Risco de imagem, como evitar?

A cada dia que se passa, o mercado se torna mais competitivo e não dá nenhuma alternativa para falhas. Neste mercado a imagem construída de uma empresa é um diferencial competitivo, então, como evitar que ocorra risco de imagem?

Sabemos que nenhuma organização nasce grande, mas, todas possuem um enorme potencial de crescimento.

A falta de gestão em alguns setores internos, pode ser totalmente prejudicial para a reputação da marca e empresa como um todo.

O que faz com que a imagem de uma empresa sofra um determinado risco? Os fatores são diversos, podem variar desde conflito de interesses até a corrupção.

Depois de tantos escândalos envolvendo empresas, a aplicação de uma gestão de risco e controles internos, nunca foi tão comentada dentro de uma organização.


Recomendamos para você: Gerenciamento de riscos: aprenda a fazer uma gestão efetiva.


Não podemos negar o fato de que tais ações, deveriam ser uma obrigação das empresas.

Nosso objetivo com esse artigo, é abordar causas, efeitos e soluções para prevenir o risco de imagem das empresas.

Não se trata de ações de marketing para criar uma autoridade no mercado, se trata de olhar para o próprio umbigo e descobrir quais são os fatores internos que podem prejudicar o desempenho da empresa.

Você está pronto para olhar internamente descobrir os fatores negativos da gestão da sua empresa e conhecer soluções efetivas?

Então, vamos nessa!

Causas comuns que deixa em risco a imagem de uma empresa

Os riscos eminentes dentro de uma organização, causa calafrios a gerentes, presidentes e investidores.

Na maioria das vezes, ambos os lados conhecem a existência dos riscos, mas, não sabem lidar com os mesmos.

Mas, o que pode manchar a imagem de uma empresa no mercado?

Listamos aqui, 3 fatores comuns, são eles:

Fraudes

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Os casos de fraudes são os que acontecem com mais frequência, mas, como passam despercebidos na maioria das vezes?

O conflito de interesse é geralmente a causa da fraude e também a personalidade, e desvio de caráter de determinados funcionários.

A fraude pode ocorrer através da alteração de relatórios contábeis e financeiros, através do desvio de dinheiro e é aqui que chamamos de “Caixa 2”.

A fraude sempre estará ligada ao meio de se obter ganhos pessoais.

Corrupção

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A corrupção é comumente aplicada e executada por um grupo de pessoas que desejam obter vantagens em cima de outras pessoas por meios ilegais.

O “esquema de corrupção”, foi uma das palavras mais utilizadas nesse ano, presenciamos diversos casos onde tínhamos um grupo de políticos envolvidos em escândalos, juntamente com empresas.

Existem dois tipos de corrupção:

  • Ativa: é geralmente caracterizada quando a vantagem é oferecida ao funcionário público.
  • Passiva: Quando a vantagem é praticada pelo funcionário público.

Você também vai gostar de ler: Corrupção ou fraude? Quais diferenças e semelhanças possuem.


Você pode tomar como exemplo de corrupção o envolvimento de médicos de um grande hospital com um suposto fornecedor. Confira a reportagem clicando aqui.

Associação

A associação é bem parecida com a ato de corromper, mas, na maioria das vezes a empresa que nunca praticou um ato de fraude ou corrupção, pode ter a sua imagem em risco por ter parceiros envolvidos com esquemas ilegais.

Por isso, consideramos a prática de KYC essencialmente importante para a gestão de uma empresa, pois a mesma, permite a empresa analisar todo o perfil dos possíveis parceiros.

Os efeitos que as causas podem trazer para a imagem da empresa

Agora que descobrimos as causas mais comuns para o risco de imagem de uma empresa, quais são os efeitos que ambas podem trazer a uma organização?

Perda de credibilidade junto a potenciais parceiros e clientes

O primeiro efeito causado pelos fatores de riscos que assolam uma empresa, é a perda de credibilidade junto a potenciais parceiros comerciais.

A empresa verá a dificulta de realizar novos negócios, pois fornecedores e parceiros, irão evitar se envolver ou associar a sua imagem a empresas com envolvimento em atos ilegais (mesmo que já tenha sido algo superado).

Os clientes serão os próximos a perderem a confiança em empresas envolvida em escândalos, pois, podemos comparar esse caso, a uma relação de amigos e até conjugal.

Uma vez que algumas das partes pisam na bola, a confiança diminui.

Perda de autoridade e mercado

A perda de autoridade de mercado é uma consequência da perda de credibilidade.

Assim que negócios deixam de ser realizados com parceiros e os clientes deixam de consumir produtos e serviço, o mercado começa a se fechar para a marca.

Todos sabemos que, a partir do momento em que um mercado começa a se fechar para a empresa, o seu futuro fica completamente em cheque.

Desgaste da marca

Podemos perceber que cada efeito é consequência do outro, dessa forma, o desgaste da marca pode ser o xeque mate das consequências.

Muitas empresas lutam intensamente ano a ano para consolidarem a sua marca no mercado. São feitos altos investimentos na busca de atingir uma reputação respeitável pelo mercado.

Mas, um simples deslize, pode colocar todos esses anos de trabalho duro por água a baixo.

Dessa forma, será necessário um trabalhar em dobro para reconquistar a força da marca.

Podemos presenciar no início do mês ocaso da Itambé, que teve sua marca associada a um caso de envenenamento dos seus produtos, onde tiveram que realizar uma gestão de imagem pela primeira vez.

Formas de evitar o risco de imagem da sua empresa

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Como podemos evitar que esses casos aconteçam nas organizações?

Geralmente dizemos que o “mau precisa ser cortado pela raiz”, através da aplicação de alguns procedimentos internos, é possível prevenir os casos antes mesmo que aconteçam.

Aplicação de compliance

O compliance possui a missão de enquadrar empresas de acordo com normas e regras internas, que possam está diretamente de acordo com leis de órgãos regulamentadores.


Recomendamos para: 5 dicas de como o compliance pode ajudar a sua empresa.


A aplicação do compliance é o primeiro passo para estabelecer o controle efetivo de procedimentos internos, além de auxiliar na prevenção de causas ilegais antes mesmo que aconteçam.

Política e controles internos

Definir políticas internas é um dos pontos primordiais para o engajamento de colaboradores, pois, assim que os mesmos passam a integrar o quadro de funcionário da empresa, é possível compreender se estão engajados com a forma de trabalho exercida.

Em um de nossos artigos, listamos 5 dicas de como aplicar controle internos nas organizações e como pode ser benéfico para a empresa desenvolver tais práticas.

A finalidade da aplicação de controles internos é a adoção de políticas que são desenvolvidas e operacionalizadas para garantirem a certeza da confiança que pode ser depositada nas demonstrações financeiras e processos correlatos.

Gestão de riscos

A aplicação da gestão de riscos é estruturada para o desenvolvimento de processos e ações que ajudem a identificar fatores que podem ser prejudiciais para as organizações

O seu desenvolvimento está em mapear todos os fatores prejudiciais antes mesmo que eles aconteçam.

Conclusão

A reputação de uma empresa no mercado é o seu bem mais precioso, pois, leva-se muito tempo para conquista-la.

Procuramos listar neste artigo os pontos que são cruciais para as causas e efeitos, e também, formas de solucionarmos todos os fatores negativos e prejudiciais.

O risco de imagem é iminente no cenário atual e as empresas, precisam encontrar meios de evitarem ter a sua imagem manchada no mercado por ações ilegais.

Mesmo que a participação em fatores negativos seja indireta, a empresa que se envolve com parceiros tendenciosos, tendem a sofrer as consequências.

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