Antecedentes criminais: saiba como consultar

Você sabia que as empresas podem, por conta própria, consultar antecedentes criminais de candidatos concorrentes de um processo seletivo?

E, porque as empresas não podem pedir o documento de certidão negativa de antecedentes criminais?

Sabemos que o processo investigativo que empresas realizam para traçar uma linha tênue do perfil ideal de colaborador não é mais um segredo.

Como candidatos de processos seletivos sabemos que é essencial disponibilizar algumas informações para as empresas, para que dessa forma, ela possa tentar identificar e relacionar pontos que se encaixe no perfil que procura.


Recomendamos para você: Como fazer um background check.


Nesse artigo iremos listar formas de como consultar antecedentes criminais, informando as fontes mais comuns que empresas utilizam para conseguir a informação necessária.

Por se tratar de dados públicos, a internet é um meio bem comum utilizado pelas empresas, pois, minimiza o tempo e o desgastes de esperar alguns dias para receber o que precisa, que é a informação relevante para a tomada de decisão.

É importante esclarecer, que as empresas não podem exigir dos candidatos que estão participando de um processo de seleção o documento de certidão negativa de antecedentes criminais.

Você pode entender um pouco melhor o motivo nesse artigo superinteressante publicado pelo site administradores.com.

Exigir tal documento ao candidato, pode ser considerado uma atitude discriminatória por parte das empresas.

Após essa breve introdução, vamos ao que realmente interesse, onde podemos consultar antecedentes criminais e como fazer isso?

Acredito que podemos considerar tal ação muito simples, por isso, listamos 4 lugares no qual você ou sua empresa podem consultar antecedentes criminais.

4 lugares que se pode consultar antecedentes criminais

4-lugares-para-consultar-antecedentes-criminais

 

O fato da certidão negativa de antecedentes criminal ser considerado uma informação pública, a empresa pode utilizar a internet para realizar a sua consulta, é mais prático, simples e rápido.

A informação é praticamente instantânea quando consultada pela internet, mas, compreendemos que em alguns momentos é necessário comparecer em fóruns e tribunais.

Pensando nisso, listamos esses 4 lugares que podem ser utilizados para consultar antecedentes criminais e 3 dele podem ser realizados através da internet.

Vamos lá?

1# Fóruns criminais

 

A obtenção de certidões de antecedentes criminais através de fóruns ode ser um tanto desgastante se você precisar se locomover até algum fórum físico.

Os fóruns são estaduais, então caso opte por obter informações de uma pessoa que se encontra em outro estado, pode levar um certo tempo para se obter a informação.

Infelizmente os fóruns não disponibilizam a certidão de antecedentes criminais pela internet, salientando ainda mais a falta de praticidade na entrega da informação.

A empresa deverá solicitar as certidões de distribuição, de objeto e informar em que pé está o processo.

É importante ressaltarmos que a pesquisa será restritiva e só abrangerá a comarca do estado.

2# Site secretaria de segurança pública do estado

 

O site da secretaria da segurança pública é bem simples e direto, você precisa estar munido de alguns dados da pessoa que deseja consultar os antecedentes e já recebe a informação de forma rápida:

Os dados necessários para a consulta são:

  • Nome Completo
  • RG
  • Data de expedição do RG
  • Data de nascimento
  • Sexo
  • Nome completo da mãe
  • Nome completo do pai

Para acessar o site, clique aqui.

Os benefícios de realizar uma consulta online, é que a disponibilidade da informação é imediata.

Os dados disponibilizados pelo site são retirados do banco de dados do IIRG (Instituto de identificação Ricardo Gumbleton Daunt).


Recomendamos para você: Levantamento de dados de PF e PJ.


3# Departamento da polícia civil/ federal/ federal.

Para solicitar a certidão negativa de antecedentes criminais através dos departamentos de polícia do país é bem simples, seguindo o modelo da secretaria do estado, a solicitação pode ser feita online.

O mais legal, é que você pode entrar no site dos departamentos estaduais e solicitar as informações necessárias, você não fica limitado em pesquisar apenas a informação de um estado.

Para solicitar a certidão negativa, é necessário ter em mãos os dados:

  • Nome Completo
  • Nome do completo da mãe
  • Nome completo do pai
  • RG / CPF
  • Estado
  • Cidade

Você ou sua empresa pode acessa o site da polícia civil, clicando aqui.

A praticidade de poder adquirir a informação de uma forma remota, auxilia a empresa na economia de tempo e de gastos tendo que mandar o funcionário até um fórum especifico.

4# Poupa Tempo

O Poupatempo é um programa disponibilizado pelo governo do estado de São Paulo para facilitar o acesso da população com serviços públicos.

Por sua abrangência nacional, o Poupatempo é mais um recurso que as empresas podem utilizar para emitir uma certidão de antecedentes criminais de pessoas participantes de um processo seletivo.

A solicitação pode ser realizada através do site Poupatempo e será necessário ter em mais alguns dados importantes para a solicitação da certidão de antecedentes criminais.

Os dados são:

  • Ter idade mínima de 18 anos
  • RG
  • Documentos legíveis – sem manchas, sem rasuras, sem rasgos
  • RG do procurador – Original ou cópia
  • Procuração original

Lembrando que, ao estar munido desses dados, a informação é disponibilizada de imediato.

Conclusão

Consultar antecedentes criminais é uma prática que as empresas precisam realizar por si só, pois, como dissemos um pouco acima, pedir para o candidato apresentar uma certidão negativa pode ser considerado uma discriminação.

Claro, existem exceções! Mas, essa exceção é bem minimalista é só pode ser exigida quando o cargo exige uma determina conduta pessoal do candidato, um exemplo, motorista de carro forte ou qualquer pessoa que possa vir trabalhar em empresas de segurança privada.

Informações como a de antecedentes criminais pode desempenhar um papel importante no processo decisório de algumas empresas.

Sabemos que a internet disponibiliza a praticidade em se obter informação, mesmo assim, as vezes pode ser um processo demorado ter que pesquisar plataforma por plataforma para se obter informação.

Caso você possua o interesse de saber como a upLexis Tecnologia contribui com os seus parceiros na obtenção de informação sobre pessoas, entre em contato com os nossos especialistas.

Se você gostou do artigo ou acredita que faltou alguma informação que pudesse contribuir para o seu conhecimento, deixe um comentário logo abaixo. Será um prazer iniciar um diálogo. No mais, é isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *