5 maneiras de realizar uma consulta processual

Já imaginou o quão trabalhoso é para um advogado realizar uma consulta processual?

Começo esse artigo indagando essa questão. Acredito que nos dias de hoje, com o grande desenvolvimento de novas tecnologia para a área jurídica, o advogado tem a praticidade ao seu lado.

Mas, eu me questiono. Será que ainda existem advogados e escritórios de advocacia que gastam muito tempo e dinheiro para realizar a sua consulta processual?


Recomendamos para você: 3 dicas para consultar o diário oficial da união.


Vamos listar alguns pontos negativos antes de chegarmos a nossas 5 dicas sobre uma consulta mais efetiva de processos (Que eu garanto, irá te tomar menos tempo e dinheiro).

Quais são esses pontos negativos?

Imagine que você como advogado, teria que ler mais de 5 mil páginas de um diário oficial para tentar encontrar algum dado ou informação que esteja relacionado ao seu interesse e de seu cliente.

Para evitar longas horas de leitura, você ou seu escritório, contrata pessoas para fazer esse serviço com exclusividade.

Além disso, imagine ter que ficar indo de fórum em fórum para tentar obter alguma informação em relação a processos e diários. Imaginou?

Refletindo sobre essa breve história, vamos as conclusões:

  • Muito tempo de leitura, que resulta na perda de um tempo que você poderia estar focado em outra atividade.
  • Contratação de novos funcionários para realizar essa atividade. Isso resulta no aumento dos custos, que acredito eu, não vale apena para tal atividade.
  • Logística para se obter informação. Mais um aumento nos custos de uma atividade que poderia ser realizada se forma simples através da tecnologia.

É importante deixar claro, que simplificar o processo não quer dizer que não existirá investimentos em recursos humanos e tecnologia. Mas a redução dos seus custos diante dessa atividade pode ser enorme.

5 dicas para fazer uma consulta processual

1# Saiba qual informação é relevante para você

saiba-qual-informacao-e-relevante-para-voce

É importante você saber qual informação irá influenciar o seu processo decisório.

Sabemos que alguns diários oficiais possuem mais de 5 mil páginas de processos. Imagine você ter que ler 3 mil páginas para encontrar a informação que precisa na 3001. Imaginou?

Esse passo é importante pois será através dele que saberemos qual diário eu preciso buscar para encontrar o que eu preciso.

2# Conheça os diários que possuem a informação que você precisa

conheca-os-diarios-oficiais-que-possuem-informacao-certa

Existem diversos diários oficiais que circulam diariamente no país, em cada estado, em cada município, em cada cidade. Tentei pesquisar um n° exato, mas não encontrei.

Os diários podem ser classificados como aqueles que circulam:

  • Intimações
  • Processos
  • Pautas
  • Decisões
  • Outros

Por isso é importante saber que tipo de diário possui a informação que você precisa. Dessa forma, você já minimiza o tempo de ter que pesquisar em um por um, você já vai naquele que é o certo.

3# Use a tecnologia a seu favor

use-a-tecnologia-aseu-favor

A tecnologia é um divisor de águas no mercado. Ela tira de cena trabalhos pífios que tomam o seu tempo e deixam sua rotina maçante e tediosa.

É bom ver que a evolução tecnológica que existe no segmento jurídico alcançou um patamar inovação extraordinário.

Mas, como eu advogado, posso me beneficiar dessa tecnologia?

É muito simples, o mercado é cheio de softwares de gestão e automação de processos. Sem puxar sardinha para o meu lado, o grande exemplo de consulta de processos é nosso software, o upJúris.


Recomendamos para você: conheça 5 dicas de como usar o clipping online.


Um exemplo prático de como ele funciona? É para já!

Você seleciona tag’s e palavras-chaves que estejam relacionadas ao processo que você está trabalhando, nome de seus clientes (PF ou PJ).

Seleciona os diários oficiais dos estados em que o processo está sendo tradado.

O nosso mecanismo irá buscar nos diários selecionados, todas as tag’s e palavras-chaves que foram escolhidas e irá te trazer todo o estado do processo que você está atuando no seu e-mail.

Dessa forma, você só tem o trabalho de analisar, acompanhar, juntar os dados que você precisa para recorrer e tomar sua decisão.

Isso reduz tempo e investimentos desnecessários, fazendo com que a sua consulta de processos opere de forma automatizada. 

4# Acompanhe todos os passos do seu processo

acompanhe-todos-os-passos-do-seu-processo

Diariamente os diários publicam o andamento dos processos que estão ocorrendo. A tecnologia te ajuda a acompanhar o status do processo até o seu término.

Isso permite ao advogado estar sempre no prazo de suas apresentações e comparecimento nos fóruns e tribunais, eliminando cada vez mais as chances de perder prazos ou notificações das intimações.

5# Analise as informações e tome decisões

pen, magnifying glass and the working paper with a diagram

Por fim, o advogado tem em suas mãos todas as informações necessárias para tomar a sua decisão. Com isso, ele economizou tempo e dinheiro, e pode se manter nos prazos dos processos e intimações.

Tomar decisões precisas é algo que um advogado precisa, mas para isso acontecer ele precisa estar munido das informações certas.


Recomendamos para você: Como tomar a melhor decisão gerencial.


Conclusão

Realizar uma consulta processual pode ser uma tarefa simples quando aliamos processos complexos com a tecnologia.

Além do mais, a praticidade oferecida ao advogado é algo que o faz ganhar tempo para direcionar suas ações a outras atividades.

E você, quais são as suas dicas para realizar uma consulta processual? O que você costuma fazer? Deixe o seu comentário abaixo, adoraríamos saber como você realiza suas consultas.

No mais, espero que essas dicas possam te ajudar a otimizar o seu processo de consultas nos diários oficiais e que você consiga atingir os resultados que espera com as decisões tomadas.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *