Conheça os tipos de corrupção

Você sabia que existem tipos de corrupção?

Pois é, a corrupção é produzida através de diversos atos, quando praticado por entidades (PF ou PJ) com o objetivo de favorecerem si mesmos.

Já falamos aqui no blog sobre a corrupção ativa e passiva, e abordaremos algumas características delas novamente. Mas, hoje incluo mais dois tipos de corrupção.

Se quiser relembrar o artigo, veja: O que é corrupção ativa?

Lutar contra a corrupção se tornou um mantra empresarial nos últimos anos, onde observamos o envolvimento de companhias consagradas em seus segmentos em esquemas fraudulentos multimilionários.

Mas como toda luta, sempre existem os dois lados e eu espero que você esteja do lado dos mocinhos.

Nosso objetivo nesse artigo é conhecer o nosso inimigo, para que assim, possamos melhor combate-lo. Seja no universo empresarial como no universo pessoal.

Se deseja conhecer os tipos de corrupção e desenvolver processos voltados para melhorias na sua empresa, continue lendo o artigo. 😉

Porque sua empresa precisa conhecer os tipos de corrupção

 

E18TVa - For Dawidziak - BREAKING BAD - Bryan Cranston as Walter White, high school chemistry teacher. Sleepwalking through life when, boom, a terminal diagnosis changes everything. Liberates him. Empowers him to use his chemistry skills anew: to man a rolling drug lab and finance his family's future. Image supplied by AMCTV. Maximum width 70.08 picas at 200 dpi. 1/17/08

Há uma necessidade real de as empresas compreenderem o universo no qual estão inseridas e essa necessidade se torna ainda mais importantes na hora de estruturar os processos internos de acordo com as exigências das leis existentes.

Confira um exemplo aqui: Saiba tudo sobre a lei anticorrupção.

O desenvolvimento de programas como compliance deixou de ser uma exclusividade de grandes empresas e multinacionais, você pode conferir uma colocação interessante sobre o assunto, clicando aqui.

Dito isso, explorando tudo o que há dentro do universo da corrupção, encontramos 4 pontos que, de forma geral, representam o que uma empresa precisa saber sobre o assunto. São eles:

Dentro do universo empresarial, esses tipos de corrupção se destacam. Por isso, consideramos essencial que os gestores tenham conhecimento sobre a lista acima.

A partir de agora, vamos explorar cada um dos tipos de corrupção apresentado e dominar todas as características que as mesmas possuem.

Os 4 tipos de corrupção

os-4-tipos-de-corrupcao

Engana-se quem pensa que a corrupção é cometida apenas por políticos e pessoas relacionadas ao governo.

Esse universo é bem amplo e até nós mesmos, somos pegos muitas vezes cometendo pequenos atos que representam a corrupção.

O universo empresarial tem direcionado grandes esforços para inibir o máximo possível a ação corruptora dentro de suas culturas organizacionais.

Como dito anteriormente, conhecer as principais características do inimigo, nos coloca em vantagem. Vamos aos fatos.

1 – Corrupção Ativa

A corrupção ativa remete-se ao ato de oferecer vantagem visando o próprio benefício e, que de alguma forma, afete a moralidade da administração pública.

Adequando tal ato ao universo empresarial, podemos identificar comportamentos humanos e características que facilitem a compreensão de que algo está realmente acontecendo.

  • Prometer vantagem indevida.
  • Retardar ou omitir o ato de oficio.
  • Realizar algum ato que infrinja o seu dever.

Um exemplo clássico que podemos utilizar quando falamos de prometer vantagem indevida, é quando uma área trabalha uma tratativa com fornecedores.

É muito comum vermos a oferta de um benefício por fora do que é estabelecido contratualmente, isso tudo, para poder garantir um bom negócio.

Corrupção ativa é uma ação referida ao corruptor, aquele que pratica o ato de corromper.

Você pode conferir o artigo: 8 características de empresas corruptas.

2 – Corrupção passiva

A corrupção passiva, em sua maioria, é direcionada ao funcionário público que é corrompido.

Trazendo tal ato para o universo organizacional, a corrupção passiva representa aquele que é persuadido pelo corruptor e que dessa forma, como o exemplo acima, se torna corrompido.

Dentro da legislação e do universo penal, a corrupção passiva é totalmente um ato praticado apenas pelo funcionário público.

Mas, ao desenvolver um plano de controles internos na sua empresa, você pode classificar a corrupção passiva de uma forma que possa ser descrita como um envolvimento indireto no ato ilícito.

3 – Corrupção preditiva

O fato de pensarmos que a corrupção é um ato apenas cometidos por agentes ligados ao governo, melhor dizendo, ao setor público, tornou-se um tapa olho para o setor privado.

A corrupção preditiva em sua definição, está relacionada um mecanismo onde um agente político pode ser corrompido antes de ser eleito.

Fazendo a nossa analogia ao universo empresarial, podemos definir como uma característica da corrupção preditiva o envolvimento de funcionários com um ou mais grupos de interesse e que possam estar envolvidos com a corrupção (Podendo se corruptor ou corrompido).

Uma observação interessante de se fazer a esse tipo de corrupção, é o fato de não existir uma lei contrária a esse ato.

4 – Corrupção lateral

A corrupção lateral é um mecanismo voltado para agentes do governo também (Municipais, federais e estaduais).

Um dado importante sobre esse tipo de corrupção é o fato de os agentes envolvido poderem criar bancadas para votar em projetos de seus interesses.

Confira o artigo: corrupção em países emergentes, porque devemos nos preocupar?

A nossa analogia comparativa ao setor privado (universo empresarial), pode-se decorrer ao famoso conselho administrativo, que em sua maioria é formado por acionistas majoritários.

Os mesmos direcionam a empresa de acordo com os interesses próprios, que nem sempre é o melhor para o ciclo de vida da organização.

A corrupção lateral pode ser:

  • Ativa: Oferta de valores como uma forma de favorecer o interesse próprio, bem como outras formas de corrupção.
  • Passiva: Aplica-se parcerias e desenvolvimento de grupos de interesses maior do que o necessário.

Conclusão

Espero que você tenha compreendido a importância de conhecer as características que forma o universo da corrupção.

Os tipos de corrupção podem ser identificados facilmente quando tomamos conhecimento das características que os representam.

Conhecimento e feeling são muito importantes para os gestores nesse momento, até porque, qualquer ato relacionado a corrupção é totalmente promovido por pessoas.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo ou encaminhe um e-mail para comunicacao@uplexis.com.br, prometo que responderei o mais breve possível. 😉

Aproveite para baixar o nosso e-book sobre compliance corporativo e estruture um programa na sua empresa capaz de combater todos os tipos de corrupção.

banner-ebook-compliance-corporativo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *