[Infográfico] 4 Métricas de prospecção indispensáveis para sua área comercial

Quando falamos de vendas, é impossível ignorarmos os indicadores de performance, inclusive, as métricas de prospecção.

Muitas vezes pensamos apenas em quantas reuniões foram marcadas para vendas. Desta maneira acabamos ficando cegos para o restante do processo, fazendo com que em caso de falhas no resultado não seja possível identificar o que deve ser alterado.

Com os avanços e popularização das ferramentas de prospecção, o acesso a outros números relativos ao processo se tornou muito mais fácil, podendo ser levantados diversas métricas relacionadas a cada etapa de prospecção, o que pode gerar muita confusão caso não se tenha familiaridade com os detalhes do processo ou as taxas consideradas ideais do mercado.

Portanto, para que haja uma melhor mensuração das principais etapas no processo, desenvolvemos um infográfico com 4 métricas de prospecção que podem ser utilizadas em diversos modelos, e que podem ser alteradas de maneira simples para atender o modelo de cada empresa.

4 métricas de prospecção para a sua área comercial

4-Métricas-essenciais-para-prospecção

Como fazemos em casa

Atualmente, em nossos processos internos, essas são algumas das métricas de prospecção que utilizamos.

Cada etapa de nosso processo é acompanhada de perto, de maneira que possamos identificar possíveis melhoras a serem implantadas.

Em cada etapa, possuímos ferramentas especializadas, que fazem com que o processo de captação e mensuração dos números e taxas se torne ainda mais automático.

Algumas das soluções que usamos são:

1# upMap [Geração de Leads]:

Para poder gerar leads qualificados de maneira facilitada, utilizamos o upMap, solução de prospecção B2B, na qual podemos segmentar as empresas que se encaixem em nosso público-alvo, e ter acesso a informações de contato profissionais dos tomadores de decisão que acreditarmos serem relevantes para a abordagem comercial.

2#  Sales Navigator [Estudo de Persona]:

Utilizamos internamente o Sales Navigator, ferramenta de Social Selling do LinkedIn, para entender melhor nosso público alvo e desenvolver uma abordagem mais efetiva.

3# Reev [Contato com Lead]:

Para realizar o envio de e-mails e a mensuração de taxas de abertura e de resposta utilizamos o Reev, software idealizado pela Outbound Marketing, que nos permite realizar testes de discurso e envio de templates em fluxos de cadência personalizados.

Também é do Reev que retiramos a quantidade de oportunidades geradas por nossa área de desenvolvimento de negócios.

Conclusão

Essas plataformas possuem uma área onde é possível mensuramos as métricas de prospecção que consideramos importantes na hora de avaliar a performance da nossa equipe.

Caso queira entender melhor como essas ferramentas poderiam ajudar a sua empresa, você pode conversar com um dos nossos consultores, basta clicar aqui!

Adoraríamos saber quais métricas e ferramentas vocês utilizam, afinal, existem diversas outras alternativas possíveis.

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