Clipping: Como ele pode ajudar a sua empresa.

Você sabe o que é clipping? Qual a sua utilidade? Onde surgiu? Como surgiu?

O termo clipping, é uma expressão inglesa que surgiu de uma “gíria”, tem por definição a captação de notícias e informações, seja em jornais, revistas, sites e etc. O objetivo final dessa captação é reunir um conjunto de informações que seja do interesse de quem faz essas buscas.

Um exemplo ilustrativo que podemos utilizar para demonstrar a prática do clipping é voltarmos na época dos cupons de jornais, quando tínhamos que recortar e juntar uma quantidade determinada para conseguirmos ganhar um brinde promocional. Casos como esse, ainda ocorrem nos tempos atuais.

Esse artigo pode ilustrar melhor a essência do clipping, em resumo a sua utilização é para captação de informações, e que tipos de informações? Todas, sem exceção! Essa captação pode ser feita por ferramentas ou por um time responsável por identificar as informações.

Muito utilizado pelo setor de assessoria de imprensa, onde de fato, é o berço do clipping, a técnica se expande para novas oportunidades sem perder a sua essência. Com o surgimento da internet em termos exponencial e a disponibilidade de dados crescente, a utilização dessa técnica pode contribuir de formas significativas para a sua empresa.

Diversas empresas têm utilizado da pratica de clipping, principalmente no formato eletrônico, para captarem as melhores informações de seus interesses e se manterem atualizados de tudo o que acontece.

Como a utilização de clipping pode ajudar a minha empresa?

clipping-ajudando-empresas

Quais informações monitorar?

As coletas das informações variam de acordo com o seu negócio, geralmente, o clipping é utilizado para monitorar todas as verticais relacionada ao setor de atuação da empresa, ou exatamente tudo o que implica diretamente para o desempenho organizacional do negócio em específico.

1# Oportunidades:

Estar atento aos acontecimentos do mercado possibilita a identificação de novas oportunidades para a empresa, monitorar as informações do setor de atuação é fundamental para qualquer negócio e o clipping auxilia no agrupamento de informações relevantes que possam gerar oportunidades significativas.

2# Concorrentes:

Saber como a sua concorrência está atuando é de extrema importância, o clipping pode auxiliar na captação de novas estratégias adotadas pela concorrência e que tem interferido diretamente no desempenho do seu negócio, possibilita identificar o que os consumidores pensam de seus concorrentes e entre outras informações que podem ser de grande valia para a adoção de uma nova estratégia.

3# Acontecimentos no País que afetam o mercado:

Com a inconstância política existente no Brasil, a economia em xeque e o mercado em baixa, o monitoramento das informações relacionadas aos acontecimentos do país pode ajudar a identificar ameaças que afetem o mercado de atuação da empresa e a auxiliar em projeções que não fujam da realidade do negócio.

Ferramentas de monitoramento ou time especializado

ferramentas-de-monitoramento

Existem inúmeras ferramentas de clipping no mercado, cada uma especializada a atender uma necessidade específica de seus clientes, só que além das ferramentas, existem também times montados dentro das empresas para fazer esse monitoramento. Mas, cabe a nós entender que por trás de toda ferramenta de software existente, existe um grupo de pessoas por traz.

Cabe a sua necessidade identificar se utiliza uma ferramenta ideal de clipping para fazer o monitoramento ou se utiliza um time (departamento) para monitorar.

Ter acesso as melhores informações e acontecimentos é essencial para largar na frente dos concorrentes. Como hoje em dia todo o tipo de informação acontece instantaneamente, monitorar é extremamente importante para obter uma vantagem competitiva.

Vantagens da utilização do clipping

vantagens-do-clipping

As vantagens de se utilizar o clipping para monitoria de informações são imensas, poderíamos listar vária delas, mas aqui, informarei as que considero mais importante para a utilização da sua empresa.

1# Praticidade:

Acesso as informações que surgem instantaneamente e em qualquer espaço de tempo, permitindo a busca por notícias de anos anteriores e acontecimentos passados que impactaram no setor de atuação.

2# Ganhar tempo:

Automação é a palavra sensação dos dias atuais e diversos setores e departamentos tem utilizado da prática de automatizar processos. Com o clipping, isso também é possível. Mas, como?

Com a customização da ferramenta, podemos definir nossas palavras-chaves, agrupá-las e captura-las para assim obter mensagens específicas.

3# Personalizar:

É possível a personalização do agrupamento das informações coletadas, gerando arquivos PDF’s e entre outros formatos que possam ser de utilidade a sua empresa, além de, monstrar relatórios que sejam interativos que disponibilizem uma dimensão diferenciada para sua análise.

4# Produtividade:

Optar pela contratação de uma ferramenta de clipping, pode auxiliar na produtividade do seu time ou de pessoas que são responsáveis pela monitoria das informações, além de claro, você pode obter um retorno significativo dos resultados gerados pela ferramenta, o seu time poderá auxiliar mais clientes e também oferecer novas soluções do seu negócio.

Análise e apresentação dos resultados

analise-apresentacao-resultados

É importante saber analisar a relevância do conjunto de informações apresentadas pelo clipping, e essa análise possibilita uma maior compreensão dos acontecimentos e do impacto que cada noticia traz para a empresa e o mercado em que ela atua.

A análise pode ser apresentada de algumas formas, aqui seleciono as mais tradicionais e relevantes para uma melhor compreensão dos resultados obtidos.

1# Palavras chaves:

Ao iniciar a utilização do clipping para monitorar as informações, são selecionados grupos de palavras-chaves que sejam de interesse do usuário na obtenção dos dados. Podemos utilizar essas palavras para analisar os resultados que foram entregues por cada uma.

Um exemplo: Sou um advogado e estou atuando em um caso, gostaria de monitorar todas as notícias que saem nos diários oficiais relacionadas ao n° do processo e ao nome do réu.

A palavras chaves seriam:

  • N° do processo.
  • Nome do réu.

Foram obtidos X resultados relacionado a palavra chave n° do processo e todos os fatos que se relacionam e interligam a atividade da pesquisa e monitoria dessa informação, utilizando todos os termos concentrados no conjunto de dados coletados.

2# Resultados gráficos:

O Resultados gráficos, sendo eles quantitativos ou qualitativos, são relacionados a porcentagens e bases numéricas que servem de apoio para comparação e análises que sejam concretas, através de métricas que sejam relevantes e importantes para o seu negócio.

Serviço de clipping eletrônico upLexis

Nós da upLexis disponibilizamos para o mercado o nosso serviço e monitoria, o upJúris. Através da utilização de clipping eletrônico, que monitora de forma online todas as informações disponibilizadas nos diários oficiais de todo o Brasil.

O upJúris surgiu da nossa aquisição junto a Clip D.O. O nosso objetivo é fornecer informação jurídica de relevância aos nossos parceiros, através da confiança, rapidez, flexibilidade dos nossos serviços.

Com mais de 12 anos no mercado e utilizado por mais de 10.000 advogados de todo o país, o nosso buscador eletrônico disponibiliza informações relevantes e significativas para o dia a dia do advogado em apenas um clique de mouse.

Sua simplicidade auxilia na compreensão de resultados objetivos. É sem dúvidas “o google para os diários oficiais”.

Conclusão

Podemos observar que nos dias de hoje o consumo por informação tem crescido exponencialmente e a produção ainda mais, são diversos canais online e off-line, são milhares de dados produzidos diariamente sobre todos os tipos de assuntos e acontecimentos. Monitorar o que acontece no mundo em geral se tornou uma pratica diária das pessoas e das empresas.

O clipping deixou de ser apenas uma ferramenta para profissionais de relações públicas, qualquer empresa que valoriza os acontecimentos diários deseja saber o que afeta o seu mercado de atuação, desde oportunidade a práticas de concorrência. A monitoria tem sido adotada como práticas diárias por empresas, seja através de um software de automação a um departamento composto por pessoas que fazem a monitoria.

Para entender mais de como a monitoria de informações pode ajudar a sua empresa e qual prática adotar para acompanhar os acontecimentos do seu setor, converse com o nosso time de especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *