7 dicas para tornar o seu processo de vendas mais eficiente

Inicio de ano, muitas promessas, e o fantasma de um período de baixa produtividade paira sobre as áreas comerciais, colocando em xeque o processo de vendas.

Para muitos negócios, o inicio de um novo ano é um dos períodos com o menor número de vendas da empresa e é necessário muito empenho das equipes comerciais para dar prosseguimento nos processos de vendas.

7 dicas para aprimorar seu processo de vendas

Buscando diminuir o impacto deste período na meta de vendas de sua equipe, desenvolvemos 7 dicas que podem ser implementadas de maneira simples e que irão tornar o seu processo de vendas mais eficiente.

É importante ressaltar que estas dicas são baseadas no cenário interno da upLexis, portanto, as dicas irão levar em consideração um processo de vendas de funil em Y, abrangendo tanto o cenário inbound quanto outbound.

Se quiser entender mais sobre o funil de vendas em Y, você pode ler o artigo desenvolvido pela Outbound Marketing clicando aqui!

1# Retome antigos contatos.

Esta dica pode parecer simples, porém é algo que, em muitas empresas, acaba não sendo aplicado de maneira correta, seja por conta de falta de registros da base de contatos, ou por falha de comunicação no processo de vendas.

Durante o ano, entramos em contato com diversos leads, fazendo conexões interessantes e gerando interesse na aquisição do produto que oferecemos.

Muitas vezes, por conta de alguns impedimentos temporários, acabamos não realizando a venda de maneira simples, e damos aquele lead como um contato perdido.

Quando paramos para analisar os motivos que impediram a realização de uma venda para estes leads, encontramos argumentos que podem ser facilmente revertidos após este período entre a negociação anterior e o momento atual.

Argumentos como:

  • Falta de tempo.
  • Falta de budget.

podem quebrar todo um processo de vendas, porém também podem ser revertidos no inicio de um novo ano, onde um novo planejamento está sendo implementado.

2# Consolide seus dados

Ainda tratando sobre falhas de processos anteriores, uma falha comum em áreas comerciais é a falta de levantamento e consolidação de dados referentes ao processo de vendas.

Geralmente a área comercial trabalha baseada no alcance de metas a qualquer custo, o tempo que seria demandado para consolidar números específicos do processo acaba sendo utilizado em outras funções.

Já em um momento de pouca demanda, este tempo ocioso pode ser o trunfo que faltava para que sejam descobertas falhas em etapas do processo que passavam despercebidas.

Aproveite a oportunidade e consolide todos os dados possíveis de seu processo, seja:

  • Quantidade de reuniões.
  • Tempo gasto.
  • Perfil do cliente.

Busque, consolide e analise, pois, estes dados irão ajudar a tornar o seu processo de vendas muito mais eficiente.

Se quiser entender algumas das principais métricas envolvidas no processo de prospecção, desenvolvemos um infográfico sobre o assunto, clique aqui para conferir!

3# Realize testes

processo-de-vendas-realize-testes

Outro grande beneficio do estudo de dados de um processo de vendas, é a possibilidade de realizar testes e verificar de maneira direta o impacto gerado.

Em uma área que está em constante evolução, e que deve ser cada vez mais inovadora em seus métodos de convencimento, é importante que as equipes de vendas estejam sempre testando novas possibilidade e alternativas.

Chamar a atenção de um novo lead, ou conseguir mudar o entendimento de um sócio com relação aos processos que ele aplica na própria empresa, ambos são desafios que demandam muita criatividade e principalmente muitos testes.

Não tenha medo de testar abordagens diferentes, ou novos métodos de apresentação. Busque sempre sair da normalidade do que aquele lead está acostumado, e utilize o tempo e as informações a seu favor.

Documentar estes testes no inicio do ano pode ajudar como descobrir abordagens mais assertivas, dessa forma, o processo de vendas do resto do ano inteiro pode tornar-se ainda mais eficiente.

4# Estude seu mercado

Esta é uma das dicas mais importantes que um vendedor pode receber e uma das que costuma ser levada menos a sério.

Diversos profissionais de vendas acreditam que vender é um talento e que por serem talentosos, conseguem vender qualquer coisa para qualquer um.

Quem nunca ouviu a famosa frase: “Eu consigo vender até gelo para um esquimó”?

Estes profissionais geralmente não ligam para as etapas do processo de vendas, e possuem seus jeitinhos para poder convencer um cliente de que o seu produto é realmente importante.

Isso pode funcionar muito bem em mercados de alta demanda e vendas simples, porém quando falamos de um período de baixa demanda ou de vendas mais complexas, muitas vezes estes profissionais não irão conseguir entregar o mesmo resultado.

Portanto, estude o mercado onde está inserido o seu produto, entenda as necessidades e vá além dos argumentos superficiais que são utilizados pela maioria dos vendedores.

Desta forma, você irá ajudar o seu lead a fluir de maneira mais eficiente pelo funil, e acelerar o processo de vendas como um todo.

5# Conheça a fundo o seu produto

Se a dica anterior era uma das mais importantes, esta com certeza é a mais importante!

Um cenário que encontramos em diversos processos de vendas, é o momento onde um executivo está apresentando o produto para seu lead e é abordado por uma pergunta um pouco mais técnica com relação a alguma característica do mesmo.

A resposta mais comum nessas ocasiões é o executivo responder que irá verificar com a área de suporte ou produtos e que retornará com uma resposta mais adequada.

Esta parece ser a resposta correta?

Em um processo de vendas, o executivo comercial possuí o papel de um consultor para seus leads, e deve ser um especialista no que está vendendo.

Aproveite o tempo, de um período de menor demanda, para realizar um estudo profundo do seu produto e se prepare para as perguntas técnicas, entendendo as melhores e piores características do mesmo.

Desta maneira, quando um lead fizer uma pergunta mais técnica, você poderá demonstrar em seu discurso as qualidades de seu produto com relação aquela característica e irá passar confiança para o lead.

Demonstrar segurança em sua resposta fará com que o prospect sinta-se mais seguro durante o restante do processo de vendas.

6# Entenda o processo de vendas

processo-de-vendas-entenda-bem

Durante todo este artigo falamos sobre como melhorar a eficiência do processo de vendas, porém uma das principais falhas da maioria das áreas comerciais é exatamente a falta de conhecimento sobre as etapas que compõem o processo.

Em um processo de vendas consolidado, onde cada peça possui sua função especifica, acabamos olhando apenas para nossa função e ficamos cegos do processo como um todo, não entendendo as etapas que acontecem ao redor.

Como estamos falando de um período de pouca demanda, este pode também ser um excelente momento para que você possa buscar conhecimento sobre o processo de vendas onde está inserido e entender a função de cada um.

A troca de informações de características especificas de cada função, pode levantar questionamentos importantes e gerar ideias que muitas vezes não entrariam em pauta, pois você terá uma visão externa de cada etapa do processo.

7# Automatize o seu processo de vendas.

Agora que você sabe mais sobre todo o processo e entende a necessidade do levantamento de dados, provavelmente já pensou na quantidade de tempo que é gasto em cada etapa e como esse levantamento de dados irá gerar uma demanda de tempo ainda maior.

Porém existem diversas ferramentas que podem otimizar o processo de vendas da sua empresa, automatizando tarefas repetitivas e diminuindo o tempo necessário em funções especificas.

É importante que ao estudar o seu processo de vendas e os dados relacionados ao mesmo, você busque entender os principais empecilhos e o porque de o fluxo do lead não estar ocorrendo da maneira adequada.

A partir destas informações, você poderá buscar soluções que supram uma demanda especifica, ou que englobem o processo como um todo, se sentir que a área já possui maturidade suficiente para isso.

Busque sempre melhorar

Se você chegou até aqui, é porque tem interesse em sempre buscar mais conhecimento, e esta não é uma dica, e sim uma das principais características para qualquer profissional.

A busca constante por novas informações e novas maneiras de realizar sua função é algo que devemos fazer mesmo em períodos de muita demanda, quando achamos que não teremos tempo para nada.

Uma maneira de tornar esse processo mais simples é se inscrever em newsletters de portais que possuem conteúdos interessantes para vocês, e que irão entregar de maneira constante materiais para que você possa sempre estar estudando mais sobre aquilo que gosta.

E se achou esse conteúdo interessante, é só se inscrever em nosso newsletter para receber todo mês novos conteúdos.

Deixo como última sugestão. Um e-book que desenvolvemos juntos ao pessoal do Reev, onde abordamos a jornada de prospecção de um lead.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *