Levantamento de dados de PF e PJ

Vivemos em um tempo em que a relevância da informação nunca foi tão importante como é hoje, a forma como as coisas acontecem e como são veiculadas com facilidade gera um crescimento absurdo de dados e é aí que se torna uma prática diária fazer levantamento de dados.

Podemos imaginar todos os acontecimentos que tem ocorrido no Brasil nos últimos dois anos, corrupção, lavagem de dinheiro, propinas, lava a jato e etc. Nada do que já não soubéssemos!

A quantidade de pessoas e empresas envolvidas nesses casos é inacreditável! Literalmente um esquema muito bem administrado por um governo que encontra algumas dificuldades em administrar um país.

E quando você pensa que não pode piorar, surge o caso do Panamá Papers para amenizar um pouco a situação do Brasil e mostrar ao mundo que governantes e chefes de estado de outros países também curtem esse negócio de corrupção e lavagem de dinheiro. Afinal, offshore é um bom negócio para quem lida com muita grana!

Surge então a preocupação nos relacionamentos e parcerias comerciais, conhecer a fundo empresas e pessoas torna-se prioridade para organizações que não querem ter sua imagem vinculada a escândalos ilegais.

A prática de levantamento de dados se torna atividade de departamentos jurídicos, setores de compliance e auditoria, mas, não basta apenas buscar esses dados em bancos internos, é necessário um banco de dados amplo e externo para que sejam encontradas as informações necessárias.

A internet se torna o canal para levantamento de dados, pois, sempre podemos encontrar um rastro deixado para trás por usuário ativos. Temos a disposição um universo de inúmeras possibilidades.

Qual a importância de se levantar dados de pessoas físicas:

qual-a-importancia-de-levantar-dados

Bom, recentemente vi uma pesquisa naquele jorna do metrô que dizia que mais de 5 mil empresas eram registradas diariamente, todas no modelo de PME, com a crise econômica que se instalou no país, esse foi o meio que as pessoas encontraram para fugir do desemprego.

Está bem, mas o que isso tem a ver?

Como todo negócio que surge, aparece a necessidade de se conseguir clientes e estabelecer relacionamentos comerciais com empresas que já estão a algum tempo atuando no mercado e como citamos anteriormente, você irá se relacionar com pessoas que você não conhece?

Em empresas de médio e grande porte, fechar um negócio com PME’s ou qualquer outro tipo de fornecedor, é um processo que demora dias e até meses. Existe toda uma análise e investigação através de dados levantados para descobrir se pode ou não ser uma parceria de negócio vantajosa.

Quando tratamos de recrutamento e seleção de funcionários, levantar dados do candidato também é uma atividade que faz parte do processo, ou, alguma empresa está disposta a contratar uma pessoa que está envolvida em processos por causa de corrupção em sua antiga empresa? Acredito eu que não.

Para se estabelecer relacionamentos comerciais com pessoas físicas, é necessário conhecer a fundo quem com a sua empresa está se relacionando, para que não venha prejudicar a imagem que demorou anos para ser construída e jogar esses anos de trabalho no lixo.

Qual a importância de levantar dados de pessoas jurídicas:

importancia-dos-dados-de-pessoas-juridicas

O levantamento de dados de pessoas jurídicas não foge tanto do perfil do ponto abordado anteriormente sobre pessoas físicas, mas existem alguns aspectos que envolve casos mais específicos e relevantes.

A repercussão do caso Panamá papers a respeito de empresas offshore traz à tona negócios obscuros dentro de um mercado informal, com transações milionárias. De onde surgiu o dinheiro, quem se beneficia do mesmo? É uma incógnita que demorará um certo tempo para ser descoberto.

Casos recentes têm revelado empresas envolvidas com o trabalho escravo, explorando pessoas com rotinas de trabalho exaustivas e uma carga horário desproporcional, com um salário que não comporta o tipo de atividade, isso quando não deixam de pagar essas pessoas.

É necessário estar ciente das atividades praticadas pelas organizações antes de estabelecer uma parceria comercial. Pois qualquer veiculação da imagem de uma empresa que age dentro de todas as atividades legais com uma empresa que age ilegalmente, pode jogar por água abaixo a credibilidade conquista por anos de trabalho duro.

Como fazer levantamento de dados?

Existem uma séria de razões para a você e sua empresa começarem a fazer coleta de dados, em um de nossos artigos, mencionamos 3 motivos para iniciar a atividade de coleta.

Falamos também quais são os instrumentos utilizados para a coleta de dados e são através delas que realizamos na prática a atividade.

Conheça alguns deles:

  • Pesquisa
  • Observação
  • Entrevista
  • Questionário

Você pode entender a fundo cada ponto através do nosso artigo, conheça os instrumentos de coleta de dados.

A tecnologia a favor do levantamento de dados

Com a quantidade de dados que é gerado diariamente na internet, o Big Data ganhou bastante relevância nos últimos anos, apesar de não ser um termo tão novo, as empresas têm adotado para fazer as suas atividades de levantamento de dados.

O surgimento de softwares e plataformas trazem uma variedade de opções para quem busca uma forma de automatizar as pesquisas para se obter os dados em um curto espaço de tempo, obtendo uma maior produtividade no processo de análise e tomada de decisão.

A upLexis Tecnologia possui uma plataforma de mineração de dados chamada upMiner, essa plataforma minera os dados da internet em mais de 350 fontes disponíveis, passando por birôs de créditos, diários oficiais, redes sociais, juntas comerciais em busca de fornecer informação relevante para os seus parceiros de negócios.

Para saber mais sobre a plataforma upMiner, acesse o nosso site.

Grandes empresas têm sido beneficiadas através da plataforma upMiner na busca de levantamento de dados e informações relevantes relacionadas a pessoas físicas e jurídicas. Conheça alguns dos nossos case de sucesso.

O upMiner automatiza as pesquisas e coleta os dados em questão de minutos, gerando um dossiê com todas as informações categorizadas, disponibilizando ao gestor apenas a análise de relevância da informação e a tomada de decisão.

Com o uso da tecnologia, os processos se tornam cada vez mais simples, sem falar dos outros benefícios como redução de custos e otimização de tempo, dois pontos totalmente importantes nos dias atuais.

Conclusão

Analisando todos os acontecimentos que tem ocorrido no mundo nos últimos anos sobre os casos de corrupção e diversas outras atividades ilegais, levantar dados a respeito dos parceiros de negócio, sendo eles PF ou PJ, é uma atividade que passa a ganhar muita relevância dentro de setores e departamentos.

Estabelecer relações comerciais com parceiros e fornecedores exige um período de análise e investigação de dados bem aprofundados, para que assim, aja transações de negócios dentro da legalidade e que ambas as partes se beneficiem.

Se relacionar com entidades envolvidas em atividades ilegais é totalmente prejudicial, pois, mesmo que sua organização não esteja envolvida em ilegalidades, mas, mantem parcerias comerciais com organizações que estão, a imagem será afetada por uma mancha que levará tempo para ser apagada.

Use e abuse da tecnologia para auxiliar no levantamento de dados e na automação de pesquisas, para que assim, sua empresa possa se beneficiar de informações relevantes que possam auxiliar no processo decisório.

Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito de levantamento de dados e da tecnologia como auxilio dessa atividade, entre em contato com o nosso time de especialistas. Será um enorme prazer auxiliá-los e esclarecer suas dúvidas.

Confira também, nosso e-book sobre como fazer uma coleta de dados eficiente e otimize ainda mais as suas consultas. Clique na imagem e baixe gratuitamente.

banner-ebook-coleta-de-dados-eficiente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *