4 dicas de como a análise de dados é eficiente para tomada de decisão

Nos dias atuais os dados tem sido grandes aliados das empresas para a definição de estratégias certeiras no intuito de atingir os objetivos propostos. Nesse artigo, iremos aborda alguns fatores que tornam a análise de dados eficiente para o processo decisório.

O mundo tem vivenciado um período onde a geração de dados tem se tornado desproporcional a quantidade de usuário de tecnologia, a previsão para 2016 era da 1 zettabyte (Aproximadamente 1 trilhão de gigabytes) de informações.

Ao mesmo tempo em que um grande volume de dados é gerado, a desestruturação dos mesmos não pode fornecer as informações necessárias sem alguém para identificar, interpretar e organizar.

O desenvolvimento de tecnologias que são capazes de coletar e estruturar os dados, contribui diretamente para que quem analisa, se preocupe apenas em identificar e interpretar o conteúdo.

Minerar dados na internet é um processo bem complexo, principalmente se feito manualmente, pois, pode levar a horas de consultas em canais digitais e levando mais tempo do que o necessário para a conclusão de um projeto.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a informação relevante desempenha poder e determinada vantagem competitiva ante aos concorrentes ferozes, por isso, as empresas precisam saber como utilizar e onde alocar os dados que tem em mãos, para que assim, possa ser mais efetiva e atingir os objetivos propostos.

4 dicas da eficiência da análise de dados

1# Identificação de tendências

 

Com certeza você já deve ter visto aquele seu colega que é totalmente ativo nas redes sociais, que faz comentários sobre diversos tipos de assunto, que expõe sua opinião, compartilha suas emoções e entre outras coisas. Diariamente, nós que somos usuários da internet, deixamos diversos “rastros” na web e esses “rastros” se tornaram objetos de análise e estudo de organizações.

O objetivo das instituições ao analisar as nossas ações na internet, é mapear focos comportamentais sobre consumo e identificar novas tendências de mercado, tudo isso, para poder nos atrair ao consumo de seus produtos e serviços.

O mundo digital possui a capacidade de produzir coisas novas e determinar tendências que chegam e dominam o mercado em pouco tempo.

A análise efetiva do grande volume de dados possibilita algumas organizações a largarem na frente de seus concorrentes e conquistar o seu público.

2# Contribui para a definição de estratégias efetivas

 

O acesso a um limite extravagante de dados, possibilita as empresas conhecer seus consumidores intimamente e assim, trata-los de forma única e individual.

Quando uma organização deseja iniciar um projeto voltado para a criação de um novo produto ou serviço, conhecer seu público é o primeiro e mais importante dos passos a serem dados. Com a análise dos dados, eu posso identificar o que meu alvo gosta de fazer, quando gosta de fazer e porque gosta de fazer, esse tipo de informação, rompe os limites da segmentação tradicional e possibilita uma estratégia mais objetiva.

Com o uso de dados para definir uma estratégia, o gestor deixa de ser intuitivo e passa a ser mais cientifico, tendo certeza de que aquilo que a estratégia definida pode trazer o resultado esperado.

3# Obtenção de vantagem competitiva

 

Lembra que citamos um pouco acima sobre a importância que a informação relevante exerce nos negócios? Pois é, informação é poder! Mas, não basta ser qualquer informação, precisa ser a informação certa, na hora certa.

A análise de dados é identificar pontos que possam ser interligados e que resultem em uma informação relevante. A informação relevante pode proporcionar as organizações uma vantagem diante dos seus concorrentes.

Largar na frente nos dias atuais é importante, mas, precisa ser a largada perfeita! Para que isso aconteça, a empresa precisa estar munida com informações concretas, para que dessa forma, conquiste seu espaço no mercado em primeiro lugar.

4# Auxilio na tomada de decisão

 

Tomar uma decisão é um caminho sem volta para suas consequências, as decisões precisam estar sempre baseadas em informações de acontecimentos reais, para que assim, seja cada vez mais assertiva!

A cada dia que passa a análise e interpretação de dados tem desempenhado um papel de suma importância na vida dos tomadores de decisões, os mesmos desejam ser certeiros na hora de decidir e querem cada vez mais diminuir as chances de correr riscos.

Por muito tempo alguns gestores que tiveram êxito em tomada de decisões intuitivas se vangloriavam de seu amplo conhecimento. Acontece que com o novo comportamento de consumo social, ficou muito mais complexo tomar decisões baseadas em intuição e por isso, os dados exercem o papel principal de apoio a tomada de decisão.

Os gestores dos dias atuais precisam possuir uma ampla técnica de interpretação de dados para obterem informações relevantes que sirvam de base para as suas decisões.

Saber utilizar e alocar os dados no lugar certo, é a chave do sucesso das empresas atuais.

Conclusão

A capacidade de analisar dados ainda está escassa no mercado atual e poucos profissionais possuem tal conhecimento, as empresas que possuem esses profissionais em seu quadro de funcionários, certamente poderá se aproveitar das vantagens que os dados podem trazer aos negócios.

O uso de ferramentas especializadas em coletas de dados pode ser uma saída aqueles que não possuem especialistas no setor, as ferramentas mineram a internet de forma automática e conseguem estruturar os dados coletados, dando ao gestor apenas o trabalho de decidir.

Não podemos tirar a importância que os dados exercem nos dias atuais, mas apenas obter um montante de dados não irá solucionar o problema, é necessário saber o que fazer com eles, usá-los da melhor forma possível para obter informações relevantes.

Nós da upLexis estamos há alguns anos no mercado contribuindo diretamente na mineração de dados da internet e temos proporcionado inteligência para as operações de negócios, onde a informação relevante exerce um papel primordial.

Através da plataforma upMiner, é possível automatizar as pesquisas e otimizar o seu tempo, se preocupando apenas em processos analíticos e decisórios, quanto ao restante, a plataforma faz todo o trabalho.

Caso tenha ficado algum questionamento perante a eficiência da análise de dados, entre em contato com nossos especialistas, será um prazer contribuir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *