5 Dicas de como tomar decisões assertivas

Você já deve ter se perguntado se as decisões que você toma dentro da empresa são assertivas, não é mesmo? A verdade é que uma das maiores dificuldades de quem tem poder de decisão é saber como tomar decisões da melhor maneira possível.

As dúvidas surgem a todo momento e muitas vezes você não vai saber ao certo como lidar com elas e qual a maneira mais eficiente de solucionar determinado problema. A decisão estará nas suas mãos – você sabe o que é o melhor para a empresa?


Recomendamos para você: Como tomar a melhor decisão gerencial.


Saber liderar é a primeira qualidade de um bom tomar de decisões. Sua integridade e seu caráter são reflexos das suas decisões. Aqueles que não tem sabedoria e se orgulham do poder, são dominados pela arrogância e tendem ao fracasso de suas decisões.

Chegar a decisão certa e no tempo certo pode te tirar boas noites de sono. Pensando em te ajudar a simplificar a tomada de decisão, selecionamos algumas dicas práticas para você não ter dúvidas na hora de decidir sobre qualquer assunto.

Como tomar decisões empresariais?

como-tomar-decisoes-empresariasi

Saber como tomar decisões empresariais envolve vários fatores inseridos no processo de tomada de decisão – que varia de de uma empresa para outra. Algumas etapas do processo decisório são básicas, como, por exemplo, planejar e direcionar as ideias para organizar e propor soluções.

Aprender a tomar decisão é para todo funcionário que tem autonomia no trabalho e não somente para os administradores, a menos que seja algo burocrático e precise de um representante legal.

Ao se deparar com problemas urgentes, geralmente os que envolvem questões éticas, mesmo que não seja sua obrigação, intervenha e assuma a responsabilidade pela decisão.

Mas como tomar decisões que estão de acordo com os valores da minha empresa? Antes de te apresentarmos as dicas, você precisa conhecer as regras para a tomada de decisão:

  • Assuma a responsabilidade
  • Decida apenas o necessário
  • Saiba a hora certa de decidir
  • Não espere para agir

Quando você assume a posição de decisor, os valores da empresa devem sobressair aos seus valores pessoais. Isso porque a sua decisão impacta na vida de todos que trabalham junto com você.

Seja atento e cauteloso com as informações que servirão de base para a sua decisão. A sua postura de líder deve encorajar os colaboradores de que você tem habilidades para gerenciar os riscos e tomar as melhores decisões para a organização.


Recomendamos para você: 6 dicas de tomada de decisão nas organizações.


Não é fácil saber como tomar decisões, principalmente quando tem que convencer sua equipe a aceitar sua decisão. As dicas que separamos para você podem ser aplicadas tanto no trabalho, quanto na sua vida pessoal. A ideia é que você se sinta confiante do que está decidindo.

Dica 1: Escute as pessoas

Man in suit cupping his ear with his hand

Os gestores empresariais diariamente têm que decidir sobre o andamento da empresa, mas podem falhar por não conhecer de perto os processos internos. Por isso, é importante reunir uma equipe para analisar e propor decisões.

Ao reunir pessoas com habilidades de gestão você consegue outros pontos de vista para ter uma visão macro sobre as situações. Conseguir enxergar e ter clareza sobre o que seria uma decisão boa de uma ruim, identificando falhas e imprevistos, garante o sucesso da sua decisão.

Dica 2: Converse com alguém sobre sua decisão

Cada pessoa tem uma percepção diferente sobre um mesmo assunto, você já reparou isso? Isso acontece porque nosso cérebro não consegue filtrar todo campo de visão dos nossos olhos. O mesmo acontece no ambiente corporativo.

Ficamos focados no trabalho e a tendência é que tomemos decisões baseado somente naquilo que sabemos. Por isso, a primeira dica foi bem clara: saiba escutar as pessoas e obter informações válidas para contribuir para a tomada de decisão.

Dica 3: Defina os objetivos que pretende alcançar com aquela decisão

Toda decisão tem uma finalidade diante de um problema ou oportunidade que surgiu. A sua decisão precisa ser válida a curto prazo e colher resultados a longo prazo. Ao planejar uma tomada de decisão, não tire da sua mente os objetivos que você (ou sua empresa) pretende alcançar.

Dica 4: Tenha um processo decisório

tenha-um-processo-decisorio

Que o processo decisório envolve muito trabalho e estratégias você já sabe, não é mesmo? Mas você conhece as etapas que o envolvem? Basicamente, o processo de tomada de decisão começa pela identificação da situação. A partir de então, você começa a buscar por informações para propor soluções inteligentes. Em seguida será a etapa de avaliação e escolha da melhor decisão para a empresa.

Dica 5: Saiba o que você está fazendo

Algumas decisões são urgentes e você não terá tempo de consultar outra pessoa. O que vale para esse momento decisório é sua experiência e conhecimento do mercado que você atua. Existem vários exemplos de grandes gestores que tiveram sucesso empresarial por conta de decisões individuais.


Recomendamos para você: 2 dicas para não errar no processo decisório.


É muito importante que você entenda o que você está fazendo e qual a proposta de valor da decisão que será tomada. A boa decisão, é a decisão bem executada! Sempre tenha em mente a viabilidade do que você propõe.

Conclusão

Quer tomar decisões empresariais mais consistentes? Sabemos que é necessário colher bastante informação para conhecer nossos clientes, fornecedores… e propor as soluções mais adequadas.

E se eu te disser que é possível fazer isso a um baixo custo? Entre em contato com a gente para esclarecer suas dúvidas.

Não deixe para depois as decisões que você precisa tomar agora! Converse com nosso time de especialistas, sem compromisso, para entender como!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *