6 Técnicas de coletas de dados para a tomada de decisão

A velocidade com que dados e conteúdo são gerados na internet é absurda, por mais mensuráveis que sejam as métricas relacionadas a essa produção, será que podemos encontrar as melhores técnicas de coletas de dados?

Os nossos dias atuais é definido como a era da informação, milhões de conteúdos são gerados a cada minuto e bilhões de dados a cada segundo. A internet rompeu as barreiras da integração social, revolucionando a forma do ser humano se comunicar. Hoje conseguimos falar com pessoas ao redor do mundo a um clique.

Com o envolvimento social junto a internet, os dados passaram a ser de extrema importância no mundo dos negócios. Cada vez mais as empresas integram-se ao mundo digital e passam a fazer parte dos produtores de conteúdo e dados que são gerados na web.

Mas o que é um dado? O que o torna tão importante para empresas de todo o mercado?

Segundo o site conceito.de podemos conceituar um dado como um documento, uma informação ou até mesmo um testemunho que nos permite chegar ao conhecimento de fatos deduzindo suas consequências.

Imagine ter conhecimento dos acontecimentos mais importantes do mercado, saber o que os seus concorrentes estão fazendo, conhecer fornecedores que possam se tornar futuros parceiros, a coleta de dados pode auxiliar muito nas estratégias e posicionamento da sua empresa.

O que o torna relevante para as empresas é o fato de muitas vezes servirem de apoio para uma tomada de decisão, através de um embasamento real disponibilizado por fontes confiáveis.

Para obter resultados relevantes através da coleta de dados, um bom planejamento é essencial para a execução de métodos e apuração dos dados.

O planejamento inicia-se desde a identificação do objetivo, de um público-alvo, locais de coleta de dado, tempo para coleta, período de análise e entre outros pontos que possam ser acrescentados para um melhor resultado.

A coleta de dados pode ser realizada de diversas formas, seja no contexto que chamamos off-line (que não está dentro da internet), como no contexto online (tudo aquilo disponível na web).

Para auxiliarmos você e sua empresa, relacionamos aqui 6 técnicas que podem te ajudar na coleta de dados:

1# Defina seu objetivo

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Para se coletar dados, você precisa ter conhecimento claro de qual é o seu objetivo. Tenho certeza de que ninguém irá sair por aí coletando dados sem nenhum fundamento apenas para se obter um grande volume.

Seja claro na hora definir, estabeleça algo que seja se fato possível de se atingir, para que não haja frustrações por não obter o resultado desejado, ou investir sem conseguir um retorno.

Defina um time para a conclusão do seu objetivo, se não, acabara investimento muito tempo em algo que talvez não seja o que realmente esperava.

Os dados precisam ser direcionados, pois se não, não há a necessidade de obtê-los se não irão servir para alguma pauta.

2# Conheça os tipos de dados que você precisa

Esse primeiro ponto nos leva ao conhecimento dos dados que precisamos e nos permite voltar lá nos conceitos de pesquisa de mercado, na onde fazemos o levantamento de informações.

Existem dois tipos de dado, são eles:

Dados primários – Os dados primários são aqueles que nunca foram coletados anteriormente, podemos dizer que são pesquisados com o intuito de conhecer as necessidades especificas que a pesquisa deseja obter.

Dados Secundário – Os dados secundários são o oposto do primário, aqui eles já foram pesquisados, tabulados e até mesmo analisados, são dados disponíveis e já existentes.

Pode até parecer muito simples esse conceito de tipo de dados, mas, muita gente ainda gera muita confusão a respeito dessa abordagem.

3# Faça uso de palavras-chave

Find keywords concept. Marketing specialist looking for keywords (concept with magnifying glass).

A utilização de palavras-chave está relacionada ao ponto anterior, que foi a definição do objetivo, as palavras dão corpo aos dados e facilita a interpretação dos mesmos para um melhor entendimento do assunto em foco.

Exemplo:

Palavra-chave: Fraude.

Resultados: Ao definir a palavra em foco como sendo FRAUDE, os seus resultados serão todos relacionados ao contexto direto da palavra. Possibilitando a coleta de dados de pessoas e empresas envolvidas em casos de fraude.

4# Utilize testes e formulários

Pode parecer uma técnica ultrapassada, mas ainda é muito utilizada nos contextos de off-line x online.

Na internet temos diversos sites que possibilitam a criação de formulários e um grande exemplo é o Google Documentos, que além de construir o seu próprio formato de documento, disponibiliza a apuração das respostas em gráficos para facilitar o processo de análise.

Tome cuidado para não utilizar técnicas que sejam consideradas intrusivas pelos candidatos e pessoas entrevistadas, isso é um erro muito comum que costuma acontecer.

Utilize no balcão de atendimento de sua loja, aplique páginas no seu site, faça o cadastramento nos eventos que você realiza. Grandes companhias ainda utilizam essa prática de forma muito eficiente.

5# Faça uso de ferramentas digitais

Diversas empresas disponibilizam ferramentas de coleta de dados na internet, são inúmeras variedades para facilitar empresas e pessoas nesse processo.

Conheça bem o seu público antes de sair utilizando as ferramentas de coleta de dados na internet.

Nós da upLexis indicamos a nossa ferramenta upMiner.

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O upMiner é um minerador de dados, ele varre a web atrás de informações que possuam relevância para o seu negócio, através da definição de algumas palavras-chave e também de n° de documentos de pessoas e empresas, ela não só coleta dados, como também os categoriza, possibilitando uma melhor compreensão da informação adquirida e da fonte que foi retirada.

As ferramentas são grandes auxiliadoras do processo decisório e contribuem significativamente na economia de tempo para a coleta e apuração dos dados.

A instantaneidade com que os dados surgem na web, pode facilitar na coleta de informações frescas ou o que podemos chamar de real time, quando você consegue ter conhecimento dos acontecimentos em tempo real e realizar pesquisas de forma online.

6# Analise os resultados

Close-up of female and male hands pointing at business document in touchpad

Bom a análise é um dos pontos chaves das técnicas de coleta de dados. Ao finalizar uma coleta de dados é necessário a apuração, análise e estruturação dos resultados.

Alguns exemplos que você pode ter como resultados são textos, documentos, imagens, cartas, livros, teses e diversas outras opções de conteúdos que são disponibilizados por seu público entrevistado ou que são publicados na internet.

Os dados geralmente chegam recortados, não estruturados, sendo necessário uma análise para a melhor forma de compreensão, para que assim, comecem a fazer algum sentido, lembrando que dados não estruturados, são apenas dados sem utilização.

As ferramentas disponíveis na web, costumam disponibilizar os resultados obtidos através de gráfico interessantes que contribuem para uma análise simplificada e relevante.

A apuração contribui para o entendimento do contexto em que a informação será inserida e de como ela poderá auxiliar no processo decisório.

Conclusão

As técnicas de coleta de dados servem para a compreensão e interpretação do objetivo definido para a utilização da informação, lembrando sempre que os dados a serem coletados precisam estar relacionados ao contexto do objeto de análise

Existem diversas outras técnicas de para coleta de dados, procuramos listar os pontos que consideramos importantes para se obter um resultado significativo com a prática.

Se você ficou com alguma dúvida sobre as técnicas de coleta de dados e não sabe muito bem com aplica-las ao seu contexto empresarial, entre em contato com a gente e te ajudaremos sem compromisso.

Fale com o nosso time de especialistas para conhecer mais técnicas de coleta de dados e descobrir qual se encaixa melhor para a sua empresa.

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