O que é controladoria?

A controladoria se fundamenta em etapas importantes dentro de uma gestão empresarial. Por isso, fazemos a seguinte pergunta. O que é controladoria?

O ano de 2016 foi marcado por investigações envolvendo setor público e privado e o ano de 2017 se inicia com foco em um princípio. Transparência!

Temos que ter em mente o que é a controladoria, por isso, iremos abordar os benefícios da aplicação da mesma dentro de um modelo de negócio empresarial.

Muitas empresas já fazem uso desse modelo de trabalho. Você terá acesso a uma explicação completa nesse artigo.

Recomendamos a leitura: Gestão de riscos corporativos, aprenda a colocar em prática.

A controladoria é uma atividade que atua com métodos de contabilidade e administração. O principal objetivo da adoção de tal atividade, é munir os tomadores de decisão com informações.

As suas funções dentro de uma empresa é utilizar controle, processos dentro de um planejamento e orçamentos.

Os benefícios que um plano de controladoria pode proporcionar a uma empresa são imensos, principalmente no que diz ao controle e gestão focados em sistemas de informações.

Controladoria na prática

controladoria-na-pratica

Vamos adentrar em um conceito explicativo, buscando de uma maneira simples demonstrar o que é a controladoria na prática.

Como qualquer método de atividades adotados, a controladoria visa o desenvolvimento de processos, trazendo para a empresa mudanças significativas.

Nos dias atuais, a informação exerce um papel critico na gestão organizacional.

Com os avanços da tecnologia e o controle do fluxo de dados gerados, as exigências pela estruturação de um processo informacional são extremamente prioritárias no dia a dia de uma empresa.

Alinhando atividades de controladoria com a gestão empresarial

A estruturação dos conceitos e atividades da controladoria baseia-se muito com etapas abordadas por consultorias e projetos a serem desenvolvido.

Praticamente, podemos listar 3 pontos que vão ser fundamentais para o trabalho e desenvolvimento da controladoria dentro de uma empresa, são eles:

  • Objetivos da organização.
  • Processo de transformação.
  • Controle

A controladoria trabalha muito o desenvolvimento de métodos voltados para processos sistêmicos, até por que, tais responsáveis pelo desenvolvimento dessa atividade precisa de acesso a um ambiente de sistema dinâmico.

Recomendamos a leitura do artigo: Como fazer o dossiê de uma empresa.

Objetivos da organização

Ressaltamos sempre a importância de se trabalhar com planejamento, pois o mesmo auxilia na definição dos objetivos da empresa.

Ao implantar qualquer tipo de programa dentro de uma organização, seja este um programa de compliance ou controladoria, é necessário ter claro onde se deseja chegar.

Dessa forma, qualquer projeto, programa, controle e entre outros, conseguirá desenvolver de forma eficiente o seu papel, sabendo que o que está sendo aplicado estará alinhado com os resultados finais da companhia.

As 5 perguntinhas que aprendemos no período de estudos, podem nos auxiliar na hora de definir um objetivo:

  • O que?
  • Como?
  • Onde?
  • Quanto?
  • Quando?

Use e abuse dela! 😉

Processo de transformação

Estamos vivenciando uma era onde as mudanças ocorrem de um dia para o outro, acompanhar esse desenvolvimento requer agilidade e bastante controle dos processos gerenciais da empresa.

Tudo o que entra e tudo que sai da empresa em questão de informações é fundamental ser gerido e esse é o meio de campo utilizado pela controladoria.

Controle

Prever e prevenir é o papel do controle.

Gerenciar tudo o que é produzido de informação seja interno e externo, estruturar e munir os tomadores de decisão é o foco dessa etapa.

Princípios defendidos pela controladoria

A controladoria trabalha com base em 2 princípios que são fundamentais para a continuidade das atividades e que certamente, garantirão bons resultados para o futuro de uma empresa.

Os princípios são:

  • Controle futuro.
  • Agregação de subsistemas.

Conseguir manter um processo de qualidade mesmo com toda a complexidade é o objetivo final da controladoria.

É necessário manter o foco nas principais variáveis de controle dos processos operacionais de uma organização.

Recomendamos a leitura: Como tomar decisões baseadas em dados.

Mesmo que haja algum tipo de mudança ligada cultura da empresa, os processos e mudanças implantas conseguirão sobreviver.

Controle futuro

Como dito anteriormente, um dos princípios fundamentais da atuação da controladoria é o desenvolvimento de prever acontecimentos antes mesmo que eles aconteçam.

Para que isso aconteça, é necessário a estruturação de um processo informacional eficiente, que trabalhe com projeções e possua um olhar de futuro.

Agregação de subsistemas

Nessa etapa, há a necessidade de inclusão de todos os líderes organizacionais, de forma macro, olhar para todos os setores existentes dentro de uma organização.

O desafio, no entanto, é fazer com que todos esses setores consigam se relacionar em alguma etapa do processo. Dessa forma, criasse o maior sistema, a organização!

A agregação dos subsistemas irá passar pela etapa de planejamento e controle orçamentário da empresa.

– Planejamento:

  • Previsão de vendas.
  • Produção.
  • Aquisição de insumos.
  • Definir estrutura física.
  • Planejamento de pessoal.
  • Apurar custos e despesas.

– Controle orçamentário:

  • Calculo de preços.
  • Projeção dos resultados financeiros.
  • Projeção dos resultados econômicos.
  • Informações gerenciais.

Benefícios de se trabalhar com controladoria

Businessman growth , eps10 vector format

A aplicação da controladoria dentro de uma organização, proporciona benefícios sólidos no quesito planejamento e principalmente no quesito resultado.

Podemos levantar 3 fatores primordiais na aplicação da controladoria:

  • Planejamento sólido.
  • Decisões eficientes.
  • Futuro promissor (Boas consequências).

Dessa forma, a organização passa a atuar no mercado com mais eficiência e segurança, sempre sabendo qual o melhor passo a se dar diante do futuro.

Todo o esforço da controladoria é para melhorar a gestão do seu negócio, consolidando cada vez mais a boa reputação da marca.

Conclusão

Espero que você tenha compreendido o que é a controladoria e quais benefícios essa atividade pode proporcionar para a gestão da sua empresa.

Como vimos, o foco principal de um controller (aquele que faz a controladoria) é proporcionar eficiência para o processo decisório dos gestores e otimizar processos organizacionais.

Focando sempre no desenvolvimento de projetos, contabilidade fiscal, projeções de negócios e entre outros, o controller pode auxiliar a empresar a atingir os resultados.

Atualmente, o controller pode ser substituído por softwares de gestão e controle de informações.

Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo ou encaminhe um e-mail para comunicacao@uplexis.com.br e eu prometo que responderei o mais breve possível.

Aproveite para baixar gratuitamente o nosso ebook “Compliance corporativo” e estruture processos de qualidade na sua empresa:

Basta um clique na imagem. 😉

banner-ebook-compliance-corporativo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *