Acompanhamento de processos: 5 dicas para fazer!

O advogado moderno precisa dominar todos os recursos tecnológico para conquistar a eficiência em seu trabalho. Um dos benefícios é poder realizar o acompanhamento de processos de forma online.

A tecnologia tem ganhado espaço no mercado jurídico nos últimos anos. Atualmente há disponível diversas soluções capazes de otimizar o dia a dia do advogado.

O trabalho do advogado sempre foi muito repleto de ações mão na massa, consultas e investigações que perduram um período que, às vezes, acaba sendo muito longo.

Com todo avanço tecnológico, perder tempo acaba sendo desvantajoso para o advogado.

Recomendamos a leitura do artigo: 3 dicas para consultar o diário oficial da união.

Sabemos que quando um escritório possui uma base grande de clientes e, em sua maioria, trabalha com uma equipe enxuta, alguns informativos acabam passando despercebidos.

Isso é um problema recorrente e que pode muito bem ser evitado com o uso de ferramentas digitais voltadas para o acompanhamento de processos.

A situação se torna ainda mais delicada, quando você não possui as informações necessárias para se planejar.

Para auxiliar nossos leitores advogados, decidimos desenvolver um artigo que pudesse auxilia-los quando o assunto é acompanhar processo. Por isso, continue lendo!

Se você busca meios de aumentar a produtividade em seu escritório, reduzir custos e ganhar em eficiência, esse artigo é totalmente voltado para você.

5 dicas essenciais para realizar o acompanhamento de processos

5-dicas-para-acompanhar-processos

Essas dicas são fundamentais para auxiliar o advogado a fazer muito mais com menos tempo.

Explorar o potencial que a tecnologia tem oferecido para o mercado jurídico é uma saída para profissionais e escritórios do meio jurídico adquirirem vantagem competitiva.

Recomendamos a leitura: 5 maneiras para realizar uma consulta processual.

Um dos problemas mais recorrentes, seja em um escritório de advocacia ou em um departamento jurídico, é a falta de habilidade e entrosamento com a tecnologia que alguns profissionais possuem.

Tenha claro quais são os resultados que você deseja alcançar e não tenha medo de explorar as vantagens oferecidas pela tecnologia.

Vamos as dicas!

1 – Mapear os principais diários

Sabemos que cada estado possui seus diários oficiais, tribunais de justiça e etc.

É necessário que o responsável pelo acompanhamento de processo possua o conhecimento de qual região está ocorrendo o processo e qual o diário em específico.

Se você possui um cliente da região norte e que nunca saiu de lá, você não irá acompanhar processo da região sul, não é mesmo?

Por isso, mapeie os diários de acordo com o a região que seus clientes residem.

2 – Defina palavras-chaves

defina-palavras-chaves

Na internet você consegue uma infinidade de dados, mas filtre as informações para seu clipping não ficar com muitos dados acumulados e você não saber o que fazer com eles. Quanto mais específico você for, mais relevantes serão os resultados da sua busca.

Recomendamos a utilização de palavras-chaves justamente por isso. Dessa forma, você consegue realizar um acompanhamento mais precisos dos processos e obter os dados necessário para a análise e tomada de decisão.

3 – Automatize e otimize tempo

Não perca mais seu precioso tempo realizando consultas manuais. Automatize o acompanhamento dos processos mais importantes e preocupe-se apenas em tomar decisões precisas através da análise.

A automação de tarefas traz grandes benefícios para os profissionais que a utiliza:

  • Otimização de tempo.
  • Produtividade.
  • Ocupação com outras tarefas.
  • Melhorias no processo decisórios.
  • Outros.

Confira como aqui: Plataforma upMiner, automação de pesquisas na web.

Veja o seu escritório e seus colaboradores mais ágeis e produtivo!

4 – Faça recorte eletrônico das ocorrências

A viabilização dos processos na web realizada pelos tribunais de justiça tem ganhado cada vez mais força e o clipping é cada vez mais adotado pelos principais escritórios de advocacia.

Com o recorte eletrônico você acompanha os seus relatórios de ocorrências através do seu e-mail e se mantém sempre a par das principais ocorrências.

Os benefícios trazidos pelo recorte eletrônico são:

  • Velocidade na obtenção das informações e relatórios.
  • Flexibilidade para programar buscas especificas.
  • Economia em tempo e agilidade frente aos seus concorrentes.
  • Confiança em obter as principais ocorrências, mesmo que ocorra algum erro e caligrafia.

Confira o artigo: Clipping, como ele pode ajudar a sua empresa.

5 – Receba as notificações de ocorrências e processos através da utilização de ferramentas

notificaçao-por-email

Após mapear os principais diários, definir as principais palavras-chaves para acompanhamento, automatizar o acompanhamento de processos e utilizar o recorte eletrônico, receba tudo o que foi coletado de forma estruturada em seu e-mail.

As notificações são um benefício que só as plataformas de coleta e estruturação de dados podem proporcionar para o advogado.

Dessa forma, o advogado ganha vantagem competitiva e se mantém ágil aos principais acontecimentos de seus clientes.

Conclusão

Espero que ao chegar até aqui, você tenha compreendido os benefícios que a tecnologia pode proporcionar para você e seu negócio.

A automação no acompanhamento de processo é bem econômica e otimiza muito o tempo gasto com consultas manuais.

O advogado moderno precisa estar cercado das melhores ferramentas tecnológicas.

E aí, o que achou das dicas? Deixei de informar alguma coisa? Você utiliza outras técnicas e métodos para acompanhamento de processos? Deixe um comentário abaixo ou encaminhe um e-mail para comunicacao@uplexis.com.br e eu responderei o mais breve possível.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *