Conheça 5 dicas de como usar o clipping online

Você já deve ter ouvido falar sobre clipping online, mas não sabe exatamente o que isso quer dizer. Acertei? Pois bem, essa é uma dúvida muito comum, principalmente por ser um termo em inglês.

Em linhas gerais, o clipping online pode ser usado por qualquer empresa que deseja coletar informações de outros sites, blogs, agências, entre outros, que sejam relevantes para o seu negócio, em relação ao produto ou serviço você presta.

Nesse post vamos falar tudo o que você precisa saber sobre clipping online, e algumas dicas de como fazer o clipping.

Entenda o clipping online

entenda-o-clipping

 

O termo clipping vem de clip, em inglês, que significa reduzir ou cortar. Anteriormente usado pelo setor cinematográfico para representar a uma parte cortada de um filme, foi incorporado ao jornalismo como um serviço de assessoria de imprensa.

O clipping online é o registro do acompanhamento de tudo o que estão falando da sua empresa ou do seu produto/serviço na internet. A partir desse recorte você consegue monitorar o que falam do seu negócio e te permite extrair insights para novas ações de vendas.

O processo que faz o clipping funcionar é tratado da seguinte forma:

1. Primeiro, o responsável pelo clipping produz os conteúdos para divulgação e enviam a seus parceiros.

2. Esses parceiros selecionam as matérias que consideram relevantes para seu público e publicam em seu site.

3. O próximo passo é o responsável pelo clipping registrar quais veículos estão divulgando seu conteúdo, e qual conteúdo está sendo veiculado. É como se fosse uma avaliação dos resultados.

Se o seu conteúdo for relevante para a maioria, os “sites parceiros” certamente vão publicar seus artigos. Entre os benefícios disso, você tem a redução dos custos com espaço publicitário.

Muitas empresas fazem o clipping incompleto, ou seja, só copiam as notícias dos outros sites e colocam em seus arquivos internos. Para além desse trabalho monótono, o que vai garantir que seu clipping online seja eficiente é a análise das matérias que você selecionou.

O responsável pelo clipping é quem deve medir qual o lugar de destaque que o seu conteúdo teve, quanto tempo o conteúdo ficou disponível, qual o nível de interesse que a outra empresa teve em relação com o seu conteúdo. Todas essas informações te mostrará quão significativo é colocar o clipping para funcionar.

Clipping para quem?

Question

 

Apesar de ser mais usado pelos profissionais do jornalismo, o clipping é um serviço que atende (perfeitamente) a outras áreas e setores, como, por exemplo, no setor jurídico, o clipping pode ser feito para ter informações de outros profissionais que auxiliem na tomada de decisão nos processos judiciais.

Ao mesmo tempo em que sua empresa pode ganhar em autoridade com os conteúdos em diversos veículos, você consegue monitorar tudo o que está sendo feito.

O clipping também permite monitorar sua audiência para saber o que estão falando da sua empresa e é bastante útil para manter a reputação organizacional. Como você buscará por informações e terá tudo atualizado, é muito mais fácil agir (caso que falem mal do seu negócio) para remediar a situação.

É importante dizer que o clipping não compete por audiência, isto é, ele não é um veículo, mas sim um serviço de comunicação que te auxiliará em todo o processo de coleta de informações e, posteriormente, te garanto que será útil para a tomada de decisão.

5 Dicas para o seu clipping online

5-dicas-de-clipping-online

 

Agora que você sabe do que estamos falando e compreendeu a importância do clipping online (como esse serviço pode ajudar a manter a reputação da empresa), vamos te dar dicas para você criar e executar seu clipping.

1. Monitore o máximo que conseguir

Na internet é onde estão todos os seus possíveis clientes e o que eles mais querem é informação de qualidade. Você precisa desenvolver um método para conseguir capturar dados e monitorar sua empresa na rede. Devido a complexidade, muitos optam por terceirizar esse serviço.

2. Tenha um fluxo de trabalho

Planejamento é fundamental. Pelo fluxo de trabalho será possível estabelecer os critérios de análise e definir estratégias. Sistematize os processos e crie estatísticas, utilize gráficos para monitorar de perto seu desempenho, bem como dos seus concorrentes.

3. Delimite suas buscas

Na internet você consegue uma infinidade de dados, mas filtre as informações para seu clipping não ficar com muitos dados acumulados e você não saber o que fazer com eles. Quanto mais específico você for, mais relevantes serão os resultados da sua busca.

4. Análises qualitativas são mais relevantes

Tenha em mente a reputação da empresa. Analise tudo que está sendo divulgado e as razões pelas quais os conteúdos são ou não veiculados. O que realmente importa não é se estão ou não falando da sua empresa, mas sim se estão falando bem. Caso contrário, você estará diante de um problema. O clipping pode te ajudar a solucionar com mais agilidade, pois identifica a situação de problema antes que ele se alastre.

5. Faça relatórios

Os relatórios são suas armas para definir novas estratégias de mercado e para a fundamentação da tomada de decisão. Selecionados os dados relevantes, sendo esses filtrados por uma análise qualitativa e estabelecida uma periodicidade para o processo são fatores que determinam a validade e efetividade do seu clipping online.

Com o objetivo de gerar estatísticas por meio da coleta de dados, muitas empresas contratam uma prestadora de serviços para que a clipagem seja feita da melhor forma possível. Busque por ferramentas que tenham continuidade nos processos e o faça em tempo real. Defina a pesquisa pelas palavras-­chave e acompanhe o que você recebe pelos relatórios.

 

Conclusão

O clipping é a melhor maneira de medir, avaliar e entregar os resultados que definem a presença da sua empresa nos veículos de informação. A complexidade dessa atividade está no levantamento de dados.

Se você está em procurar por algum serviço no mercado que te dê suporte para gerenciar seu clipping online, fale com um de nossos especialistas!

Ficou alguma dúvida ou quer dar uma dica do seu clipping online para a gente? Compartilhe nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *