Por que usar data mining na sua gestão de compliance?

Tomar decisões baseadas em dados é um requisito nos dias atuais, algumas áreas e setores de empresa sabem o quanto isso é essencial, por isso, utilizam data mining (Mineração de dados) para obterem informações relevantes.

O compliance é um dos departamentos que vem crescendo nas empresas aqui no Brasil. Sabemos que esse crescimento se deve as investigações da lava jato.

Muitas empresas envolvidas no escândalo de corrupção, que é um dos maiores do país, têm recorrido as práticas de compliance para reconstruírem a sua imagem e adotar novas políticas de governança e gestão.

Bom, na onde o data mining entra nessa história?

Para um por um momento e comece a imaginar o grande volume de dados que existem na rede mundial de internet, imaginou?

Agora, pense em algumas pessoas envolvidas no escanda-lo.

Como os responsáveis pelas investigações conseguiram chegar em informações como contas offshore, lavagem de dinheiro, corrupção, ligação entre os envolvidos e etc?

Recomendamos a leitura: Como evitar os tipos de fraudes mais comuns em uma empresa?

É interessante, não? A utilização do data mining se torna cada vez mais essencial nas fases da operação lava lato.

Como sua área de compliance pode fazer uso do data mining para construir políticas internas e identificar possíveis delitos dentro da empresa?

Continue lendo o artigo até o final e você saberá como.

O que é data mining e como utilizar no processo decisório?

data-mining-o-que-e

Data mining (mineração de dados) é um termo utilizado para a exploração de grandes volumes de dados, o objetivo geral, é identificar alguns modelos padrões e extrair valor dos dados ou, melhor dizendo, entender o que os dados querem expressar.

Como é constituído esse conceito de data mining?

  • Big data: o grande volume.
  • Seleção: escolhendo os dados de interesse.
  • Formatação: começando a identificar a informação.
  • Identificando padrões.
  • Interpretando os dados.

Dentro de um cenário mais simplista, podemos dizer que a utilização do data mining é extremamente importante para a área de tecnologia da informação.

O setor de TI ou até mesmo outras áreas irão utilizar esses dados para encontrar algumas regras estatísticas, identificando tendência e fatores ocultos em meio ao grande volume de dados.

Adequando os dados para a tomada de decisão:

O que todo gestor busca é uma informação altamente relevante que influencie seu processo decisório, tornando-o mais assertivo.

Para te ajudar a entender melhor essa etapa de adequação dos dados para o processo decisório, indicamos a leitura do nosso artigo como tomar decisões baseadas em dados.

De uma forma bem simples, podemos definir um processo funcional para seguir:

  • Identificação do problema.
  • Definição de hipóteses.
  • Buscar os dados necessários.
  • Analisar os dados.
  • Tomar a decisão.

Através desses passos, o processo decisório passa a seguir um fluxo. Os dados são essenciais pois eles precisam ser autênticos e atuais, para que a decisão final faça sentido.

Compliance movido por dados!

compliance-movido-por-dados

O compliance é uma área focada na estrutura organizacional de uma empresa, seu foco está em estruturar políticas de condutas internas, desenvolvimento de controles e aplicações de governança e gestão e muito mais.

A finalidade do compliance encontra-se em inibir a corrupção, fraude, lavagem de dinheiro e conflitos de interesse.

Quando falamos de big data, data mining e qualquer outra coisa relacionada a dados, pensamos apenas nos volumes que são gerados de forma externa, sem olhar para dentro da casinha.

Esses dados de movimentações internas são extremamente importantes para a área de compliance, principalmente pelo fato da área ter a responsabilidade junto a área de TI de desenvolver uma política de proteção de dados.

Quando falamos de um compliance movido por dados, levantamos hipóteses como:

  • Como saber se há um desvio de dinheiro através dos dados financeiros da empresa, cruzando informações com dados de colaboradores?
  • Como identificar se um fornecedor está sendo favorecido em licitações?
  • Como identificar fraudes em relatórios, encontrando situações irregulares nos resultados finais da empresa?

Para encontrar as respostas de perguntas como essas, é necessário utilizar o data mining como um recurso que irá auxiliar na identificação das informações essenciais para a tomada de decisão.

Recomendamos a leitura: Cruzamento de informações, aprenda como fazer!

O que é essencial para compliance?

Temos muitos fatores importantes para a área de compliance, mas, para se fazer uso do data mining é necessário ter em mente o que é realmente essencial para a área.

  • Ficha cadastral de empresas?
  • Processos atrelados a empresas?
  • Due diligence?
  • Background check?
  • Identificar fraudes?

A identificação dos objetivos é o primeiro passo para começar a realizar a mineração de dados na web.

Hoje, existe um universo extenso de fontes fornecedoras de dados públicos, bem como fontes fornecedoras de dados privados.

Uma área de compliance precisa ter em mente qual o sentido real da tecnologia para a estratégia do plano a ser executado na empresa.

Caso não saiba qual a importância da tecnologia, o gestor pode acabar se complicando e gastando recursos de forma desnecessária.

O sentido de usar data mining no compliance

data-mining-como-utilizar

Um dos principais sentidos de fazer uso do data mining na gestão de compliance é o fato de se ter acesso a informações estratégica.

Existe um compilado de informações públicas acessíveis, elas podem ser:

  • Processos jurídicos.
  • Situação cadastral.
  • Teias de relacionamentos.
  • Bens.
  • Histórico empresarial.
  • Entre outros.

Essas informações são mineradas em diversas bases de dados (Públicas),  e fornecidas após uma pesquisa, que pode ser realizada através de softwares e plataformas SaaS.

Outro fator importante na utilização do data mining é a sua facilidade de acesso e integrações a bases de dados, com isso o gestor ganha produtividade com a otimização de tempo, através de buscas automatizadas.

Redução de custos também é extremamente importante para áreas como a de compliance, por isso plataformas SaaS de data mining são uma ótima alternativa para os gestores.

Conclusão

Se você chegou até aqui, espero que eu tenha conseguido transmitir o quão importante o data mining pode ser para uma área de compliance.

As tecnologias estão cada vez mais maduras e eficientes, e sua contribuição para com as investigações da operação lava jato, operação carne fraca e entre outras tem sido essencial.

Aplicações data mining são fundamentais na aquisição de informações relevantes para negócios, caso queria conhecer, a upLexis é uma das empresas pioneiras no assunto.

Aproveite também e baixe o nosso ebook “Como fazer uma coleta de dados eficiente” gratuitamente, basta clicar na imagem abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *