8 tipos de ações que caracterizam a fraude financeira

A fraude pode ser caracterizada sob diversos formatos, no artigo de hoje, abordaremos especificamente alguns tipos de ações que resultam na fraude financeira.

A fraude financeira não é uma exclusividade de empresas do setor apenas, ela pode ocorrer nos mais variados segmentos. Basta que uma pessoa esteja má intencionada, para que ocorra alguma situação.


Recomendamos para você: Corrupção ou fraude? Quais diferenças e semelhanças possuem


A fraude em si, é uma ação cujo uma pessoa age de má fé para se obter de benefícios e ganhos pessoais. Quem comente fraude pensa apenas em si mesmo e não se importa em prejudicar terceiros, seja pessoas ou empresas.

O que é fraude financeira?

 

Podemos caracterizar fraude financeira como uma ação em que o objetivo é se obter propriedades, dinheiro e serviços de forma injusta, onde pessoas e empresas são prejudicadas.

Existe uma grande preocupação em relação a fraude financeira quando falamos de empresas, sem dúvidas, esse tipo de fraude é o maior temor de uma organização.

No final do último ano (2015), a Kaspersky Lab junt com a B2B international realizaram um estudo sobre Risco de segurança corporativa de TI e entrevistaram mais de 5.500 executivos e profissionais de 26 países (Incluindo o Brasil).

O estudo conclui que 50% das empresas brasileiras acreditam que precisam melhorar a proteção de transações financeiras que realizam.

As consequências de prejuízos financeiros e fraudes atingem a reputação das empresas de forma imediata, causando a perda se sua credibilidade no mercado.

A maior fraude financeira 

 

A maior fraude financeira ocorreu na cidade de Nova York nos Estados Unidos da América. O autor da façanha foi o americano Bernard Laurence Madoff, presidente de uma sociedade de investimentos que fundou em 1960 e levava o seu nome.

No final de 2008, mais precisamente em dezembro, Madoff foi detido pelo FBI e acusado de fraude. Estima-se que a ação fraudulenta tenha alcanado uma marca de 65 milhões ou bilhões de dólares, se tornando uma das maiores fraudes financeiras realizadas por uma só pessoa.


Você pode entender melhor a história clicando aqui.


Não há dúvidas de que as ações de Madoff causaram muitos prejuízos as pessoas prejudicadas, sendo elas, bancos, grupos de investimentos e organizações caritativas.

8 Ações que caracterizam a fraude financeira

 

O fraudador age de forma ordenada, algumas vezes pode selecionar as suas vítimas, outras vezes, pode agir simplesmente pelo seu instinto trapaceiro de querer ganhar vantagens.

A fraude pode acontecer tanto com pessoas como com empresas, por isso selecionamos algumas ações relacionadas a pessoas e, outras relacionadas a empresas.

Ações de fraude financeira relacionada a pessoas:

 

1# Promessas de alta rentabilidade.

Costumeiramente, esse tipo de situação ocorre com investidores, onde falsos gestores e empresários oferecem aplicações de até 500% de rentabilidade.

Em outros casos, o fraudador compra ações fora da bolsa de investimentos sem saber o seu real e as revendia com altos lucros. Essa atividade é geralmente chamada pelo mercado de “garimpagem”.

2# Ausência de riscos.

Sabemos que investir é uma atividade que gera riscos, ao mesmo tempo em que as ações de uma determinada empresa possam estar lá no alto, no dia seguinte pode estar lá embaixo.

A falta de conhecimento ou a grande promessa de investir sem risco pode levar você a tomar uma decisão equivocada e que te traga prejuízos imediatos e futuros.

Atente-se e não caia nessa.

3# Promessa de dinheiro fácil.

Com toda certeza, eu arrisco sem medo que qualquer pessoa no mundo gostaria de ganhar dinheiro fácil, na teoria isso é muito lindo, mas não caia nessa.

Promessas de dinheiro fácil é uma roubada, desconfie sempre de propostas assim.

4# Pirâmides – Muitas vezes caracterizada como “Marketing multinivel”.

 

Dizem que a única forma de se ter um bom retorno com pirâmides, é se você for o dono delas.

Mas afinal, o que é essa tal de pirâmide?

Pode ter certeza que não são aquelas do Egito. As pirâmides é um esquema que faz parte daquilo que chamamos marketing multinivel, quando o produto que é comercializado ou não existe ou não é a principal fonte de recursos que uma empresa obtêm.

O marketing multinível é uma forma de se estabelecer relações de consumo com pessoas fora da estrutura.

Ações de fraude financeira relacionada a empresas:

 

5# Registro de transações sem comprovação.

Ato que comumente acontece com empresas e pessoas que fazem grandes transações, mas, não comprovam de onde vem o dinheiro.

6# Adoção de práticas contábeis irregulares.

“Omite uma coisinha aqui, outra ali e o balanço anual da empresa fica dentro das conformidades”.

Bom, a adoção de práticas contábeis irregulares é bem frequente e podemos ver como alguns balanços e razonetes aparecem com informações quebradas.

Essas situações ocorrem pelo fato de empresas não transmitirem todas as suas informações aos seus escritórios de contabilidade, ocorrendo assim, uma omissão de informações.

7# Apropriação indébita de ativos.

Conhecida como uma das fraudes mais comuns em empresas, a apropriação indébita de ativos ocorre quando executivos se tomam posse de recursos da empresa sem o seu consentimento.

Parece um pouco com o “furto”, mas não pode ser considerada assim pois o recurso chega na mão do agente de forma legitima.

8# Alteração e falsificação de registros e documentos, modificando resultados e registros ativos e passivos.

Com certeza, essa é uma das formas mais tradicionais de fraude e nem sempre está ligada somente a empresas, pessoas mal-intencionadas adoram cometer esse tipo de fraude.

É necessário sem atentar-se na leitura de documentos, para que não passe nada batido, só passar o olho e assinar, não convém nesses casos.

Alguns executivos as vezes são tentado a adulterar resultados. Com metas estipuladas fora do normal, os executivos acabam modificando resultados como vedas e renovação de contratos, para atingirem o objetivo e ganharem suas comissões.

Todo cuidado é pouco.

conclusão

Acreditamos que a melhor forma de se prevenir contra a fraude é se antecipar aos agentes que cometem o delito.

Os setores de compliance e prevenção de riscos tem obtido um crescimento dentro das organizações justamente para estruturar processos que sejam capazes de evitar a fraude.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira saber um pouco mais a respeito sobre o que a upLexis Tecnologia faz para ajudar as empresas na prevenção a fraude, entre em contato com nosso time especializado no assunto.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *