5 métodos de coleta de dados

Com o montante de informação gerado diariamente no mundo, a coleta de dado tem se tornado uma atividade importante no dia a dia de gestores. Utilizada para um conhecimento aprofundado dos acontecimentos do mercado, iremos aborda nesse artigo 5 métodos de coleta de dados.

Em um artigo que publicamos anteriormente, procuramos abordar o que é a coleta de dados e também 3 razões para se iniciar uma, tendo em vista que, de fato, há um crescimento exponencial dessa atividade na rotina das organizações.

Mas, para que serve a coleta de dados? Basicamente, a coleta de dados serve para definir a direção que um projeto irá seguir através das informações coletadas. Essas informações são de suma importância, pois podem ser dados levantados a respeito do seu público-alvo, a jornada de consumo, análise da concorrência e entre outros pontos que afetem diretamente o negócio.

O planejamento é primordial para se dar início a coleta de dados, com cada etapa bem estruturada e definida, os dados podem ser trabalhados de forma categorizada, facilitando o processo de coleta e a compreensão na hora de fazer a análise.

A cada dia a facilidade de se coletar dados é otimizada pelo mercado, através de tecnologias desenvolvidas para minerar a internet em busca de informações relevantes, sem falar dos meios tradicionais que são ainda muito utilizados, como a pesquisa de campo, onde é enviado para as ruas um pesquisador com o objetivo de coletar informações primárias através de entrevistas.

Ao iniciar o processo de coleta de dados, defina o objetivo para o início da atividade, selecione o público-alvo a ser estudado, selecione qual instrumento utilizar para a coleta, defina as métricas e analise o resultado. Tendo esse corpo estruturado, damos início a coleta de dados.

Métodos de coleta de dados:

1# Método cientifico

Segundo a definição do site significados.com, o método cientifico “é o conjunto de normas básicas que devem ser seguidas para a produção de conhecimentos que têm o rigor da ciência, ou seja, é um método usado para a pesquisa e comprovação de um determinado conteúdo”.

Como o método cientifico está relacionado com a coleta de dados?

Com o objetivo de reunir um conjunto de informações que comprovem um determinado conteúdo, o método estará ligado através dos dados que darão base para o seu objetivo de pesquisa definido.

Um exemplo simples do método cientifico é a utilização da pesquisa de campo, onde o entrevistador abordar as pessoas em busca de informações que respondam a um questionário já definido e que comprovem as suposições estabelecidas.

2# Método qualitativo

O método qualitativo geralmente é utilizado para definir um problema, identificar determinantes, gerar hipóteses e etc. Os grupos focais costumam ser as “cobaias” desse método, fornecendo dados e informações a respeito do objetivo da pesquisa.

Relacionado a coleta de dados através das opiniões primarias fornecidas pelo público estudado, que contribuam para o objetivo de pesquisa e gere alternativas de estudos até que se encontre uma resolução para o problema.

As técnicas utilizadas nesse método são as entrevistas abertas, grupos de discussão ou técnicas de observação de participantes e contribuem para a coleta do discurso completo de cada participante e que estarão sujeitos a interpretações.

3# Método quantitativo

O método quantitativo é utilizado para a utilização de técnicas estatísticas, é utilizado geralmente questionários e muitas pessoas para responder. O método é geralmente utilizado quando se deseja saber opiniões a respeito costumes e características sobre um determinado público.

A utilização do método quantitativo pode ser de 3 formas, são elas:

  • Explanatória: Quando se tem por objetivo testa uma teoria, verificando a existência de novas situações e estabelecendo causas.
  • Exploratória: Quando se tem a intenção de saber o público-alvo acha sobre um determinado conceito ou tópicos de interesse.
  • Descritiva: Quando se deseja identificar costumes e opiniões de um determinado grupo de pessoas e verificar se tais opiniões estão de acordo com a realidade.

Deve-se sempre reservar um tempo para que os dados coletados através desse método sejam analisados.

4# Método fenomenológico

O método fenomenológico é uma extensão empregada do método qualitativo. Está extremamente preocupado com a descrição da experiência, como ela é. Definido pelo filósofo e matemático Edmund Husserl, acreditando que a realidade é construída através do contexto social e entendida da forma que é interpretada.

A ligação do método fenomenológico com o a coleta de dados, este na interpretação e entendimento dos dados adquiridos através da pesquisa e estará baseada em diversas interpretações de uma mesma informação.

5# Método dedutivo

O método dedutivo é considerado o método racionalista, colocando a razão como a única forma de chegar ao conhecimento verdadeiro, de uma forma mais simplista, a única forma de se atingir o objetivo.

Utiliza uma forma de raciocínio descendente, da análise geral até a particular, chegando na conclusão que se espera. Através de duas premissas estabelecidas (Maior e Menor), chega-se a uma terceira logicamente decorrente.
Exemplo:

Políticos envolvidos na lava a jato. (Premissa maior)

Ex-Presidente é político. (Premissa menor)

Logo, ex-presidente está envolvido na lava a jato.  (Conclusão)

Conclusão

Os métodos de coleta de dados estão ligados diretamente ao objetivo da pesquisa e ambos possuem a mesma direção, que é obter informações relevantes para um processo de identificação de oportunidades para um negócio, seja ele pessoal ou não.

Os métodos podem variar de acordo com o tipo de informação que se deseja obter, sendo eles dados primários ou secundários. Temos disponível e nosso blog um artigo que apresenta os instrumentos de coleta de dados e lá você pode identificar aquele que se adequa melhor para a sua utilidade.

Lembre-se também que a tecnologia disponibiliza diversas plataformas para coleta e análise de dados, use-a e otimize os seus processos e principalmente o seu tempo na hora de coletar informações.

Os métodos de coleta de dados citados á cima, são os mais utilizados e conhecidos por todo o mercado e com certeza contribuíram de forma efetiva para o seu projeto.

Para conhecer a nossa solução para coleta de dados, entre em contato com os nossos especialistas, será um prazer batermos um papo sobre métodos e técnicas de coleta de dados.

Confira também, nosso e-book sobre como fazer uma coleta de dados eficiente e otimize ainda mais as suas consultas. Clique na imagem e baixe gratuitamente.

1 Comentário


  1. Oi, tudo bem! Eu gostei do post… E gostaria de te convidar para se afiliar ao meu produto.

    O produto tem um valor baixo mas é poderoso em conversão, da para vender centenas e centenas de cópias.

    Tanto a página de vendas como o produto são muito extratégicos. Além de realmente trazer resultados para quem aplica.

    Por favor, de uma analisada, o link está ai no meu nome, o produto se encontra disponivel para afiliação no hotmart.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *