Como o departamento pessoal da sua empresa pode utilizar data mining?

O departamento pessoal de uma empresa também pode entregar valor com uso de tecnologias que auxiliem na eficiência dos resultados.

Na última semana iniciamos uma série de conteúdos que objetivam mostrar como os vários departamentos de uma empresa podem utilizar data mining para gerar valor aos processos e principalmente, para entregar bons resultados.

Vemos cada vez mais as empresas adotarem soluções tecnológicas para otimizarem seus processos internos e, algumas vezes, pode parecer que o departamento pessoal fica de lado na hora de adotar recursos voltados a tecnologia.

Nós queremos desmistificar isso e entregar através desse artigo uma proposta de valor.

Invista em tecnologia para o seu departamento pessoal!

Sabemos que o departamento pessoal de uma empresa é responsável por várias frentes, que inicia no recrutamento e seleção, e vai até a gestão de custos.

Em todas as etapas em que a área de recursos humanos é responsável, existe uma solução digital para otimizar e entregar valor aos processos.

Neste artigo, especificamente, queremos falar sobre utilização de data mining (Mineração de dados) no departamento pessoal de uma empresa.

Como o data mining entrega valor para o departamento pessoal?

como-data-mining-entrega-valor-para-o-departamento-pessoal

Se você possui alguma dúvida sobre o que é data mining, você pode conferir em nosso último blog post a explicação.

Ao selecionar um currículo para uma entrevista, o gestor de recursos humanos precisa filtrar as informações essenciais para definir o perfil de funcionário ideal para a sua empresa.

Você sabe, um currículo nunca é selecionado por acaso.

O primeiro valor que podemos extrair do data mining em um departamento pessoal é o levantamento de informações sobre uma pessoa. O famoso, Background Check!

Por mais que o gestor de RH tenha em suas mãos o currículo ideal para uma vaga especifica, ele precisa realizar o levantamento de uma série de informações.

Você pode conferir algumas dessas informações abaixo:

  • Situação cadastral.
  • Processos judiciais trabalhista.
  • Processos judiciais criminais.
  • Levantamento de antecedentes.

E como o data mining disponibiliza esses dados para o departamento pessoal?

O data mining ou uma solução data mining, minera a internet em busca dessas informações.

Mas, a tecnologia utilizada irá pesquisar em qualquer lugar? Obviamente, não!

Existe uma série de critérios pré-estabelecido em uma solução data mining, mas, isso não vem ao caso.

É importante entender que minerar a internet é ir nas fontes certas, buscar as informações certas!

Confira o artigo: Índice de turnover: como diminuir com a análise de dados?

Com o uso de soluções data mining, é possível tornar o departamento pessoal da sua empresa mais “inteligente” no que diz respeito a tomada de decisão baseada em dados.

Atualmente, vemos muitos cases onde as redes sociais desempenham um papel primordial na tomada de decisão de um gestor de RH, influenciando diretamente na eliminação de candidatos considerados ideais para uma vaga.

People Analytics: você já ouviu falar disso?

people-analytics-departamento-pessoal-e-data-mining

O termo people analytics é utilizado para definir a coleta, organização e estruturação de dados ligados aos colaboradores de uma empresa, é a elevação de patamar do departamento pessoal.

A utilização do people analytics na gestão de pessoas em uma empresa é cada vez menos incomum, utilizando o conceito de big data onde há:

  1. Volume.
  2. Velocidade.
  3. Variedade.
  4. Veracidade.
  5. Valor.

Aproveito a oportunidade para fazer uma provocação. Será que é preciso explorar o 5 V’s da big data?

Falando de data mining, não!

O gestor que utilizar uma solução data mining para obter as informações que precisa, irá explorar apenas 2 V’s, são eles:

  • Veracidade.
  • Valor

Pois o data mining é focado no que chamamos de small data(Pequenos dados), os pequenos dados essenciais para influenciar o seu processo de tomada de decisão!

Volume e variedade nem sempre são relevantes quando precisamos tomar decisões baseadas em dados e é por isso que o departamento pessoal precisa se atentar para o data mining.

Existe um V que merece atenção especial, estou falando da velocidade!

Milhões de dados são gerados por segundo na internet, isso quer dizer que a informação que você coleta hoje, pode não ser mais a mesmas amanhã.

Isso se deve ao fato da constante interação que um usuário pode ter com todas as redes disponíveis da web.

Dessa forma, é necessário estabelecer um período de reciclagem dos dados, onde os mesmos devem ser atualizados de forma regular e constante.

3 bons motivos para você investir em data mining no seu departamento pessoal

1-Acesso as informações de forma precisa

Uma boa solução de data mining terá integrado em sua estrutura as principais fontes de pesquisa para a tomada de decisão em recursos humanos.

Com isso, o processo de inteligência na hora de realizar um processo seletivo se torna mais relevante e preciso.

2-Impacto nos resultados da empresa

Obtendo mais inteligência na hora de contratar colaboradores, o seu departamento pessoal contribui diretamente para os resultados da organização. Como?

Contratar de forma certa gera menos rotatividade de pessoas, diminui despesas com demissão e contribui com a produtividade e expertise dos contratados.

3-Construção de uma cultura organizacional forte

Você deve estar se perguntando o que data mining tem a ver com cultura organizacional. Não se preocupe, eu te explico!

Soluções data mining também realiza integrações com sistemas internos, com isso, é possível estabelecer KPIs para a produtividade dos colaboradores e departamentos.

É possível também identificar pontos críticos e antecipar problemas, dessa forma, pode-se encontrar caminhos bem estruturados para a satisfação plena de todos os funcionários.

Conclusão

Bom, todo investimento requer um retorno e você pode confiar um departamento pessoal movido por dado pode trazer bons resultados para a sua empresa.

A utilização de tecnologia na área de recursos humanos é uma ótima alternativa para inserir a sua empresa na revolução digital.

Se você possui o interesse em conhecer uma solução de data mining completa, você pode entrar em contato com a gente!

Aproveite também e baixe gratuitamente o nosso ebook sobre como fazer uma coleta de dados eficiente e faça a diferença no departamento pessoal da sua empresa:

banner-ebook-coleta-de-dados-eficiente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *