Consulta de CNPJ: Como fazer e tomar decisões

Atualmente, só no Brasil, temos mais de 17 milhões de empresas ativas, matrizes e filiais, segundo consta no site empresômetro. A busca por parcerias e relações comerciais sempre fizeram parte do mercado como um todo, como fazer consulta de CNPJ pode ajudar no processo decisório?

Existem pontos que são extremamente importantes na hora de fechar parcerias com fornecedores, na internet encontramos diversas dicas e tutoriais que contribuem nesse processo.

É meio difícil abordarmos esse tema de consulta de CNPJ, sobre como fazer e como contribui na tomada de decisão, porque é difícil? Com os escândalos envolvendo grandes corporações em assuntos de fraudes, lavagem de dinheiro, projetos superfaturados, a gestão de governança corporativa ganhou bastante importância nos últimos meses.

O mercado hoje disponibiliza várias plataformas que contribuem para a análise de fornecedores e parceiros comerciais, independentemente do tamanho empresa. Conhecer características pontuais que sejam relevantes, contribuem diretamente na hora de estabelecer um negócio.

O objetivo das empresas na hora de fechar um negócio em parceria, é que ambos os lados possam sair ganhando, o famoso modelo ganha-ganha, e isso contribui para que as parcerias sejam bem-sucedidas.

Os cuidados precisam ser minunciosamente analisados em segmentos B2B, é necessária conhecer intimamente as instituições com as quais se envolvem.

Como fazer uma consulta de CNPJ?

consulta-cnpj

 

Existem diversos meios para se fazer uma consulta de CNPJ, desde sites públicos estaduais a softwares e coleta e mineração de dados, cabe ao gestor definir qual a forma mais eficiente de se conseguir a informação que precisa.

Listaremos aqui, alguns sites públicos e suas características na hora efetuar as consultas:

SERASA EXPERIAN

É uma empresa de nacionalidade brasileira que faz análises de informações para decisões pertinentes a crédito e apoio de negócios. A SERASA atua por meio de acordos com empresas de informações de todos os continentes.

RECEITA FEDERAL

Tem como responsabilidade a administração dos tributos federais e o controle aduaneiro, além de atuar no combate à elisão e evasão fiscal (sonegação), contrabando, descaminho e etc.

SECRETARIA DA FAZENDA

É órgão do Governo do Estado de São Paulo com as funções atribuídas por decreto estadual de administração tributária, financeira e creditícia, controle interno do Poder Executivo e execução orçamentária.

SINTEGRA

Possui a finalidade de facilitar o fornecimento de informações dos contribuintes aos fiscos estaduais e de aprimorar o fluxo de dados nas administrações tributárias e entre as mesmas.

O SINTEGRA permite o controle informatizado das operações de entradas e saídas interestaduais realizadas pelos contribuintes de ICMS. Ele segue o modelo de informações sobre o IVA (Imposto sobre o valor agregado) da União Europeia, porém adaptado às características do Brasil, ele também permite o intercâmbio de informações entre os fiscos estaduais e a Receita Federal.

AGENCIA NET

Agênci@Net disponibiliza a você, Contribuinte do GDF, um conjunto de serviços interativos que podem ser acessados através da Internet. Para sua própria segurança o acesso a nossa área restrita somente poderá ser realizado através da utilização de um Certificado Digital.

PROCON

Funciona como um órgão auxiliar do Poder Judiciário, tentando solucionar previamente os conflitos entre o consumidor e a empresa que vende um produto ou presta um serviço, e quando não há acordo, encaminha o caso para o Juizado Especial Cível com jurisdição sobre o local. O Procon pode ser estadual ou municipal.

TRANSPRENCIA BRASIL (CEPIM)

É uma organização independente e autônoma brasileira, que tem como principal objetivo a luta contra a corrupção no Brasil.

A Transparência Brasil disponibiliza diversas publicações, serviços, ferramentas e bancos de dados para monitorar a corrupção política no Brasil, accessíveis gratuitamente pela internet.

Sobre as fontes:

Estas são algumas das melhores fontes disponíveis para consultar CNPJ, existem diversos outros websites, com diversas outras funções e informações.

As informações podem varias desde ações cadastrais e de contribuição, a atividades ilegais envolvendo as organizações e seus sócios. Avalie atentamente cada conteúdo encontrado e leve em consideração situações que podem implicar diretamente nos negócios.

Quais cuidados devemos tomar na hora de fechar com um fornecedor?

cuidados-na-hora-de-escolher-fornecedores

 

Parcerias comerciais e contratação de fornecedores ocorrem diariamente, as empresas buscam meios de aumentar o seu faturamento através de melhorias de serviços, dos produtos e assim satisfazerem as necessidades de seus clientes.

Mas, quais critérios devemos avaliar na hora de contratar um fornecedor? Será que esse tipo de parceria irá favorecer todas as partes envolvidas?

Listaremos aqui alguns pontos que consideramos importantes na hora de contratar um fornecedor e estabelecer parcerias comerciais, são eles:

1# Pesquise sobre a empresa:

  • Qual o tamanho do negócio
  • Quantas pessoas trabalham nela
  • Saiba se as contas estão em dia
  • Exija um portfolio
  • Saiba o que falam dela na internet

Saiba que quanto mais informação você tiver a respeito da empresa, mais você saberá sobre ela e isso irá te influenciar na hora de decidir.

2# Saiba como a empresa se comunica

  • Qual o tempo de resposta após o primeiro contato?
  • Como a empresa se expressa (Fala e Escrita)?
  • Como é a comunicação institucional dela?

A forma como uma empresa se comunica diz muito sobre a índole e forma de trabalho que ela atua, se atente a esses detalhes da comunicação.

3# Faça consulta com clientes anteriores

  • O que eles dizem sobre a empresa?
  • O que acharam dos serviços/produtos?
  • Quanto tempo durou a parceria?

A melhor forma de se saber sobre uma empresa é através da opinião de seus clientes e seguidores, que trabalham diretamente com o fornecedor.

4# Conheça a política de preços

  • O preço está muito acima do mercado?
  • O preço está muito abaixo do mercado?
  • O fator custo x benefício é interessante?

Desconfie caso o seu fornecedor apresente preços inferiores ao do mercado e tenha sempre em mente que nem sempre o mais caro é o melhor, veja sempre qual se encaixa melhor no quesito custo x benefício.

Conheça a tecnologia que contribui para a consulta de CNPJ

plataforma-upminer-consulta-cnpj

 

Identificando a real necessidade de se obter informações relevantes acerca de pessoas físicas e pessoas jurídicas, a upLexis Tecnologia desenvolveu a Plataforma upMiner, um sistema inteligente de automação de pesquisa e mineração de dados, que busca na web todo o histórico existente e disponível a respeito de empresas e pessoas.

A plataforma upMiner contribui diretamente na consulta de CNPJ através do fornecimento de informações relevantes que são levantadas em fontes disponíveis na internet, como algumas que citamos um pouco mais acima e diversas outras.

Diversas empresas têm feito uso da plataforma para automatizar as suas pesquisas e melhorar o processo decisório, obtendo mais eficiência e embasamento na hora de decidir em um curto espaço de tempo.

Para saber mais sobre a plataforma upMiner, acesse o nosso site e confira todas as suas funcionalidades

Conclusão

Com o desenvolvimento crescente da tecnologia, o surgimento de novos meios para simplificar as nossas atividades e otimizar os nossos processos é enorme, possibilitando uma variedade de formas para se executar uma tarefa.

Com tantos acontecimentos na política brasileira envolvendo organizações públicas e privadas, saber com quem você estabelece parcerias é primordial para a imagem da empresa e principalmente sua sobrevivência.

A consulta de CNPJ contribui para o processo de conhecimento e disponibiliza informações relevantes que influenciam o rendimento de um negócio.

Como você e sua empresa tem trabalhado na busca de informações a respeito de empresas? Entre em contato com nossos especialistas e descubra qual a melhor maneira de se levantar dados e consultar CNPJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *