Como evitar a fraude financeira

Estamos em uma era que a exposição de dados e informações é constantes, na maioria das vezes, não refletimos sobre as consequências desse caso. Por isso, estamos expostos a fraude de identidade, fraude financeira e entre outras.

Nosso objetivo com esse artigo, é levantar algumas dicas que nos ajude a evitar casos de fraude.

Nos dias de hoje, diversos bancos têm adotado um modelo de atuação na internet e sabemos que assuntos relacionados a segurança dos dados, ainda são uma grande dor de cabeça.


Você irá gostar de ler: Corrupção ou fraude? Quais diferenças e semelhanças possuem.


A importante compreender, que fraudes financeiras não ocorrem apenas na internet, com isso, a atenção de empresas e pessoas físicas precisa ser dobrada.

Um dos maiores exemplos de fraude financeira que podemos citar, é o caso da pirâmide financeira. Seu pioneiro? Charles Ponzi, um ítalo-americanos que conseguiu atrair um significativo grupo de clientes prometendo uma rentabilidade de 50% e 45 dias.

Mas o que Charles Ponzi fazia exatamente? Seu negócio era baseado na aquisição de cupons postais de outros países, sendo trocados por selos americanos através de um preço mais elevado.

Neste interessantíssimo artigo da Exame.com, podemos ver uma lista de 6 golpes financeiros que enganaram milhares de investidores.

Após esse breve contexto sobre a fraude financeira, você está preparado para conhecer as dicas de como evitar esses casos? Se sim, continue lendo este artigo.

6 Dicas para evitar a fraude financeira

As dicas existentes são inúmeras, mas, listaremos aqui as que consideramos essenciais para que a fraude seja evitada antes mesmo que aconteça.

Você pode gostar também, de conhecer algumas ações que são consideradas fraude financeira, por isso, temos aqui mesmo em nosso blog o artigo: 8 tipos de ações que caracterizam a fraude financeira.

Bom, vamos ao que interessa. Abaixo, as dicas essenciais para evitar a fraude financeira:

1# Conheça seus funcionários

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Conhecer os seus funcionários é a nossa primeira dica. É essencial saber com que você trabalha, conhecer o seu histórico junto as empresas anteriores do mesmo.

Ao realizar processos seletivos, tenha a certeza de que o futuro funcionário possui o perfil da companhia e que ele está totalmente apto a atuar em departamentos de riscos, como o financeiro.

Realize um background check, para conhecer um pouco mais sobre suas referências e validar a sua tomada de decisão.

2# Verifique informações sobre fornecedores e parceiros

Considero essa atividade como uma das mais importantes, justamente pelo fato de seus potenciais parceiros estarem envolvidos em atividades ilegais.

É necessário levantar informações de registro, localização, reputação e entre outras características que possam ser essenciais para a tomada de decisão.

Ao fazer um levantamento das informações essenciais dos parceiros e fornecedores, certifique-se de que valha realmente a pena para a empresa estabelecer um relacionamento com os mesmos.

Não aceite em hipótese alguma, qualquer quantia de dinheiro oferecida por fora para que seja feita a inclusão na sua lista de fornecedores.

Denominamos essa atividade de KYC (Know your costumer), você pode saber um pouco mais clicando aqui.

3# Faça uma análise cadastral aprofundada de clientes e fornecedores

A análise cadastral de clientes e fornecedores, consiste especificamente na atualização constantes dos dados de ambas entidades.

Toda vez que for realizada a atualização dos dados, certifique-se com os próprios clientes e fornecedores quais são os dados que precisam ser substituídos.

Realize um levantamento interno através dos dados de documentos dos mesmos, para verem se as situações de ambas as partes estão regulares junto aos órgãos específicos de controle.

4# Desenvolva a aplicação de controles internos

O desenvolvimento de controles internos deve ser basear na proteção dos ativos da empresa, principalmente, se for financeiro.

Eles devem seguir uma linha simples, formada por 3 pilares:

  • Utilidade
  • Praticidade
  • Economia

O objetivo final da aplicação de controles internos é melhorar a gestão organizacional, através de políticas e normas de condutas, onde certamente qualquer colaborador venha a ser punido por práticas e ações ilegais.

5# Realize auditorias internas de forma constante

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A auditoria interna é uma prática utilizada para a observação e análise de procedimentos, com a finalidade de propor algumas alterações na aplicação dos processos.

Porque ela é importante para evitar a fraude financeira?

O responsável por executar a auditoria interna, irá se responsabilizar em fazer uma análise profunda das atividades realizadas pela empresa, isso inclui, todas as atividades das áreas de risco, como a financeira.

Quando bem executada, a auditoria interna pode antever casos de riscos e alertar o tomador de decisão, para que dessa forma, seja criado um plano de ação que previna o acontecimento da fraude.


Recomendamos para você: A importância da auditoria interna. 


6# Acompanhar de perto transações financeiras

O acompanhamento das transações financeiras da empresa permite ao gestor saber o que está acontecendo, além de, está por dentro dos valores das transações.

Uma das dicas nessa etapa, é que o gestor pegue as demonstrações bancárias pessoalmente e que não permita que apenas um colaborador faça parte de todo o processo financeiro.

Esteja alerta a situações que podem indicar o início de uma fraude financeira, como:

  • Cheque de pessoas e fornecedores que você não conhece.
  • Assinaturas que pareçam ser forjadas ou alteradas.
  • Cheques destinados a terceiros, mas endossado por algum representante da empresa.

Conclusão

O segredo para evitar a fraude financeira está na aplicação e desenvolvimento de processos que possam antevê-la.

Muitas vezes disponibilizamos nossos dados seja na internet ou em lojas físicas, sem se preocupar se sua proteção será realmente efetiva. Seja uma pessoa física ou pessoa jurídica, é necessário manter a cautela na hora de fornecer dados.

A aplicação dessas dicas contribui para se prevenir a fraude antes que elas aconteçam, agregar informações relevantes, ajudará pessoas e empresas a saber com que se relacionar.

A upLexis Tecnologia, auxilia empresas no processo de tomada de decisão, trazendo inteligência a esse processo através de informações relevantes.

Descubra como podemos te ajudar também, fale com os nossos especialistas e se previna contra qualquer tipo de fraude.

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