Entenda o que é compliance

O que você vai ler neste artigo:
  1. Compliance: atuação do profissional
  2. Conclusão

Compliance significa agir de acordo com uma regra ou uma norma interna. Esse termo vem do inglês to comply. Atender as regras de uma instituição é o mesmo que estar em compliance.

Entender o que é compliance mantém sua empresa de acordo com as normas de órgãos regulamentadores, levando em consideração a atividade que sua empresa exerce – incluindo os regimentos internos.

A demanda pela atividade de compliance vem crescendo nos últimos anos e se trata de uma função para além de determinar normas e políticas institucionais. Envolve a inclusão de novos processos e, para isso, é fundamental saber mapear a empresa com o objetivo de propor melhorias na gestão.

Quer saber mais sobre o que é compliance e como o profissional dessa área deve atuar? Continue lendo para aprender como o compliance pode ser eficiente para combater práticas ilícitas na sua empresa.

Compliance: atuação do profissional

Por se relacionar com questões burocráticas, a atividade de compliance foi (na maioria das vezes) direcionada para os setores jurídicos das empresas. Como esses profissionais já estão habituados a interpretarem leis e documentos, a função seria melhor desempenhada por eles, concorda?

Mas com o passar dos anos e o aumento da demanda, as grandes empresas direcionam um profissional (ou um setor) para a atividade de compliance. É importante frisar que quem assume a responsabilidade pelo compliance precisa conhecer a fundo a empresa.


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Saber os valores, conhecer os processos internos e externos, dominar o mercado e tudo que envolve a empresa. Se o papel é definir normas e procedimentos internos para garantir a efetividade da gestão, o profissional obrigatoriamente deve incorporar todos os princípios institucionais.

Muito mais do que conhecer e manter a empresa funcionando, o mercado deve conhecer as boas práticas adotadas por você. Para isso, é preciso estar em conformidade, ou seja, em compliance.

Estar de acordo com os padrões atuais, sua empresa se destaca e pode ser reconhecida por isso. Fazer compliance interfere diretamente na reputação organizacional, e isso vale muito a pena, não é verdade?

Estar em compliance também traz vantagens competitivas no mercado, como, por exemplo, valorização da empresa, melhores retornos por investimentos e descontos em linhas de crédito.

Além de interpretar as leis, a empresa deve ter um controle interno eficiente para estar pronta para combater riscos. Para isso, o departamento de compliance deve ser composto por profissionais da assessoria jurídica que trabalhem junto com pessoas que estejam na empresa a mais tempo e conheçam detalhadamente os processos.


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Essa equipe precisa entender o que está sendo demandado e onde estão os pontos a serem desenvolvidos. Isto é, como podem ser aplicadas melhorias para aumentar a confiabilidade da empresa?

Conclusão

As empresas têm entendido o que é compliance e colocado em prática pela prevenção a fraudes e segurança das informações. Essa é a uma atividade que possui um plano estratégico de negócios, que atende as auditorias (sejam internas ou externas).

Entre os outros benefícios do compliance estão, por exemplo, a gestão de riscos e de pessoas, a contabilidade gerencial, fiscal e internacional.

Se você quer investir na carreira de compliance, você deve ter conhecimentos aprofundados na área de negócios, entendendo sobre metas e cumprimento de objetivos organizacionais. Tenha em mente que você trabalhará com os processos internos, e isso demanda que você seja participativo e não assumir o papel de gestor autoritário.


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Fazer uma gestão colaborativa te possibilita controlar melhor e mais de perto os processos internos. Seja sua empresa de pequeno ou grande porte, serão exigidas regulamentações legais que precisam ser cumpridas. Assim, você agiliza o trabalho da auditoria e desenvolve melhorias para controlar os processos internos.

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