A upLexis tecnologia atua a mais de dez anos no mercado fornecendo a plataforma upMiner a grandes organizações parceiras, que procuravam soluções para simplificar o processo decisório e embasar as suas decisões com informações relevantes e concretas.

O upMiner mudou a forma de tomar decisões, utilizando a web para a extração de informações através de buscas automatizadas, tornando o processo decisório mais ágil em apuração de dados e informações.

O risco de se tomar uma decisão errada quando se possui um embasamento relevante, é mínimo!

Conclusão

Encontramos diversos tipos de decisão e diversas definições para o caso, é importante compreender que tomar decisões é algo que parte da nossa essência humana, seja a decisão pequena, média, grande.

Toda tomada de decisão pode ter o impacto de mudar o mundo, mas, a decisão precisar ter base, precisa ser analisada, precisa ser uma solução.

Se você busca soluções para auxiliar o seu processo decisório, entre em contato com o nosso time.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *