Pessoa politicamente exposta: o que é?

Você já ouviu alguma vez o termo pessoa politicamente exposta ou, como são conhecidos, PPE?

Certamente se você atua profissionalmente no mercado jurídico/legal e até mesmo na política, convive constantemente como o termo.

Saber o que são PPEs não é algo muito difícil, mas entender o porquê esse tipo de pessoa implica nas decisões de diversos gestores de empresas é algo a se levar em consideração.

Indo direto ao ponto, pessoa politicamente exposta são agentes públicos que desempenham ou, desempenharam nos últimos 5 anos, em qualquer lugar do mundo cargos, empregos e funções de alta relevância. De certa forma, os parentes e pessoas próximas a PPEs, também são consideradas PPEs.


Recomendamos para você: Ficha limpa, o que você precisa saber.


Quem lida diariamente com gestão de risco, sabe que uma relação empresa x fornecedor ou empresa x cliente, às vezes, está sujeito a lidar com pessoas politicamente expostas. De fato, nem sempre isso é um problema.

Mas, quando essa PPE é envolvida com casos e situações ilegais como fraude, lavagem de dinheiro, corrupção, ficha suja e entre outros?

É aí que mora o perigo de fazer negócios com pessoas politicamente expostas.

Algumas informações de PPEs podem estar ocultadas em contratos de serviços irregulares, podendo envolver empresas a situações de trabalho escravo e até financiamento ao terrorismo.

Na verdade, a lista é bem extensa e as empresas que desejam se manter na linha, ou seja, enquadrada nos termos da lei, precisa atentar-se aos detalhes de se envolver com PPEs.

Na ideia de apresentar formas para que as empresas minimizem os riscos, levantaremos alguns pontos que são essenciais para que isso aconteça. Continue lendo esse artigo 😉

Como identificar Pessoas politicamente expostas?

Como já apresentamos a definição de uma pessoa politicamente exposta na nossa introdução, acredito que seja mais fácil identifica-las.

Partindo do princípio que PPEs são pessoas que exerceram cargos de relevância, bem como empregos, como descobrir os riscos de se relacionar de forma profissional com essas pessoas?

Na verdade, quais são os verdadeiros riscos apresentados por uma pessoa politicamente exposta se tratando de negócios?

Podemos citar em primeiro caso, 2 riscos eminentes que fazem parte dessa relação entre empresas x PPEs, são eles:

  • Informações financeiras: operações que movimentam um grande volume de dinheiro, onde, muitas vezes, não se sabe a origem do mesmo.
  • Informações fiscais: omissão de patrimônio, burlar a tributação, omitir registros.

É necessário que seja realizado uma análise de perfil de PPEs, além de ter a real certeza se essa pessoa possui uma ficha limpa.


Recomendamos para você: Risco de imagem, como evitar?


Há também, a existência de outras situações que podem ser prejudiciais a uma organização que se relaciona com PPEs, e é o envolvimento dos mesmos com trabalho escravo. Tendo em vista que muitos deles podem obter funcionários trabalhando de forma irregular diante de seu patrimônio físico, tais como fazendas, casas e etc.

Como empresa, não pense duas vezes, saiba de qualquer forma quem são seus parceiros e clientes, isso é fundamental e um grande passo para minimizar riscos de impacto prejudicial.

Os contras de empresas que se envolvem com PPEs

Os impactos de uma relação empresa x PPE podem ser irreparáveis, tendo em vista que uma das partes possa estar envolvida com atividades ilegais.

Impactos que podem ser prejudiciais a uma organização que se envolve com um PPE envolvido com atividades ilegais:

  • Causa má reputação a marca.
  • Priva novas oportunidades de negócios e parcerias.
  • Impacto direto na receita da empresa (tendo em vista a diminuição de novos negócios e pagamento de multas).

E muitos outros podem ser acrescentados. A verdade é que as empresas só têm a perder com esse tipo de relação.

Com o desenvolvimento de diversas leis que punem atividades como fraude, corrupção, lavagem de dinheiro, as empresas precisam encontrar meios que as coloquem no eixo de uma estrutura jurídica/legal que iniba esse risco.

Como evitar o risco de lidar com PPE’s ficha suja?

A era da informação se tornou uma grande aliada das organizações empresariais, que antes penavam para obter informações, desembolsando um alto custo com pesquisas que demoravam meses.

A internet se tornou um canal de exposição de informações, gerando um volume absurdo de dados (que hoje denominamos BIG DATA). Mesmo assim, pesquisar página por página em busca de dados e informações relevantes, continuou trabalhoso.

Dessa forma, a tecnologia evolui e hoje as empresas se dispõem de mecanismos inteligentes de coleta de dados, que auxiliam diretamente na extração de informações de fontes onde os dados estão inseridos.


Recomendamos para você: Plataforma upMiner: automação de pesquisas na web.


Os mecanismos de coleta de dados podem disponibilizar aos gestores de empresas e tomadores de decisão com os seguintes dados:

  • Informações financeiras e fiscais
  • Envolvimento com trabalho escravo
  • Financiamento ao terrorismo
  • Fraudes e corrupção
  • Histórico profissional
  • Participações societárias

Dessa forma, a empresa possui em suas mãos uma ficha repleta de dados informações a serem analisadas e que podem servir como base para a tomada de decisão e no estabelecimento de parcerias e novos negócios, até mesmo com o aporte de capital vindo de PPEs.

Conclusão

Espero que ao chegar até aqui, você tenha compreendido o que é uma pessoa politicamente exposta e quais são os pontos negativos que elas podem impactar em uma empresa, caso esteja envolvida em atividade ilegais.

Sabemos que nem todas as pessoas politicamente expostas possuem uma ficha suja, por isso, recomendamos sempre a necessidade de se levantar informações sobre PPEs que são clientes e parceiros do seu negócio.

Caso você possua o interesse em como levantar dados informações sobre pessoas e empresas e forma automática, clique aqui e conheça a nossa solução.

No mais, é isso. Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *