Veja como aumentar as vendas da sua empresa integrando tecnologias

Quando falamos de processos de vendas, surgem diversas características que são consideradas essenciais e quando falamos de como aumentar as vendas da empresa, a primeira solução levantada geralmente é a implementação de uma nova técnica, porém, a dor da maioria das áreas de vendas não está no uso de técnicas diversas e sim na falta de tempo.

O tempo é o bem mais precioso dentro de um processo de vendas. De nada adianta ter o melhor vendedor com a melhor técnica possível, se ele não tiver tempo para desenvolver e acompanhar seus negócios de maneira eficiente.

Essa é a rotina de um vendedor, na média:

  • Pesquisar o mercado;
  • Buscar os leads;
  • Validar contatos;
  • Abordar os contatos;
  • Manter um fluxo de comunicação;
  • Marcar reunião;
  • Apresentar o produto;
  • Negociar preço;
  • Receber feedback;
  • Fazer follow-up;
  • Enviar proposta;
  • Assinar contrato.

Dia cheio né?

Cada ação dessa, demanda um tempo precioso do vendedor e pode prendê-lo nessa linha de processos que impede atenção focada em um lead qualificado.

O que muitas empresas fazem é trazer mais funcionários para que possam distribuir as funções de uma melhor maneira, porém este tipo de solução além de cara, é uma solução que tende a perder sua eficiência em um curto período de tempo, quando colocamos um cenário de uma empresa que pensa em aumentar as vendas de maneira ágil.

Hoje em dia, existem diversas soluções para áreas de vendas que podem trazer exatamente a eficiência que ela precisa:  otimização de processos e ganho de tempo.

A implementação do uso dessas soluções pela sua área de vendas pode ser muito mais eficaz do que uma área inchada, pois as soluções irão aguentar o crescimento da sua empresa sem a necessidade de investimentos constantes.

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Mas quais são os processos nos quais as soluções são mais úteis?

Como aumentar as vendas integrando processos com tecnologias

1. Encontrando seu lead ideal

Um dos processos mais lentos dentro da jornada de vendas de um produto, geralmente é a pesquisa de leads e busca por contatos dos mesmos.

Descobrir stakeholders dentro de empresas que se encaixem no perfil de vendas do seu negócio pode ser um desafio, principalmente quando essa pesquisa tem que ser dividida em diversas etapas.

Se você está pensando em como aumentar suas vendas, com certeza pesquisou sobre como alcançar seus potenciais clientes.

  • Pesquisar o segmento da empresa;
  • O tamanho da empresa;
  •  Existência de um faturamento relevante;
  • E finalmente, os funcionários da empresa.

Já podemos considerar muito tempo investido nessas ações, mas ainda não acabou.

Agora você irá procurar:

  • Encontrar outros clientes com perfil semelhante à esse,
  • Buscar os contatos (e-mail e telefone);
  • Montar uma planilha de contatos.

Mas não esqueça de colocar nesta planilha todas as informações sobre o lead e a empresa.

Por influenciar no sucesso da sua equipe de vendas, esta é uma das tarefas que demanda maior cuidado e planejamento e por conta da necessidade de geração em larga escala de leads, acaba por muitas vezes sendo realizada de maneira equivocada.

Existem diversas maneiras de evitar este gasto de tempo, porém alguma são mais efetivas que outras, por exemplo:

O LinkedIn é uma plataforma que quando utilizada junto a outras extensões, poderá ser uma importante fonte de contatos. O defeito? Possui um número muito menor de empresas do que o real mercado e sua capacidade de conseguir contatos reais é discutível, porém é mais fácil do que fazer sem nenhuma outra tecnologia, e muito mais efetivo que listas prontas.

O upMap, por exemplo, plataforma de prospecção B2B e identificação de tendência de mercado, é o tipo de tecnologia que otimiza processos de maneira que a equipe ganhe tempo e melhore a assertividade dos resultados, uma ferramenta criada pensando em como aumentar as vendas de uma empresa.

Por meio da plataforma, é possível identificar mercados em ascensão, além de estudar o mercado alvo em busca de tendências de comportamento.

Também é possível filtrar de maneira especifica as empresas que deseja atacar, segmentando por características especificas como número de funcionário, região da empresa, faturamento estimado, ou até mesmo por CNAE especifico.

Desta maneira você terá uma visualização apenas de empresas que sejam relevantes abordar e poderá escolher o ponto focal dentro de cada empresa, visualizando cargo e buscando de maneira automática o contato profissional deste lead.

A captação de leads desta forma se torna previsível, assim como a qualidade dos contatos encontrados se torna muito superior a outros meios de captação.

Recomendamos a leitura: Como prospectar clientes utilizando o upMap?

2. Adotando tecnologias em seus processos de vendas

Outras maneiras de ganhar tempo em seus processos também envolvem tecnologia, indo desde tecnologias gratuitas, até o controle total dos resultados da sua empresa.

Para ter uma maior facilidade no contato com o lead, existem diversas ferramentas que automatizam esta função, realizando envio de templates automáticos e tornando a abordagem de um lead uma tarefa com investimento de tempo muito menor.

O controle de suas ações pode ser centralizado e acompanhado por meio de um CRM, e as reuniões podem ser realizadas por videoconferência em ferramentas como:

  • Skype;
  • Google Hangout.

É importante que em cada processo no qual o investimento de tempo seja um empecilho para a equipe, questione-se sebre a adoção de tecnologias que possam ajudar no aprimoramento da tarefa.

Desta forma os processos se tornarão automáticos, aos poucos, e os resultados serão otimizados por conta de investimentos de tempo realizados na parte técnica.

3. Obtendo controle de todos os processos

A dica final de como aumentar as vendas da sua empresa, é ter o controle de todo o processo de maneira clara e simples de ser analisado.

Levante os números relacionados à cada etapa, busque melhorias e teste novas opções, sempre visando otimização do processo e melhoria dos resultados.

A tendência de atuação nos processos é algo que vem se tornando frequente em diversas áreas do mercado, e pode ser o passo que faltava para o sucesso de sua empresa.

Saiba a saúde do seu funil:[Planilha] Análise de conversões.

Invista em novidades tecnológicas, é assim que você se diferenciará de seus concorrentes! Prospecte e relacione-se com este lead de forma inteligente!

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