As 10 melhores ferramentas para a tomada de decisão

A cada dia que passa a tecnologia caminha a passos largos para soluções de problemas do cotidiano, e com todo esse avanço tecnológico, as ferramentas para a tomada de decisão tornam-se mais precisas.

Não é mais nenhuma novidade que a informação certa, é a chave para estratégias e decisões mais assertivas.

Os tomadores de decisões da atualidade reconhecem o papel fundamental exercido pelo grande volume de dados (Big Data). Os gestores se tornam cada vez mais analíticos.

Conhecimento em gerenciamento de grandes volumes de dados, estatística e entre outras características de analise se tornam imprescindível no perfil dos gestores atuais.


Recomendamos para você: 6 técnicas de coleta de dados para a tomada de decisão.


Fazer uso de ferramentas que mensuram os dados gerados por usuários da internet e até mesmo consumidores finais de mercados físicos, é essencial para se tomar as melhores decisões.

As formas de adquirir dados relevantes se tornaram melhores, hoje ficou bem mais fácil traçar o perfil de público-alvo, fornecedores e até mesmo funcionários.

Mas, é importante ressaltar, que as velhas formas de se obter dados primários ainda não morreram, pelo contrário, então totalmente ativas.

Por isso, no artigo de hoje, resolvemos levantar as 10 melhores ferramentas que são utilizadas para coletar dados e tomar decisões.

Para utilizar as melhores ferramentas para a tomada de decisão, precisamos relembrar, quais as modelos de decisões fazem parte do dia a dia da empresa.

Tipos de decisões empresariais

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As decisões empresariais são divididas em 3 categorias, na qual, ambas precisam se complementar, para atingirem um objetivo específico

O formato dessas decisões passa por todas as fases de funcionamento de uma empresa, desde sua alta cúpula (Presidente; Acionistas; e Diretores), até aquilo que denominamos como “chão de fábrica” (Aqueles que estão totalmente engajados em executar estratégias).

As decisões, dividas em suas 3 categorias, são:

Estratégica

As decisões estratégicas, são o planejamento traçado pela presidência, diretoria e acionistas de uma empresa, onde são definidos:

  • Visão e missão da empresa.
  • Orientação externa.
  • Objetivos de longo prazo.
  • Objetivos gerais.
  • Planos genéricos.

Tática/Gerencial

As decisões táticas, são tratadas pela gerencia e coordenação da empresa, sendo divididas por unidades departamentais, essas decisões são:

  • Visão por unidade de negócio.
  • Objetivos de médio prazo.
  • Definição das principais ações por departamento.

Operacional

As decisões operacionais se remetem a execução do planejamento e estratégias definidas pela diretoria e gerencia.

Os líderes de operações são diretamente responsáveis pelas decisões:

  • Divisão de tarefas rotineiras.
  • Objetivos de curto prazo.
  • Definição de objetivos e resultados específicos.

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Agora que conhecemos os tipos de decisões utilizadas dentro de uma organização, vamos mergulhar a fundo nas melhores ferramentas que são indispensáveis para o processo decisório.

Melhores ferramentas para tomada de decisão

Ter uma variedade de ferramentas de análise, pode contribuir efetivamente para uma visão periférica dos processos e ações definidos pela empresa.

Desde o monitoramento de ações internas até a definição de atuação da empresa de forma externa.

Abaixo, veja a lista que realizamos com as 10 melhores ferramentas que são essenciais para a tomada de decisão:

Pesquisa

A pesquisa é uma das ferramentas mais poderosas para se adquirir opiniões, definir perfis e obter informações primárias e secundárias.

Podemos utilizar dois tipos de pesquisa, onde, as mesmas podem traçar objetivos comuns, só que em cenários diferentes.

  • Pesquisa Interna: O objetivo da pesquisa interna pode ser referente ao desempenho das operações da empresa, satisfação de seus colaboradores e etc.
  • Pesquisa Externa: A pesquisa externa, visa traçar perfil o perfil do público-alvo, suas principais características, além de, buscar o conhecimento de todos os fatores mercadológicos que sejam essenciais para a empresa.

Matriz SWOT

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A ferramenta mais eficaz no que diz respeito a análise de cenários, seja eles internos ou externos.

A utilização a matriz SWOT faz parte de qualquer decisão estratégica que visa conhecer os seus pontos relevantes e irrelevantes, além de se preparar para situações adversas.

A matriz SWOT aborda pontos como:

  • Forças
  • Fraquezas
  • Ameaças
  • Oportunidade

Teorias como ferramenta

As teorias são os primórdios da administração clássica, são o ponto de partida para a tomada de decisão eficiente.

Taylor, Fayol, Weber e entre outros pensadores da administração na qual possuem seus conceitos vivos até os dias de hoje, na forma de gerenciar organizações.

As 5 principais teorias utilizadas no campo da administração são:

  • Administração cientifica: Racionalização do trabalho no nível operacional.
  • Teoria clássica: Organização formal, princípios gerais da administração, funções do administrador.
  • Teoria das relações humanas: Organização informal, motivação, liderança, comunicações e dinâmicas em grupo.
  • Teoria do comportamento organizacional: Estilos de administração, teoria das decisões, integração dos objetivos e organizações individuais.
  • Teoria da contingência: Análise ambiental e abordagem de sistema aberto.

As teorias ainda desenvolvem um papel fundamental no processo decisório empresarial, por isso, classificamos como uma ferramenta importante para se tomar decisões.

Gráficos

 

É o modelo estatístico que visa expressas de forma visual valores numéricos, em formatos diferentes, com a finalidade de facilitar a compreensão.

É utilizado por todas as áreas dentro de uma empresa, para demostrar a performance das ações realizadas pelos departamentos.

Tipos de gráfico existentes:

  • Gráfico de linhas
  • Gráfico de barras (vertical e horizontal)
  • Gráfico de setores

Tabelas

As tabelas visam demonstrar todos os dados estatísticos em um formato detalhado.

A visualização das tabelas, facilita ao gestor a compreensão de como cada ação tem obtido os resultados.

É uma das ferramentas mais utilizadas dentro das empresas e é a melhor forma de relatar todos os processos empresariais. Por isso, consideramos ela como uma das melhores ferramentas para a tomada de decisão.


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Diagramas

Os diagramas são gráficos de duas dimensões, seu objetivo é transmitir e forma simplificada o conceito de ideias.

Pode ser formulada através de conceitos qualitativos e quantitativos, mas, a sua essência está totalmente voltada para a estatística.

Os modelos de diagramas existentes são:

  • Por pontos
  • Por linhas
  • Por superfície

Controle de qualidade

 

O controle de qualidade é uma ferramenta utilizada em qualquer tipo de organização. A finalidade do controle de qualidade é estabelecer padrões e procedimentos, bem como políticas e ações, uniformemente.

Essa ferramenta visa considerar o grau de satisfação que as ações empresariais exercem em seus clientes e consumidores, acionistas, funcionários, parceiros e fornecedores.

Ter o conhecimento dessas ações, é a melhor maneira de avaliar a performance dos esforços da empresa, dessa forma, quando há algum erro, a sua identificação é imediata e sua correção precisa ser o mais rápido possível.

Sistemas de informação

 

Essa ferramenta tem por finalidade disseminar dados que representam informação para usuários e clientes.

Os sistemas de informação podem ser:

  • Automatizado: sistema informacional computadorizado, ou seja, desenvolvido através de processos aplicados por máquinas (Computadores).
  • Manual: Ações que abrange pessoas e métodos organizados de coletar e processar os dados.

Questionário e entrevistas

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Já comentamos algumas vezes no nosso blog, sobre a importância que os questionários e entrevistas exercem, sendo reconhecidas como ferramentas de coleta de dados que contribuem para decisões efetivas.

Podemos dizer que esse tipo de ferramenta é um complemento da pesquisa, a primeira ferramenta que citamos no artigo.

A finalidade de utilizar essa ferramenta, é a busca por dados primários que podem contribuir efetivamente para melhorias de decisões já tomadas e na estrutura de novas decisões estratégicas.

Softwares de gestão

 

O uso da tecnologia, aperfeiçoou a maneira de como as empresas coletam e processam dados fundamentais para a tomada de decisão.

O mercado hoje é repleto de softwares de gestão que permite as organizações acompanhar processos internos de suas operações, além da sua performance e processos externos, tais como, público-alvo e mercado.

Um grande exemplo que posso utilizar aqui, é a plataforma upMiner, um software desenvolvido pela upLexis tecnologia, que visa automatizar a coleta e o processamento de dados, para trazer a melhor informação aos gestores e tomadores de decisão.

Conclusão

Se você chegou até a conclusão desse artigo, esperamos ter contribuído de forma efetiva no conhecimento das melhores ferramentas para a tomada de decisão.

Cada ferramenta pode contribuir de forma individual ou coletiva para o processamento de dados informativos para os principais tomadores de decisão.

Caso você conheça e utilize ferramentas diferentes no dia a dia da sua empresa, eixe um comentário logo abaixo, será um prazer receber o seu feedback e conhecer novas ferramentas.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre como contribuímos com o processo decisório das empresas parceiras, entre em contato com nossos especialistas e conheça nossas soluções.

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