O que é a lei da ficha limpa?

Sabemos que a lei da ficha limpa foi desenvolvida para investigar candidaturas de políticos em período eleitoral. A lei complementar n° 135/10 foi criada no ano de 2010 e altera a lei n° 64/1990.

Em determinados ciclos anuais onde ocorre os períodos eleitorais, vemos muitos partidos em busca de investimentos para suas campanhas políticas.

As movimentações de dinheiro ultrapassam as casas dos milhões e um conjunto de interesse está em jogo.

Por isso, vemos empresas apoiando partidos eleitorais, políticos específicos e etc. Nesse momento, devemos fazer diversas perguntas, para assim, entendermos o porquê da lei da ficha limpa.


Recomendamos para você: Risco de imagem, como evitar?


  • De onde surge as quantias milionárias de investimento nos partidos?
  • Qual o histórico dos políticos que estão sendo apoiados pelas empresas?
  • Qual o histórico dessas empresas?
  • Qual o histórico dos partidos?

Essas questões nos oferecem apenas um norte para um precipício de informações essenciais para uma boa governança por parte das empresas e dos partidos eleitorais.

Obter tais dados e informações nem sempre é uma tarefa fácil, exige dedicação em pesquisar e investimentos para otimizar o processo de coleta dos dados.

A lei da ficha limpa serve exclusivamente para punir e fichar políticos e partidos corruptos, além de conscientizar pessoas e empresas da índole dos indivíduos participantes de campanhas eleitorais.

Você pode até dizer que não, mas a empresa que financiar um partido ou político fichado na lei, corre sérios riscos de manchar a imagem. Não existe campanhas de marketing e publicidade capazes de maquiar os erros e caráter de alguém.

Se você quer entender melhor o que é e como funciona a lei da ficha limpa, continue lendo o artigo.

Ficha limpa x Ficha suja: Diferenças

Side profile of two businessmen boxing

Para mergulharmos a fundo sobre o impacto das relações de empresas privadas com políticos ficha suja, primeiros precisamos identificar as diferenças entra alguém que possui ficha limpa e ficha suja.

Apesar de parecer uma resposta bem lógica, sempre há enganos e erros frequentes sobre cada uma, para evitarmos que isso aconteça, iremos apontar as características e diferenças que distinguem ambas.

Ficha suja

É considerado ficha suja, políticos que possuem:

  • Condenação por crimes de diversas naturezas (Improbidade administrativa; patrimônio público; lavagem de dinheiro e entre outros).
  • Descumprimento de prerrogativa de seus cargos.
  • Má pratica relacionada ao exercício do governo.
  • Processos em andamento.
  • Abuso de poder econômico e político.

Esses são apenas alguns dos crimes que tornam um indivíduo ficha suja.

Ficha limpa

O indivíduo político que possui ficha limpa, é totalmente alguém que não possui nada listado no tópico anterior em seu histórico profissional de servidor público.

Risco das relações públicas e privadas

Esse ponto é primordial em tempos de eleições. Para que partidos consigam realizar suas campanhas, eles costumam recorrer a empresas e empresários do seu ciclo de relacionamento.

Dessa forma, passa-se a criar uma relação entre serviços público e privados.

Sabemos também, que essas relações são firmadas através de parcerias e acordos comerciais para o desenvolvimento de diversos projetos do setor público.

Mas, quando podemos considerar que a relação está em risco? Quais são os sinais e indícios?

relacoes-abaladas

Partido eleitoral e políticos envolvidos em esquemas ilícitos

Com tantos acontecimentos após a operação lava jato, fica muito claro o impacto de estar relacionado direta e indiretamente com casos ilícitos e pessoas politicamente expostas.

O prejuízo de uma marca é muito grande, perto de uma entidade política acostumada a levar a sua vida em meio a processos e condenações.

Por que eu digo isso?

A construção da imagem de uma empresa leva anos para se solidificar, mas basta um pequeno deslize para tudo ir por água abaixo.


Recomendamos a leitura: Ficha limpa: o que você precisa saber?


Por mais indireto que seja o relacionamento da empresa junto a uma entidade politicamente exposta e corrupta, as consequências são enormes e por isso, é necessária uma avaliação de riscos e impacto do envolvimento nesse tipo de relação.

Efeito contrário: empresas corruptas e político boa-praça

Os impactos permanecem o mesmo do tópico anterior, só que em efeito contrário.

Um político que sempre prezou uma boa reputação pode ter sua imagem manchada pelo simples fato de possuir uma parceria comercial com uma empresa corrupta. Mesmo indiretamente, a sua imagem nunca mais será a mesma depois desse acontecimento.

Volto a repetir, a análise de riscos é primordial! Meios para se coletar dados e descobrir qual a índole da entidade é fundamental.

Fatores que prejudicam a imagem da marca

prejudicar-a-imagem-da-marca

Uma marca pode se prejudica de diversas formas, desde a má qualidade dos serviços prestados a esquemas ilícitos totalmente criminosos.

Listamos abaixo, 3 situações que podem prejudicar a imagem de uma marca e torna-la ficha suja.

Fraude

Enganar seus clientes, funcionários, parceiros (podendo ser eles públicos) é um dos principais fatores que levam uma marca a criar uma má reputação.

Corrupção

O ato de corromper-se é ligado a qualquer atentado contra a administração pública. Essa situação pode ocorrer de acordos contratuais ilegais, que servem para favorecer as partes envolvidas.

Lavagem de dinheiro

Lavar dinheiro sujo de acordos ilegais, além de manchar a marca, prejudica diretamente a performance da empresa e mina qualquer outra possibilidade de novos negócios.


Recomendamos a leitura: Gerenciamento de riscos: aprenda a fazer uma gestão efetiva.


Conclusão

A lei da ficha limpa pode ser um ponto diferencial para a tomada de decisão em questões comerciais entra serviços públicos e serviços privados.

Identificar os relacionamentos que uma empresa e um partido político possui, é estudar toda uma cadeia que futuramente pode gerar impactos na parceria.

A upLexis é pioneira o fornecimento de informações relevantes sobre pessoas e empresas, e os dados ofertado pela nossa plataforma podem contribuir na tomada de decisão e no gerenciamento de riscos em parceria de negócios, sejam eles políticos ou privados.

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco por aqui. Será um prazer te ajudar.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *