Como usar a informação para tomada de decisão

Vivemos em uma era da informação. A todo momento as empresas são bombardeadas por dados que se transformam em informação e influenciam fortemente a tomada de decisão.

As novas tecnologias oferecem recursos que nos permitem processar a informação, estruturá­la de forma estratégica e aplicá­la a gestão de negócios empresariais.

O desenvolvimento ininterrupto e a constante evolução empresarial desencadeiam o primoramento das tecnologias, resultando em conhecimento e informação (fatores chave para o processo de tomada de decisão).

Mas de que informação estamos falando? O que essa informação afeta na tomada de decisão?

Continue lendo para você saber o que fazer com tanta informação que temos acesso e como isso pode ser útil para a tomada de decisão nas organizações.

Dado ou informação: o que usar no processo decisório?

dados-ou-informacao

Antes da mais nada é importante que você entenda a diferença entre dado e informação. Você ouve e usa esses termos o tempo todo, mas não deve saber o que exatamente eles  querem dizer.

Dados são códigos, o que constitui uma informação. Um dado é só um dado quando não é analisado. Ou seja, um dado não transmite nenhuma mensagem porque representa somente um significado.

Informação é o dado que foi selecionado e processado. Esse dado foi tratado e agora possui um significado e podem ser usados nas tomadas de decisão por meio da informação.

Quando os dados processos são capazes de agregar valor para você e gerar um saber, isso significa que a informação se tornou um conhecimento. O conhecimento vai além das informações.

De nada adianta você ter coletado muitos dados e não saber o que fazer com eles. Transforme sempre seus dados em informação para que eles possam servir nas tomadas de decisões da sua empresa.

Como você pode perceber, existe uma grande diferença esses termos. Informação não é conhecimento, mas sim parte disso.

A importância da informação no processo decisório

A gestão do conhecimento de uma organização tem o objetivo de interagir e capitar esforços de cada funcionário para que juntos desenvolvam táticas a serem executadas pela área de sistemas da informação.

Apesar de essas informações serem selecionadas por um “trabalho em equipe”, o poder de decisão é do gestor que está a frente dos negócios. Ser responsável por coletar as informações certas e gerar envolvimento entre os funcionários também são atribuições de um tomador de decisão.

 

As tomadas de decisão podem ser classificadas como algo científico e racional, para enfatizar as análises das informações e as relações de causa e efeito, para que sejam antecipadas ações estratégicas.

No entanto, a decisão desse gestor vai impactar diretamente nos resultados que a empresa obtiver, sejam eles positivos ou não. Se você é o gestor e define processos gerenciais, veja aqui algumas dicas para tomar decisões empresariais.

As tomadas de decisão que precisam ser definidas com urgência merecem cautela e rapidez nas análises dos dados. Esteja atendo ao contexto e situação em que as informações reverberam.

Uma mesma informação, em tempos diferentes, requer tratativa e tomada de decisão diferente. Por isso, nunca defina um processo mais de uma vez sem reavaliá-­lo.

No processo decisório a informação assume total relevância, pois é dela que parte todos os passos para a resolução de um problema ou para a tomada de decisão.

Pensando em um ciclo do processo decisório, a tomada de decisão requer a implantação que posteriormente passa para a etapa de avaliação da decisão e depois por recomendações de mudanças até chegar em uma nova tomada de decisão.

A qualidade da informação para a tomada de decisão

A qualidade da informação será definida pela fonte dos dados que você coleta. É primordial um levantamento por meio da curadoria dos conteúdos a fim de selecionar o que é informação útil.

Essa análise qualitativa da informação organizacional deve passar pela observação subjetiva dos envolvidos da empresa, levando em consideração o contexto que tanto a empresa quanto os envolvidos estão inseridos.

Certifique­-se em qual extensão a informação está disponível e qual a forma mais fácil de ser coletada.

Os dados para produzir as informações devem ser completos e de fontes confiáveis, considerados verdadeiros. Você não conseguirá tomar decisões com informações incompletas.

Em relação a quantidade de informação, o volume de informações deve ser apropriado para a resolução do problema ou para a tomada de decisão.

A informação deve ser muito bem compreendida com definições claras de linguagens e símbolos para que gere valor.

O uso da tecnologia da informação para o processo decisório

 

O processo decisório empresarial necessita de eficiência, eficácia e confiabilidade. A tecnologia da informação é utilizada para aumentar o desempenho das demandas internas das empresas, reestruturando os processos gerencias de coletas de dados.

O valor mais estratégico da tecnologia da informação é proporcionar agilidade nos processos organizacionais.

A parte operacional se torna mais eficiente, gerando processos gerencias mais efetivos. Assim você consegue reduzir custos, melhorar a qualidade e o atendimento ao cliente e criar novos serviços e/ou produtos.

A tecnologia da informação é peça chave dentro de uma empresa para a organização e armazenamento dos dados, obter informações e gerar conhecimento.

Mais importante do que um sistema de informação bem estruturado, é um decisor qualificado que aja com segurança e estratégia.

O desenvolvimento das tecnologias por meio dos sistemas trazem uma ótima vantagem para a empresa: a integração dos setores.

Para o processo decisório, o trabalho em equipe contribui para a validação muito mais rápida dos dados para se tornarem informações.

As transformações tanto nos processos gerencias, quanto nos processos de tomada de decisão mudam muito, além de serem formulados e reformulados de acordo com cada situação.

Mantenha sua empresa atualiza nesse modelo de mercado, mais conhecido como era da informação.

Você precisa ter em mente os sistemas de informação como decisores para curar os dados e encontrar informações válidas para gerar valor às tomadas de decisão.

Podemos te orientar a escolher as informações certas e avaliar os dados empresariais com eficiência.

Entre em contato com nosso time de especialistas e saiba como!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *