O impacto da tecnologia no acompanhamento de consultas processuais

Vamos começar relembrando o que são consultas processuais, é o acesso as informações e andamento de processos de Primeiro e Segundo grau. A verificação pode ser feita por qualquer pessoa, exceto, em processos que ficam em segredo da justiça.

E será que a tecnologia impulsionou mudanças para o acompanhamento dos processos?

Sim, e mudanças totalmente positivas.

Benefícios que a tecnologia impulsionou no acompanhamento de consultas processuais

Veja na lista abaixo quais foram esses impactos:

  • Otimização do tempo

Não será mais necessário perder horas realizando buscas individuais em vários sites, muito menos ter que verificar pessoalmente em fóruns o andamento dos processos.

Facilita para funcionários que precisam analisar as informações ou para os advogados que trabalham sozinhos;

  • Relevância

Você terá em mãos muitas informações, e para não ter que ler o que não é necessário naquele momento é possível escolher as informações que são relevantes para analisar. E em outra hora verificar os resultados de análise urgente;

  • Organização

Você nunca mais terá na tela do seu computador uma poluição visual, os dados coletados da web, já chegaram organizados em documentos que poderão ser extraídas para Excel ou buscas que poderão ser salvas diretamente na ferramenta;

  • Acompanhamento online

É importantíssimo ter esse tipo de opção, hoje em dia sabemos o quanto as informações na internet se espalham rapidamente e são atualizadas muito mais rápidas, do que um documento em papel impresso para arquivamento.

Precisamos de praticidade para acompanhar todas as informações que são atualizadas diariamente, assim não corremos o risco de ficar por fora do que está rolando nos processos;   

  • Redução de custos

Ao invés de ter vários funcionários internos ou externos, perdendo horas analisando papéis manualmente, ou até mesmo realizando as buscas em site por site.

Tomando a decisão correta para o seu investimento, você com toda certeza, vai se sobressair com muitos lucros.

Não posso deixar de falar sobre o clipping nos diários oficiais, que trouxe consigo mais melhorias na tecnologia, e uma possibilidade de buscas também nas Consultas Processuais.

Mas, o que faz um clipping?

Com certeza você já ouviu falar do clipping online, o mesmo é uma forma de monitoramento sistemática de informações que buscam dados nos diários oficiais.

E como essas buscas são realizadas?

É possível encontrar as informações desejadas através dos termos de busca (nomes próprios ou palavras-chaves) definidos pelo usuário, independentemente da forma em que estejam disponibilizados.

Por conta da Inteligência Artificial se torna possível realizar a leitura eletrônica dos Diários Oficiais.

Algumas soluções disponíveis no mercado. permite aos interessados, algumas características de buscas que tornam o trabalho bem mais produtivo.

Confira abaixo alguns exemplos:

  • Perfil de busca

O usuário informa a plataforma, quais dados ele quer nos Diários Oficiais. As buscas podem ser feitas por:

  1. Nomes próprios – Nome do advogado;
  2. Palavra-chave – Razão Social.
  • Credibilidade

Os recursos disponíveis na Inteligência Artificial e Linguística Computacional, traz a semelhança, reportando as ocorrências mesmo que tenham erros da escrita.

  • Ocorrências

Os relatórios são enviados diariamente por e-mail, disponibilizados no website, como arquivos em XML, PDF e HTML, podendo ser exportado para o CPJ ou ainda para os programas de terceiros (por exemplo: Preâmbulo, TOTVS, upLexis, etc).

Mudanças tecnológicas acontecerão sempre e cada vez mais rápido

Eu não tenho dúvidas, que atualizações estão sendo realizadas em períodos curtos, e ainda me atrevo a pensar que se ainda não é assim, em breve será diariamente.

Estamos vivendo na era da tecnologia, e a intenção, o planejamento é globalizar ainda mais, e garanto que você não vai querer deixar sua empresa por fora.

Empresas que desejam permanecer competitivas, se não aderem para o uso de ferramentas que facilitam seu dia a dia, precisam começar a aderir para ontem, enquanto ainda dá tempo de recuperar o prejuízo ou não entrar no prejuízo.

Meios tecnológicos ajudam as empresas, nas questões:

  • Administrativa

Porque agora seus funcionários terão suas informações em computadores.

  • Organização

Os papéis partiram em retirada da sua empresa. Na verdade, em pleno século XXI, não me decepcione dizendo que os papéis ainda não partirão em busca da saída.

E caso ainda estejam perdidas por aí. Não se desespere, ainda dá tempo de leva-los para fora definitivamente;

  • Financeira

Agora sua empresa já tem computadores, armazenando todas as informações necessárias, os papéis já encontraram a saída, e você não vai precisar gastar dinheiro para comprar papéis para se tornarem no futuro, que não demora para chegar “A torre de papel” … Viu?! Até sua carteira saiu ganhando.

A tecnologia quando é bem utilizada, só traz benefícios totalmente positivos.

Empresas que começaram seus trabalhos antes do avanço tecnológico com certeza, sabem do sufoco que passavam para ter as informações rápidas e em mãos.

E as toneladas de papéis?!

Vamos concordar que ter a possibilidade de se livrar dessas toneladas de documentos impressos foi algo incrível.

Conclusão

Quando passa pela minha cabeça, a ideia de incontáveis papéis juntos, logo imagino um armário cheio de documentos arquivados, já me vem aquele desespero imaginando, eu trabalhando e tendo que procurar alguma informação nessa torre de papéis.

Vale reforçar que por todos os motivos já citados, o investimento de Tecnologia dentro de qualquer empresa se torna cada vez mais indispensável.

Espero ter ajudado você, a ampliar seus conhecimentos a respeito da tecnologia.

 


PS: este texto foi escrito por Jocimara Assis, Sales Development Representative na upLexis e estudante de jornalismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *