Por que fazer uma pesquisa de levantamento de dados?

A internet expandiu fronteiras e interligou nações no mundo inteiro, milhares de conteúdos são produzidos diariamente, bilhões de dados ficam disponibilizado na web através desse conteúdo, a pesquisa de levantamento de dados de torna importante para empresas, seja ela grande ou pequena.

Uma pesquisa de levantamento de dados disponibiliza diversas opções aos gestores e analistas diante do mercado no qual a sua empresa está inserido. É importante entender que os dados precisam ser puros, sem a alteração de terceiros.

Ter conhecimento do mercado em que atua, saber as suas variáveis estatísticas, conhecer o público-alvo, auxiliar no processo decisórios são algumas informações que uma pesquisa bem definida pode disponibilizar para as empresas.

A tecnologia disponibilizou técnicas diferentes de se levantar dados, hoje tudo pode ser feito através da tela de um computador, pessoas disponibilizam suas informações na internet todos os dias quando sentem interesse por algo que acreditam ser necessário para a sua vida.

Informação é a chave para se abrir portas nos dias atuais, ela possibilita vantagens competitivas, informação relevante é a válvula de escape para se largar na frente de concorrentes em um mercado que evolui e muda constantemente através dos avanços da tecnologia.

Com a facilidade de se obter informações e dados sobre pessoas, as empresas precisam se preocupar em como oferecer segurança e confidencialidade com os seus usuários, para que assim, seja evitado o uso indevido dos dados.

A importância do levantamento de dados:

O levantamento de dados é uma atividade que faz parte do dia a dia das empresas, o uso dessa atividade está sempre relacionado a processos, sejam eles internos ou externos.

Ao iniciar novos projetos, as equipes precisam levantar informações a respeito das possibilidades que validem o andamento e a estruturação da ideia, conhecer o mercado, definir o público, conhecer os custos e entre outros.

Os dados levantados auxiliam um gestor a tomar decisões concretas, possuindo uma base de interpretação e raciocínio.

É importante ressaltar que dados são apenas dados se não possuírem um contexto no qual possam se interligar e assim se tornarem informações de peso e relevância.

A análise e interpretação é fundamental no processo de coleta de dados e levantamento de informações, é essa interpretação analítica que irá caracterizar o peso da informação coletada.

Planejar é fundamental para operacionalizar as ideias, o planejamento é o fator primordial para qualquer negócios e atividade a ser desenvolvida.

Como fazer uma pesquisa de levantamento de coleta de dados?

1#Defina objetivos

Antes de iniciar qualquer atividade de pesquisa, tenha sempre claro e definido o seu objetivo. Ele precisa vir sempre em primeiro lugar e é através dele que todas as outras atividades serão baseadas.

Certo, mas como eu defino um objetivo?

Através de 5 perguntinhas básicas o objetivo pode ser definido, são elas:

  1. O que?
  2. Onde?
  3. Quanto?
  4. Como?
  5. Quando?

O que precisa ser feito? Onde precisa ser feito? Quanto irá custar? Como será feito? Quando irá começar e terminar?

Pode parecer muito simples e básico, mas, muitos projetos dão errado por não terem um objetivo bem definido que sirva como base para o desenvolvimento das outras atividades.

2# Saiba quais instrumentos de coleta de dados utilizar

Existem diversas formas de se coletar dados e com essas formas, diversos instrumentos. Já mencionamos em um dos nossos artigos quais sãos os instrumentos utilizados para a coleta de dados.

Alguns dos instrumentos utilizados para coletar dados são:

  • Entrevistas: Estruturadas; não estruturadas; face a face; por telefone.
  • Questionários: Por telefone; pessoalmente; e-mail; pelo correio.
  • Observação: Sistemática e assistemática.

O diferencial na utilização dos instrumentos de dados se encontrar na forma em que eles possam ser controlados, para que assim possa ser identificado algum erro que possa ter sido cometido pelos pesquisadores de campo e sobre a relevância e tendência da informação coltada.

3# Selecione a amostra de estudo

A amostra costuma ser grupos pequenos, geralmente com o mínimo de 10 pessoas. Defina a sua amostra de acordo com o perfil do seu público-alvo.

  • Sexo
  • Idade
  • Localização geográfica
  • Renda presumida

Eles irão representa uma pequena margem do universo que sua empresa ou negócio deseja atingir e fará com que você possa obter dados relevantes para a elaboração de um projeto ou para o processo decisório.

4# Análise e interpretação de dados

O Processo de análise e interpretação é a parte em que os dados coletados começam a ganhar corpo e ter um sentido dentro do campo definido pelo objetivo.

Nesse ponto os dados coletados começam a ser organizados, sistematizados e sumarizados para que assim sustentem um raciocínio lógico que traga conclusões significativas.

A análise pode ser:

  • Descritiva: Relatar o comportamento de uma parte da população, identifica características e fenômenos e investiga a relação entre as variáveis.
  • Documental: Estudo documental para identificar circunstancias econômicas e sociais, busca informações factuais baseadas em hipóteses de interesse.

A interpretação parte da procura por um sentindo mais amplo das respostas, fazendo uma ligação com outros conhecimentos já assimilados.

A interpretação pode partir de pontos como:

  • Associação de dados
  • Comparações
  • Convergências e divergências

Dessa forma, com a estruturação dos dados coletados, lapidando todo o conteúdo adquirido através do levantamento de dados, pode-se chegar aos resultados esperados para um processo decisório.

5# Apresentação dos resultados

Os resultados podem ser presentados através de tabelas, gráficos ou quadros. É necessário apresentar os dados e discutir os resultados obtidos, para que assim, chegue o mais próximo possível das conclusões que se enquadrem ao objetivo definido antes de iniciar a pesquisa e levantamento.

A apresentação precisa ser legível e fazer-se entendida, para que dessa forma, após todo o processo de análise, tabulação, interpretação, os resultados possam ser significativos.

Fazendo levantamento de dados através da tecnologia

levantanto-dados-datraves-da-tecnologia

Que a tecnologia surgiu como um facilitador em nossas vidas, ninguém duvida! Então, torna-se vantajoso a utilização de softwares para auxiliar em processos em que o volume de dados fuja do padrão.

As plataformas que fazem coleta de dados nos auxiliam na quantidade de dados coletados, na lapidação através de uma pré programação dos objetivos de pesquisa e na otimização de tempo, cabendo ao analista ou gestor apenas interpretar os dados e encontrar um sentido na união e relação deles.

A upLexis disponibiliza uma plataforma na qual pode auxiliar gestores e analistas no processo de levantamento de dados. A plataforma upMiner automatiza as pesquisas na web, minera os dados brutos e disponibiliza a informação para que os gestores tenham apenas o trabalho de analisar a relevância do conteúdo.

Conclusão

Fazer uma pesquisa de levantamento de dados é de extrema importância nos dias atuais, as vantagens de se obter informação relevante em um curto espaço de tempo contribuem para inovações de mercado.

Informação e tempo são as aliadas nas estratégias empresariais, fazer uso da pesquisa de levantamento de dados possibilita um conhecimento atual de todos os acontecimentos diretos e indiretos do mercado de atuação.

Se você quer saber mais sobre como a tecnologia pode auxiliar na pesquisa de levantamento de dados, acesse o nosso site e conheça a plataforma upMiner. Converse com o nosso time de especialistas e esclareça as suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *