A importância da ética empresarial

A ética é por si só, muito complexa. Mas, em termos de gestão, como compreender o funcionamento da ética empresarial?

No artigo de hoje, não queremos abordar verdades absolutas sobre a compreensão da ética, muito menos se tratando da empresarial.

Procuraremos abordar dicas e métodos simples, para que a sua empresa consiga estabelecer em sua filosofia, a ética empresarial.

Agora, vamos procurar entender um pouco sobre as definições que existem sobre ética.


Recomendamos para você: o que é a tomada de decisão?


De uma forma bem simplista, podemos dizer que a ética é baseada em um conjunto de preceitos e regras, que seguem uma ordem de valor na moral do indivíduo.

Quando inserimos a ética no conceito empresarial, estamos lidando diretamente com a forma que a empresa age no contexto social.

O que isso quer dizer?

É a determinação de comportamentos, valores e princípios morais que uma empresa deve exercer dentro da sociedade.

A ética empresarial é um fator importantíssimo nos dias atuais, principalmente com a decadência de grandes corporações, que acabaram se envolvendo em escândalos e ilegalidades.

As consequências trazidas pela falta de ética na tomada de decisão, trazem riscos para as empresas que podem levar anos para serem revertidos.

Tais riscos podem ser:

  • Reputação da marca
  • Ausência de parcerias
  • Perda da confiança de clientes e investidores

Acima, citamos os 3 pontos primordiais, mas, não negamos a existências de diversas outras consequências.

Porque é tão importante estabelecer a ética nas empresas?

No mundo empresarial, uma organização precisa estar de acordo com diversas leis, regras e conduta. O estabelecimento da ética empresarial visa justamente enquadrar as empresas a essas regras.

Esse tipo de trabalho tem se enquadrado bastante na execução de processos estabelecidos pelo compliance.

Um caso que pode utilizar como exemplo, foi a implantação do app de serviços UBER aqui no Brasil.

O que gerou todo um reboliço no mercado, não foi o estabelecimento de vantagens competitivas frente ao serviço de taxi tradicional, mas o fato de não estarem sujeitos a algumas regulamentações (Regras) que os taxistas obrigatoriamente precisam cumprir.


Recomendamos para você: gestão de riscos corporativos: aprenda como colocar em prática.


Agora que estamos entendo um pouco melhor o conceito de ética empresarial, vamos levantar alguns pontos que tornam a sua aplicação tão importante.

Se você quer saber quais são os pontos importantes sobre a função da ética nas empresas, continue lendo o nosso artigo.

3 pontos que fortalecem a importância da aplicação da ética empresarial:

1# Visa a sobrevivência da empresa.

Não importa qual seja o tamanho da empresa, pequena ou grande, precisa desenvolver uma política de ética empresarial.

A necessidade da implementação de políticas internas, é um diferencial no mercado para as empresas que as possuem.

Ter em mente que os funcionários, seja eles operacionais, táticos ou estrategistas, precisam de determinadas políticas para que as operações internas não sofram os riscos de fraude.

Determinas regras que sejam cumpridas e que quando quebradas, o indivíduo seja punido de forma severa.

2# Fortalece a marca e imagem da empresa na sociedade.

Há uma grande preocupação em se construir uma boa reputação no mercado, isso se dá através dos objetivos de participação que uma empresa deseja alcançar no mercado.

Ao mesmo tempo, a opinião pública de seus clientes é de suma importância, pois, é um indicador de que as ações praticadas pela empresa no mercado estão dando certo.

A empresa que se preocupa em seguir as regulamentações impostas por alguns órgãos, que se preocupa em andar na linha, que evitar correr riscos relacionados a fraudes e escândalos, acaba ganhando uma certa credibilidade com seus clientes e principalmente com o mercado.

3# Atrai o interesse de potenciais parceiros e investidores.

Quando uma empresa decide causar um impacto positivo na sociedade, através de princípios éticos e morais, o seu valor, tende a crescer e com isso atrai o interesse de potenciais parceiros e investidores.

O tipo de valor que abordamos, não é apenas o monetário, mas de percepção por parte de seus clientes, que passarão a considerar a empresa preocupada com princípios sociais que estão de acordo com os de seu público.

Mas, tudo tem seus prós e contras. A empresa precisa criteriosamente analisar essa proximidade de potenciais parceiros, estudando-os a fundo e levantando informações. Pois, nem sempre o potencial parceiro está enquadrado nas políticas de ética.

Além disso, temos os investidores que são atraídos. Os mesmos, com certeza se interessarão em fazer aplicações que contribuam ainda mais para o crescimento de uma empresa que seja referencial de mercado e de princípios.

Tipos de éticas que são imprescindíveis para as empresas:

Ética de lucro

Existe uma sensibilidade dentro das organizações quando falamos de lucro, é necessário muito planejamento e muita análise na hora de se obter os valores.

Enganar os clientes, sendo antiético na demonstração dos resultados, não é algo muito positivo. Dessa forma o crescimento entra em retrocesso diante do mercado.

Um grande exemplo que podemos destacar, adotando a utilização do lucro ético, é a aplicação dos mesmos em ações sociais, visando um enriquecimento na imagem da empresa, como um agente ativo no contexto social.

Valores éticos

Os valores éticos de uma empresa, são a base de seus gestores para a tomada de decisão. Isso significa, que quando os valores são bem implementados, a empresa passa a especificar a forma como será administrada e como tratará seus negócios.


Recomendamos para você: Como tomar a melhor decisão gerencial.


Dessa forma, as relações com fornecedores, clientes e outros indivíduos envolvido, passa a ser cada vez mais sólida.

Código de ética

A maiores empresas do mercado já adotaram internamente a implementação de um código de ética.

Isso é, nada mais, nada menos, que um instrumento desenvolvido para auxiliar as empresas em suas ações diante do mercado e na interação diversificada com o seu público-alvo.

O conteúdo do código de ética precisa ser claro, objetivo e de fácil compreensão para os colaboradores da empresa.

Conclusão

Se você chegou até aqui, espero que tenhamos contribuído para a sua compreensão sobre ética empresarial.

O desenvolvimento dessa prática, só traz benefícios para as empresas que o adotam e como citamos acima, esses benefícios impactam diretamente em seus resultados finais.

Se você achar que eu me esqueci de algum ponto importante sobre o tema ética empresarial, deixe o seu comentário logo abaixo expressando o seu ponto de vista e as práticas adotadas pela sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *