Análise de dossiê: Minimize os riscos durante o processo decisório

Você sabe o que é um dossiê? Enquanto você reflete sobre a questão, quero ressaltar que analisar um dossiê pode ser fundamental para minimizar os riscos de uma decisão.

Dossiê é um conjunto de documentos importantes, nele, é retratado a vida de uma pessoa, seja física ou jurídica.

Porque o dossiê é tão importante para o processo decisório? Bom, isso você irá saber no decorrer desse artigo, onde iremos abordar pontos essenciais para a realização de uma boa análise.

É interessante associar o dossiê com uma investigação policial, onde há a necessidade de levantar informações de um meliante. No nosso caso, tratamos de uma investigação empresarial, uma prática que já vem sendo adotada por algumas organizações.


Recomendamos para você: Participações societárias, porque é importante analisar?


A necessidade de conhecer o ciclo de relações empresariais é fundamental para a reputação de uma organização, seja privada ou pública. Qualquer desvio de conduta de um cliente ou parceiro, será associado com o seu ciclo de relacionamento.

Analisar um dossiê, é ter em mãos um conjunto de informações relevantes que irão, com toda certeza, influenciar o seu processo decisório.

Reconhecemos que existe uma dificuldade em obter informações precisas sobre pessoas físicas e jurídicas. Nos questionamos se há alguma ilegalidade em realizar tais investigações, na busca de dados sobre as entidades de nosso interesse.

Inúmeros dados são gerados na World Wide Web e com os avanços da tecnologia, as empresas buscam meios de minimizar os riscos de uma decisão errada, mas, sempre trabalhando com a segurança da informação.

Abaixo, listareis os pontos primordiais que um dossiê deve conter e como as informações contidas nesse documento irá te ajudar a minimizar os riscos do processo decisório e a tomar uma decisão certeira. Continue lendo! J

O que analisar no dossiê:

o-que-analisar-no-dossie

Os indicadores são inúmeros, mas, o diferencial está na qualidade da informação contida no dossiê, ela é precisa e relevante!

Se você é um usuário da nossa plataforma upMiner, sabe que ao realizar um dossiê, as únicas informações que irão aparecer serão as que você considerar relevante.

Vamos ao primeiro indicador que considero essencial para a sua análise de dossiê.

Parametrização

ligue os ponto: o que você precisa?
ligue os ponto, o que você precisa?

O processo de parametrização, é você ter o conhecimento do tipo de informação que precisa estar anexada ao dossiê. Sendo mais preciso, é a informação certa, a considerada informação relevante.

Porque é importante parametrizar?

O dossiê precisa ser direto ao ponto, quando não é parametrizado ele se torna um documento poluído e o que queremos é apenas a informação necessária para a tomada de decisão.

Por isso, tenha sempre em mente a informação que precisa ser inserida no documento.

Fontes de pesquisa

fontes-de-pesquisa

Todos que lidam com dados, informações e conteúdo, sabem que existem fontes boas e fontes ruins.

As fontes boas são aquelas que possuem a informação precisa e verdadeira, além de, uma boa fonte. Como assim?


Recomendamos para você: [Infográfico]como um dossiê pode te ajudar no processo decisório.


Fontes boas possuem boas fontes! Parece apenas um jargão ou até mesmo trocadilho, mas é um fato importante de considerar.

As fontes ruins são aquelas que fornecem informações falsa, especulativas e totalmente inúteis. Fontes assim, não possuem outras fontes e pouco dialogam com outros canais e fornecedores de dados.

Tempo para se obter resultados

tempo-para-resultados

Quando um dossiê é gerado e processado por uma ferramenta como a plataforma upMiner, o tempo para se obter informações é totalmente otimizado.

Ao tentar produzir um dossiê de forma analógico, muitas etapas terão que ser realizadas. Descobrir os dados da entidade pesquisada, realizar pesquisas em sites de órgãos públicos e regulamentadores, analisar os dados, separa relevante de irrelevantes e etc. Isso dura muito tempo.

Melhor do que fazer de forma analógica, é automatizar esse processo para se obter os dados e consequentemente, a informação é disponibilizada de forma estruturada para o usuário.

Você tem o benefício de otimizar o seu tempo com pesquisa, tabulação e estruturação dos dados e passa a se preocupar apenas com os processos de análise de informação, onde irá considerar apenas aquelas informações que forem importantes para sua tomada de decisão.

Classificação de informações

classificar-informacoes

Eis aqui o ponto fundamental de um dossiê, as análises de informações. Ao ter em suas mãos o dossiê, o mesmo estará repleto de dados sobre a entidade de interesse, pessoa física ou privada.

Esses dados, terão que ser classificados pelo analista como relevante irrelevante. É um processo natural para se tomar uma decisão.

Primeiro é analisado os fatos e após essa análise é tomada uma decisão. A precisão da informação irá mostrar se sua decisão foi boa ou ruim.

Processo decisório com bases sólidas

tomada-de-decisao-com-base

Falamos bastante em nosso blog sobre como tomar decisões, já demos diversas dicas e acreditamos que a melhor delas, é tomar decisão com base em dados e informações. Isso evita que sua decisão seja emocional diante de uma situação que pede racionalidade.

Um dossiê é parte fundamental de uma boa decisão. Seja para analisar um potencial cliente, um fornecedor e até mesmo funcionários. A nossa realidade hoje é movida a dados e mais dados, é por isso que existe o BIG DATA e suas 5 variáveis.

5 variáveis do BIG DATA:

  • Velocidade
  • Volume
  • Variedade
  • Veracidade
  • Valor

Certamente, você não precisa do grande volume de dados, você precisa de algo que lhe forneça o Small Data, que é nada mais e nada menos que os dados certos para a sua tomada de decisão.

O dossiê é um documento de small data, ele possui as informações essenciais para auxiliar gestores e analistas no processo decisório.

Conclusão

Com a análise de dossiê, os riscos de tomar decisões erradas e equivocadas são minimizados, é importante engrandecer o fato de que o dossiê possui as informações que um tomador de decisão precisa.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre nossa plataforma de automação de pesquisas na web, clique aqui.

Como você faz para obter as informações que precisa? Compartilhe com a gente os métodos que você utiliza e os resultado que obteve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *