Tabulação de Dados: Como tomar uma decisão?

Depois da coleta, a tabulação de dados é a etapa mais importante antes da tomada de decisão. O processo decisório é considero difícil devido as consequências que ele pode trazer para e empresa.

A tomada de decisão reflete os valores organizações. O embasamento dessas decisões deve ser válido e confiável. Para tanto, coletar os dados se torna o ponto de partida para boas decisões empresariais. Entretanto, só com a tabulação de dados direcionará para a melhor decisão.

Coletei os dados, e agora? Vamos te mostrar todo o processo de pesquisa e como fazer a tabulação de dados. Para isso, começamos com as etapas do processo de pesquisa.

O processo de pesquisa e a tabulação de dados

pesquisa-e-tabulacao-de-dados

O processo de tabulação de dados envolve quatro passos:

1. Fazer pesquisa de campo com base em uma das técnicas de pesquisa.

2. Organizar os dados coletados para serem tabulados.

3. Elaborar relatórios, e

4. Analisar os relatórios da pesquisa.

Antes de iniciar o processo de tabulação de dados, você precisa entender os primeiros passos para a coleta de dados: deve ser definido o objetivo principal e qual o público você trabalhará.

Você deve se fazer a pergunta: “por que eu preciso dessa pesquisa?”. Essa pergunta servirá de norte para todas as outras que precisam ser respondidas para definir da melhor forma o objetivo da pesquisa.

Pense em qual público pode te dar respostas consistentes e gerar informações que te possibilitem chegar a bons resultados e concluir a pesquisa.

Escolher um método de pesquisa se refere a técnica que será utilizada para realizar a coleta de dados, os quais podem ser primários ou secundários. Dados primários são os que você mesmo coleta, analisa e gera relatórios, já os dados secundários são dados prontos obtidos por outra fonte que realizou uma pesquisa e as informações são úteis para sua pesquisa.

Solucionar o problema sem envolver grandes custos é um desafio. As análises de dados secundários podem custar menos, no entanto, não serão específicos da sua pesquisa.

Esses podem não ser suficientes para responder as perguntas que você fez (como te mostramos no começo desse artigo).

Ressalva: ao usar dados secundários esteja atento para a data que os mesmos foram coletados. Trabalhar com dados antigos pode invalidar sua pesquisa, bem como você (ou sua empresa) perder credibilidade. Se não há consistência nos dados obtidos, contrate uma plataforma para gerenciar e organizar seus dados.

Você precisa garantir que seus dados são confiáveis, e, para isso, os dados primários te dão mais autoridade para dar sequência a pesquisa.

Todas as informações que você reuniu até agora se tornam sua base para criar o questionário da pesquisa. As respostas variarão de acordo com o tipo da pergunta (se é aberta ou fechada).

As perguntas abertas te proporcionam maior riqueza de dados, mas as perguntas fechadas facilitam, e muito, na hora de tabular os dados. Não escolha o tipo de pergunta pensando na facilidade de tabular. Foque na técnica que te trará resultados melhores.

A tabulação de dados é o processo mais delicado e muitos gestores consideram essa a etapa mais cansativa, uma vez que consiste na organização de todos os dados (respostas) obtidos.

Transfira os dados para uma plataforma que te possibilite cruzar os dados, para facilitar a compreensão da variáveis e encontrar novas informações. Use seus conhecimentos e sua experiência como gestor para descobrir resultados interessantes.

As perguntas abertas demandam mais tempo para serem analisadas. Cruzar os dados não é tão simples quanto as perguntas fechadas, mas te possibilita criar novas ideias vindas de seus próprios clientes.

Tenha bastante atenção para ler todas as respostas e extrair de cada uma delas seus pontos fortes e identificar um ponto em comum nas respostas dos entrevistados, ou dos que responderam o questionário.

Tabulação de dados e elaboração de relatório

Spreadsheet Marketing Budget Report File Concept

Tabulados os dados é hora de elaborar os relatórios que serão as provas fiéis da sua decisão. Apresente esses relatórios para sustentarem seu posicionamento.

Entrou as respostas que pretendia? Se sua resposta for sim, quais são essas respostas? Mas se sua resposta for não, a técnica aplicada pode apresentar erros ou então erros na conduta dos pesquisadores de campo.

Vou considerar que sua pesquisa deu certo, os dados são relevantes e foram tabulados, cruzados os dados e você conseguiu muitos dados que vão te possibilitar a criar novas ações estratégicas e tomar decisões sólidas.

Seu relatório de pesquisa deve conter:

● Os objetivos da pesquisa.

● Qual o público alvo e a quantidade total dos respondentes.

● Qual o método utilizado e como foi aplicado.

● Tabulação das informações apuradas.

● Conclusões e planos de ação (incluindo a tomada de decisão).

Tabulação de dados e a tomada de decisão

tabulaao-e-tomada-de-decisao

Um dos fatores que demandam que a tomada de decisão empresarial seja ágil é a competitividade do mercado. Sua empresa deve trabalhar de todas as formas para não terem insucesso em seus processos. E uma forma de evitar esse problema é o banco de dados.

Te mostramos o processo de coleta e tabulação dos dados. É fundamental que os dados estejam disponíveis para consulta, para isso, você precisa organizar os dados com o intuito de serem úteis nos momentos decisórios.

Por meio de um estudo sistemático, os dados tabulados (registrados nos relatórios) deverão constituir um banco de dados para facilitar o acesso as informações, as quais devem ser inseridas de acordo com o contexto do processo decisório.

Vale lembrar que, embora seja um banco de dados, todas as informações que o constituem devem ser relevantes para o seu negócio. A qualidade sempre vale mais em relação a quantidade de dados.

Organizando dessa maneira, os gestores da empresa conseguem em muito pouco tempo entender a raiz de um problema, tendo seu posicionamento com base em dados empíricos.

Você acha complicado controlar todos esses dados? Conheça os produtos que te auxiliam nessa tarefa e na tomada de decisão.

Entre em contato com a gente para criar um sistema de gerenciamento. Através dele será possível automatizar seu processo decisório, desde a sua busca pelos dados ao apoio à tomada de decisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *