A pesquisa de CPF pode salvar a sua empresa?

Com certeza você já ouviu aquela frase que diz: “Quem faz a empresa são seus funcionários”, melhor dizendo as pessoas, no meu ponto de vista interpretativo, entendo a frase como: “O que torna uma empresa vitoriosa é o toque de humanidade implantado por seus colaboradores. Então, como uma pesquisa de CPF pode ajudar a salvar a sua empresa?

A busca pelos melhores talentos sempre foi o desejo das organizações, os produtos e serviços não seriam nada se não tivessem alguém para acreditar neles e produzi-los da melhor forma possível.

Quando uma empresa chega ao sucesso, é graças a força de trabalho que é composta por seus colaboradores e quando chega ao fracasso, é porque a sua força de trabalho não foi tão eficiente. Todo o movimento de progresso e retrocesso é gerado pelo capital humano.

A intuição sempre foi um grande diferencial na característica de grandes recrutadores, identificar talentos não é fácil e por incrível que pareça, nem sempre um bom currículo é sinônimo de um bom trabalho.

O exponencial crescimento tecnológico contribuiu diretamente para um aprimoramento de diversos setores, inclusive o de recrutamento e seleção. A internet se tornou um grande aliado de recrutadores e Headhunters na caça de talentos profissionais.

Com o desenvolvimento de plataformas digitais e softwares de coleta de dados, listaremos aqui alguns pontos sobre como uma pesquisa de CPF pode ajudar a sua empresa na busca de bons profissionais e na identificação da laranja podre que tem prejudicado a sua organização.

Pesquisa de CPF: Tecnologia ajudando na captação de dados sobre pessoas

pesquisa-de-cpf-tecnologia-a-favor

 

Nos dias atuais, os currículos impressos perderam espaço para os perfis digitais. Há um aglomerado de dados gerados por pessoas diariamente na internet, os bancos de dados abertos contribuem na identificação de dados pessoais das pessoas.

Na busca de sempre atuar com segurança na hora de coletar dados, sem ser intrusivo e até mesmo indiscreto, empresas tem utilizado plataformas de gestão e mineração de dados na busca de informações concretas sobre pessoas, para uma análise aprofundada do perfil das pessoas.

Ao receber um currículo, algumas informações já ficam disponíveis, principalmente n° de documentos e é através deles que é iniciado uma busca na web pelo o histórico de cada pessoa. A pesquisa de CPF hoje é a chave de entrada para diversos sites na busca de informações.

É necessário que as pessoas compreendam que qualquer ação feita na internet fica disponível, sem falar dos sites de órgãos públicos que tem acesso a informações de pessoas. Por isso, é necessário estar atento ao comportamento que se tem no mundo digital.

Conhecendo o perfil do candidato através de uma pesquisa de CPF

 

conhecedo-candidatos-por-consulta-cpf

Quais são as características levada em conta na hora de recrutar um candidato para a sua empresa?

Um bom currículo? Suas notas na vida acadêmica? Seu comportamento na internet? Seu histórico na justiça?

Bom, todos os pontos acima são levados em consideração, mas, como ter acesso a essas informações?

Através de softwares, recrutadores e empresas mineram a internet em busca desses dados, que podem ser encontrados nas mídias sociais, birôs de crédito, sites das instituições acadêmicas, sites de tribunais de justiça e etc.

Através da coleta de dados em sites como os descritos no parágrafo anterior, é possível conseguir informações relevantes que descrevam o perfil de um candidato e influencia diretamente no processo de decisão na hora da contratação.

Um candidato pode ir super bem nas dinâmicas e entrevistas, mas seu histórico nas empresas que passou anteriormente é negativo, seu comportamento nas redes sociais é tendencioso, será que o recrutador vai querer um profissional com esse histórico na sua organização?

Segundo um dado levantado pelo blog da companhia Catho junto ao vice-presidente de relações institucionais da AASPA (Associação Paulista de Recursos Humano e de gestores de pessoa), 80% do recrutamento das empresas é realizado através do auxílio da internet. Muita influência, não é?

Plataforma como a Catho, auxilia diretamente os gestores de HR na hora de analisar o perfil de candidatos para vagas de emprego.

Quando alguns de seus funcionários possuem um comportamento tendencioso


comportamento-tendecioso

 

Em tempos sombrios como o que está sendo vivido no Brasil, as empresas passaram a dar mais importâncias a gestão de controles internos e a condenar atitudes ilegais de funcionário quando descoberto.

Em um artigo publicado pelo site da Exame.com no ano de 2015, foi mencionado quais são os atos ilegais mais cometidos por funcionários, veja alguns exemplos:

Improbidade

Mais conhecida como desonestidade, a improbidade administrativa é considerada como a ocorrência de atos ilícitos cometidos por funcionários, podendo ser favorecimento pessoal, fraude, dolo ou até mesmo corrupção.

Incontinência de conduta

Ocorre quando o colaborado não segue as regras da organização, tais características podendo ser identificadas como desrespeito, grosseria, descortesia e entre outros. É importante deixar claro que tais procedimentos variam de acordo com a cultura de cada empresa.

Atos de preconceito

Outro tema de grande repercussão nos dias atuais e que muitas pessoas ainda insistem em compartilhar na internet. Funcionários que fazem distinção dentro da empresa por conta de raça, orientação sexual e gênero.

Ao iniciar uma pesquisa de CPF na internet, fica facilmente identificar pessoas com tais comportamentos, seja em redes sociais, fóruns e etc.

É de suma importância se atentar a esses detalhes contidos na internet, um funcionário insatisfeito ou mal-intencionado costuma compartilhar sua insatisfação nas redes e é nessa hora que a pesquisa de CPF pode contribuir diretamente para a sua empresa.

Atos ilegais cometido por sócios e funcionários

Pode parecer um ponto meio crítico, mas sócios de uma empresa também podem estar envolvido em atos ilegais como fraude, sonegação, lavagem de dinheiro e entre outros. A pesquisa de CPF pode contribuir na identificação desses atos, lembre-se que qualquer ação na internet fica disponível como se fossem rastros deixados para trás.

Seja sócio ou funcionário, atos que afetem a saúde financeira de uma empresa por interesse próprio é crime, conheça bem o perfil das pessoas que fazem parte de sua organização e pesquise a fundo o perfil de candidatos na hora de recrutar para que assim, a empresa possa operar de forma saudável.

Conclusão

A pesquisa de CPF pode contribuir para desenvolvimento saudável da sua empresa, conhecer a sua força de trabalho, analisar candidatos na hora de recrutar fazem toda diferença na hora de estrutura a organização, lembrando sempre que quem faz o sucesso organizacional são a pessoas que operam as atividades.

Caso queira conhecer soluções tecnológica para o auxílio da gestão de pessoas e recrutamento, entre em contato com os nossos especialistas e descubra as soluções que a upLexis Tecnologia pode proporcionar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *