Como prospectar clientes utilizando o upMap

O upMap é a plataforma de prospecção B2B desenvolvida pela upLexis, que busca otimizar o processo de vendas da sua empresa e diminuir o principal gasto de tempo no processo de buscar leads e capturar contatos.

A ideia vai além de trazer contatos para a sua área de vendas que não geram nada, apenas servindo para alavancar o número de e-mails enviados e ligações realizadas.

O principal objetivo do upMap é conseguir encontrar o lead ideal para o seu produto e trazer o meio de contato perfeito para que você possa alcançá-lo.

Aprender como prospectar clientes com o upMap é algo extremamente simples, e como a plataforma foi totalmente pensada visando a experiência de uso do cliente, a operação em si se torna muito intuitiva.

5 dicas para começar a prospectar

Listamos abaixo 5 simples passos que sua empresa poderá seguir para atingir o máximo de sucesso com a plataforma e captar os clientes ideais para o seu produto

1. Conheça seu mercado

A principal informação que uma empresa deve ter antes de começar a buscar leads pelo upMap é: qual cliente ela deseja alcançar.

Todo produto possui um público-alvo específico, no qual a abordagem de vendas se tornará ainda mais fácil por conta do produto ter sido pensado para essas empresas, porém no momento de desenvolver um público-alvo, muitas empresas acabam por não especificar da maneira ideal, deixando um mercado muito abrangente.

Quanto mais características específicas forem escolhidas, mais exata será a sua busca por esse lead e sua jornada de compra também será muito mais simples.

O upMap possui diversos filtros que se baseiam em:

  • Tamanho da empresa;
  • Faturamento estimado;
  • Geolocalização;
  • Área de atuação;
  • Cargo do colaborador;
  • E diversos outros.

Ao escolher o mercado que deseja alcançar, você poderá visualizar informações deste mercado em termos de crescimento nos últimos anos e número de empresas que estejam neste perfil, desta maneira sua empresa poderá escolher se focar neste público-alvo é realmente algo relevante.

Outro modo de descobrir empresas que se adequem ao fit do seu negócio, é a inclusão do CNPJ de atuais clientes, para que desta maneira a plataforma possa identificar automaticamente as características desta empresa e retornar com diversas outras empresas do mesmo perfil.

2. Defina sua persona

Agora que você já sabe quais as empresas que deseja encontrar, você poderá ter acesso aos funcionários destas empresas e visualizar informações dos mesmos, como:

  • Cargo;
  • Perfil no LinkedIn;
  • Contatos (e-mail e telefone).

Porém antes de simplesmente anotar todos os contatos que encontrar em uma empresa, é importante entender quais os contatos que serão valiosos para sua equipe de vendas, para que desta maneira o processo se torne mais eficiente.

A melhor maneira de descobrir quem deve ser o foco de contato para o seu discurso de vendas é saber qual a persona ideal para a aquisição do seu produto.

Existem diversas ferramentas para a criação de persona assim como diversos materiais que podem ajudar a sua empresa a entender quem é o principal perfil que deverá ser abordado, porém de maneira simplificada, esta persona definirá o funcionário que enxergará maior valor em sua ferramenta e também que terá poder de decisão.

3. Desenvolva uma rotina de prospecção

Outro método que poderá ajudar muito no processo de vendas, é o estabelecimento de uma rotina de prospecção, de forma que a entrada de novos leads se torne constante e não um processo que irá tomar um período de tempo maior do que deveria.

Sempre que vamos explicar como prospectar clientes pelo upMap, aconselhamos que a plataforma seja de uso diário dentro das empresas, pois desta forma ela se tornará ainda mais eficiente, de modo que as equipes otimizem o tempo para gerar contatos relevantes diariamente e consigam ter bases de contatos para serem atacadas que durem muito mais do que apenas algumas semanas.

Quando desenvolvemos esta rotina, o processo se torna previsível e a única preocupação da área de vendas deverá ser em como melhorar as conversões em cada etapa do funil.

Como a plataforma permite que você salve o uso em diferentes etapas do processo, isto não irá ocupar o tempo que deveria ser utilizado em outras funções e permitirá que você retome de onde pausou.

Esta rotina poderá ser revista com o avanço do processo, tornando-se cada vez mais precisa e baseada, também, na sazonalidade de vendas do seu produto.

4. Segmente contatos por características específicas

Agora que você sabe exatamente quais contatos deve buscar e consegue desenvolver este trabalho de maneira rotineira, a grande preocupação deverá ser aumentar a conversão de leads para clientes, esta melhora pode sim partir de processos dentro da prospecção.

Uma das melhores maneiras de alcançar os seus contatos de forma eficiente, é levar aos mesmos argumentos que chamem atenção e correspondam com as necessidades destes leads.

Como a personalização de cada mensagem se torna inviável na maioria dos processos atuais, por conta do tempo demandado e da quantidade de leads massiva, a melhor maneira de atingir o seu futuro cliente de maneira ideal, é organizar listas de contatos que possuam características muito semelhantes.

Desta forma os mesmos argumentos poderão ser utilizados para leads que irão extrair o mesmo valor daquele discurso,gerando maior agilidade para o processo como um todo.

É importante que estas listas de contatos sejam o mais especificas possíveis, sempre trazendo personas muito semelhantes e em áreas de atuação muito próximas, de forma que a mensagem poderá ser ainda mais especifica.

5. Desenvolva estratégias de abordagem

Agora que você desenvolveu listas com os melhores contatos que a sua empresa poderia ter, é hora de utilizar da melhor maneira estes contatos.

Desenvolver estratégias de abordagem que sejam perfeitas para cada persona selecionada é a melhor maneira de ter sucesso na sua prospecção, para isso você deverá:

  • Entender pontos específicos de sua persona;
  • Saber qual a melhor maneira de abordá-la;
  • Estudar quais argumentos serão mais eficientes;
  • Entender com qual frequência deverá enviar e-mails.

Existem diversos modelos de abordagem, diversos modelos de discurso e estratégias de conversão, passando desde a criação de uma necessidade até as promoções para a geração de uma urgência, tudo vai depender de captar qual será mais eficiente para o seu mercado.

É importante, no entanto, que exista um processo de abordagem para os leads gerados, pois como a  geração será constante poderá ocorrer um grande acúmulo de contatos, fazendo com que o processo não atinja todo o potencial de vendas possível.

Existem diversas plataformas para abordagem de contatos, que trabalham com templates previamente criados para cada lista e fluxos de envio que permitem a automatização deste processo.

Estas plataformas se utilizadas juntas ao upMap permitem que o processo de vendas ganhe tempo onde a maioria das empresas perdem, permitindo aos nossos clientes que utilizem este tempo na otimização do processo e das mensagens.

Conclusão

Agora que você sabe como prospectar clientes mais rapidamente e aumentar as vendas da sua empresa, está na hora de aplicar estes conceitos em seu processo de vendas e torná-lo mais eficiente.

É importante ressaltar que todos estes processos demandam o acompanhamento de métricas e resultados para que sejam constantemente aprimorados, de forma que caso os resultados alcançados não sejam os esperados, seja possível identificar qual a etapa que está abaixo do rendimento.

Para isso, devem ser estipuladas metas para as etapas dentro do processo de vendas, não apenas de conversão de novos clientes, e sim objetivos específicos para cada etapa separadamente.

 

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