Qual o momento de adquirir uma tecnologia forense para trabalhos de investigações?

A tecnologia forense se tornou um aliado de peso para o programa de compliance, diante de um cenário de investigações empresariais, adotar soluções que auxiliem no processo de aquisição de informação é de grande valia.

O compliance vem se consolidando cada vez mais na cultura corporativa das empresas, podemos ver uma grande movimentação das organizações para estarem de acordo com as normas e regulamentos.

Diante de um cenário mercadológico focado na transformação digital, como o compliance pode se adaptar para tornar suas ações mais ágeis e eficientes?

Soluções não faltam para o mercado legal e, com isso, adotar tecnologias é fundamental para obter êxito nos resultados de compliance em sua empresa.

Recomendamos a leitura: Como a tecnologia pode melhorar a gestão de riscos?

Neste artigo, falaremos sobre a importância da tecnologia forense para aprimorar os trabalhos de investigações empresariais.

Para entendermos melhor, a tecnologia forense se baseia em alguns pontos, são eles:

  • Coleta de informações;
  • Validação das informações;
  • Identificação;
  • Análise e interpretação.

É o famoso método científico utilizado para a identificação de evidências com validade probatória em juízo.

Qual o impacto da tecnologia para o compliance?

tecnologia-forense-impacto-no-compliance

Na pesquisa sobre a maturidade do compliance no Brasil, desenvolvida pela empresa de consultoria KPMG, 24% das empresas possuem infraestrutura mínima para adoção de tecnologias e análise de dados e 18% não possuem nada.

Podemos considerar esses dados um pouco preocupante, afinal a tecnologia é um meio de tornar nosso trabalho mais prático e eficaz.

Um projeto de compliance precisa ser ágil no processo de análise e, por isso, é necessário encontrar meios de automatizar a coleta de dados e informações.

A tecnologia forense possui papel importante na coleta e estruturação de dados, pois está inserida no cenário da big data.

Recomendamos a leitura: Por que usar data mining na sua gestão de compliance?

Para qualquer operação de negócio, é extremamente importante investir tempo em análise e, quando falamos de gestão de riscos e políticas internas, torna-se inda mais circunstancial.

Cabe ao gestor de compliance identificar os gaps em seu processo de obtenção de informação e encontrar meios que sejam economicamente viáveis para solucionar as possíveis falhas.

Utilizando a tecnologia forense em sua operação de compliance, é possível otimizar trabalhos como:

  • Investigações;
  • Due diligences;
  • Conflitos de interesses;
  • Know your customer, employee, partner e supplier.

Imagine ter que realizar a busca de informações sobre um fornecedor em diversos bancos de dados e sites, de forma manual?

Este processo levaria, moderadamente, 2 dias a uma semana, o que poderia impactar diretamente no tempo de uma decisão de negócio.

Resumindo, a tecnologia tem um papel circunstancial em uma operação de compliance, seja encontrando informações, monitorando e acompanhando os passos de uma determinada entidade.

Tecnologia forense: como aplicar na prática?

tecnologia-forense-aplicarda-na-pratica

Em minha vivência prática, no cenário de uma empresa que comercializa soluções tecnológicas para investigações empresariais, vi a tecnologia forense sendo utilizada em diversos projetos de compliance.

Abaixo, listo alguns exemplos de como a tecnologia forense pode ser aplicada em alguns cenários de compliance.

1# Background Check de colaboradores

Quando o compliace inicia um projeto em uma grande corporação empresarial, o responsável precisa lidar com um quadro executivo enorme e complexo.

O quadro executivo de uma grande empresa é composto geralmente por:

  • Investidores;
  • Sócios;
  • Presidentes;
  • Vice-presidentes;
  • Diretores;
  • Vice-diretores;
  • E por aí vai.

Diante deste cenário, é muito importante conhecer a fundo todos os participantes desse quadro, geralmente composto por pessoas com participações societárias em diversas outras empresas.

Ao adotar uma tecnologia forense para realizar o background desse quadro, é possível obter informações extremamente estratégicas para o processo de tomada de decisão.

Este trabalho costuma ser extremamente sigiloso, por isso, desenvolver uma política de segurança da informação é essencial.

A finalidade do background de colaboradores é manter uma empresa transparente e livre de fraudes, e corrupções.

Leia mais sobre background check: Como fazer um background check?

2# Análise de fornecedores

Empresas como varejistas, seguradoras e algumas outras, possuem uma vasta base de fornecedores e isso, inclui empresas de todos os tamanhos (Grandes, médias e pequenas).

Para realizar a análise de cada fornecedor, é necessário ter em mãos diversas informações chaves para a validação da prestação de serviços.

Humanamente falando, levaria muito tempo a realização da análise de uma base de 1000 fornecedores ao mês, por isso, a tecnologia o forense se torna fundamental em uma operação de compliance.

O gestor estabelece uma série de critérios que serão utilizados para validar ou negar a aprovação do fornecedor, configura em uma plataforma esses parâmetros e automatiza o processo.

Você pode entender um pouco mais desse conceito de validação e parametrização de informações, aqui.

3# Due Diligence

Dentro do cenário de due diligence, a análise de fornecedores (tópico anterior) é uma das principais ações.

O processo de due diligence consiste em uma análise minuciosa sobre os riscos de estabelecer um novo negócio, levando em consideração diversos pontos importantes como:

  • Identidade completa da empresa;
  • Histórico financeiro da empresa;
  • Estrutura societária da empresa;
  • Certidões negativa de débitos/fiscal;
  • Outros.

Isso torna a due diligence um processo totalmente sistemático e moroso, pois não basta apenas ter a informação, é necessário validá-las.

A tecnologia forense é uma das soluções ideias para trabalhos de análise minuciosa de riscos de negócio, parcerias e verificação de antecedentes.

Conclusão

Existe um momento certo para adquirir uma tecnologia forense em sua operação de compliance? Sempre em que o tempo de um analista é, em sua maioria, gasto com busca e tabulação de dados!

Adquirir a tecnologia forense melhora a produtividade do time e aumenta a eficiência dos processos, tornando a sua área de compliance altamente preparada para gerenciar os riscos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *