8 características de empresas corruptas

Costumamos dizer que a corrupção é um mal social, esse dito possui tais verdade. Mas, o que tornam pessoas e empresas corruptas? Os motivos podem ser diversos.

Mais do que encontrar os motivos que tornam as pessoas empresas corrutas, é conhecer as características desses agentes corruptores e é isso que iremos abordar nesse artigo. Mais precisamente, as características de empresas corruptas.

Recentemente o planeta terra passou por um tsunami de corrupção. Nesse tsunami estavam envolvidos os principais líderes de continentes, e as principais empresas do mercado.


Recomendamos a leitura: O que é a corrupção ativa?


Nos últimos, o Brasil foi um dos principais territórios que movimentaram os escândalos de corrupção e mesmo sendo uma das personagens principais desses acontecimentos, o país desenvolveu medidas para combater tais atos.

Uma das primeiras medidas que posso citar é a lei n° 12.846/13, a famosa lei anticorrupção e você pode entender um pouco mais sobre ela lendo este artigo que publicamos a um tempo atrás.

Temos também, a lei n° 12.683/12, que é bem conhecida como a lei de lavagem de dinheiro que visa punir os agentes corruptores, sendo eles pessoas físicas ou jurídicas, que ocultam a natureza dos recursos.

Podemos ver que mesmo o Brasil tendo uma participação ativa na corrupção mundial, ele é um país que possui medidas para o combate ao ato, de fato, concordo que precisa haver mais seriedade nas investigações e punições.

Após essa breve introdução, eu quero listar para você meu caro leitor, 8 características de empresas corruptas e espero profundamente que essas dicas o ajudem a não se meter em abismos sem volta no mundo dos negócios corporativos.

As 8 principais características das empresas corruptas

caracteristicas-corruptas

Essas características podem ser unanimes ou não. Isso irá partir do ponto de vista de cada leitor. O meu objetivo como autor é apenas iniciar um diálogo democrático entre nós profissionais e se possível obter aí mais dicas de características de empresas corruptas.

Sem muitas explicações, vamos direto ao ponto! Sei que você está sedento por essas informações.

1# Falta de ética

Muito se fala sobre a ética, a ela são destinadas diversas definições. Mas, como podemos identificar uma empresa que não a possuí?

Podemos dizer que uma empresa sem ética, é uma empresa que não age com transparência junto aos seus colaboradores, parceiros de negócios e clientes.

Uma empresa é aquilo que sua gestão é! Claro que não podemos generalizar, existem pessoas e pessoas, mas, se uma empresa possui uma gestão que visa a falta de transparência e o benefício próprio, esse é o primeiro indicio para cair fora.

2# Tráfico de influência

Já ouvi falar bastante do tráfico de influência, mas, estudando o mesmo agora, pude me aprofundar melhor no entendimento.

Talvez essa possa ser uma característica que ocorre comumente em negociações. O tráfico de influência é se aproveitar de uma posição privilegiada para se obter uma vantagem de promessa.

Fica bem claro que podemos dizer que tal ação se cabe a determinados tipos de gestores e profissionais, mas, procure pensar em uma empresa que possui uma boa participação de mercado. Pensou? Ele pode se obter do tráfico de influência para obter algumas vantagens.


Recomendamos a leitura: A importância da ética empresarial.


3# Acordo contratuais ilícitos

acordos-contratuais-ilicitos

Sabemos que essa é uma característica difícil de se obter sobre alguém com quem sua empresa está negociando, mas, se essas organizações tiverem algum processo em andamento envolvendo super contratos, não será difícil encontrar a informação.

Um grande exemplo real que podemos citar nessa situação é o da Petrobrás e você pode ver aqui, detalhes desse caso.

4# Pagamentos de propinas

Bom, esse é um ponto que não há muito o que declarar, tendo em vista que empresa que recebe ou paga propina, está participando ativamente de atividade ilícitas.

Dinheiro de propina é ilegal e pode ser considerado com todas as letras como SUBORNO, é claramente considerado uma característica de corrupção.

5# Envolvimento em investigações

A cada notícia sobre as investigações da operação lava jato, descobrimos um novo participando envolvido no maior esquema de corrupção do Brasil.

Qualquer levantamento de dados sobre uma pessoa jurídica que houver a informação de investigações e envolvimentos em atividades ilícitas, deve ser considerado.

Se você está em negociação com alguma empresa envolvida em investigações, faça novamente uma análise aprofundada e avalie os riscos de entrar nesse barco.

6# Envolvimento com trabalho escravo

Na segunda semana de novembro, publicamos em nosso blog um artigo onde relatamos um panorama do trabalho escravo e citamos alguns casos reais de empresas envolvidas indiretamente em tal ação.

Claro que deve ser levado em consideração o caso de estar envolvido de forma indireta, mas as leis que punem tal ato não se importam se o envolvimento é ou não direto.

Mas, vamos ser sinceros! É muito difícil você se envolver com alguém que estar envolvido com trabalho escravo e não saber sobre isso.

Novamente digo, avalie sempre os riscos.


Recomendamos a leitura: O que é a lei da ficha limpa?


7# Condenações de conhecimento público

Se a sua empresa se relaciona com organizações que já foram punidas por envolvimento em corrupção, fraude, lavagem de dinheiro e possui um rico histórico com atividades ilícitas, é hora de repensar a suas parcerias.

Sabemos que todos merecem segunda chance, mas aquele papo de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar já foi provado que é totalmente invalido.

As chances de um erro voltar a acontecer serão sempre maiores de que a chance de fazer a coisa certa.

8# Omissão fiscal

omissao-fiscal

Por último e não menos importante, é a omissão fiscal! Considero essa característica uma das mais famosas e mais praticadas por empresas corruptas.

Sempre levo em consideração o fato de a tributação do nosso país ser totalmente elevada, mas um erro não pode servir de justificativa para o outro. Essa atitude de omissão é sim considerada um ato corruptivo.

Conclusão

Espero que ao chegar até aqui, essas dicas tenham servido de algum valor para você. Sei que essas 8 características são apenas a ponta de um iceberg de inúmeras outras.

Se você conhece ou sabe de alguma outra característica de empresas corruptas, compartilhe com a gente deixando um comentário abaixo. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *