Conheça 3 dos principais eventos de compliance que você deveria acompanhar!

Sabemos que compliance para muitos ainda é um assunto bastante confuso, e que apesar de ser algo que vem ganhando mídia, muitas vezes a maneira de conseguir informações não é clara, e a linguagem pode ser maçante, tornando o conteúdo de difícil acesso e com muitas barreiras.

Apesar de não muito divulgados, existem atualmente diversos eventos sobre o assunto, que buscam exatamente divulgar informações de maneira mais acessível, difundindo conteúdos e descomplicando tópicos por meio de palestras que exploram o uso de compliance em diversas funções e meios.

Recomendamos a leitura: 5 dicas de como o compliance pode ajudar a sua empresa.

Listamos abaixo 3 dos principais eventos que acreditamos serem essenciais para poder se inteirar das tendências e tópicos principais de discussão de compliance.

1 – Congresso Internacional de Compliance:

O Congresso Internacional de Compliance, promovido pela LEC, é um dos eventos mais importantes sobre o tema na América Latina. O Congresso busca atender diversas áreas da indústria, tratando sobre assuntos de compliance ligados a áreas como:

  • Aviação;
  • Industria Farmacêutica;
  • Industria Automotiva;
  • Seguradoras;
  • Fundos de investimento;
  • Empresas Jurídicas;
  • Entre outras.

Nesta 5ª edição, realizada em maio de 2017, o Congresso contou com 92 palestrantes, divididos entre os 3 dias de evento, contando com nomes de peso entre aqueles que subiram aos palcos, como por exemplo:

  • Daniel Sibille – Diretor de Compliance LATAM da Oracle;
  • Sandra Gonoretske – Diretora de Compliance da Visa do Brasil;
  • Luiza Trajano – Presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza;
  • Wagner Giovanini – Sócio da Compliance Total;
  • Chieko Aoki – Presidente da Blue Tree Hotels.

Que dividiram com o público o seu conhecimento, em formatos de palestra e workshops.

As pautas apresentadas podem ser visualizadas no site do evento, onde também estão disponíveis mais informações sobre a programação e os palestrantes.

Como o evento ocorre apenas uma vez por ano, em São Paulo, para poder comparecer ao próximo será preciso esperar até maio de 2018.

Leia também: Saiba tudo sobre a lei anticorrupção.

2 – Brasil Risk Summit

O evento Risk Summit, realizado pela Thomson Reuters, acontece em diversas cidades espalhadas pelo mundo.

O evento tem como foco reunir executivos do mercado com atuação em áreas diversas como:

  • Risco e compliance
  • Auditoria
  • Ética
  • Jurídica

São colocadas em pauta discussões diversas sobre assuntos relacionados às áreas, refletindo a adequação das estruturas existentes das empresas no cumprimento das exigências legais e combate a fraudes, assim como são avaliadas as vantagens competitivas de diversos programas existentes.

Alguns dos tópicos mais específicos que foram discutidos no evento realizado em junho foram:

  • Governança nas autarquias e empresas públicas no Brasil, com a presença confirmada do Ministro Augusto Nardes, do TCU.
  • Estrutura de governo moderna e como o Brasil é visto nesse contexto.
  • Executivos dos órgãos reguladores da indústria financeira analisarão o estágio em que se encontram as instituições sob o ponto de vista da lei anticorrupção.
  • Dificuldades reais que encontram na implantação de um programa de integridade consistente com a Lei 12846/13 e a busca de resultados.
  • Processo investigativo, recuperação de ativos e acordos de leniência.

O evento é uma cortesia para os clientes da Thomson Reuters e possui ingressos limitados, não sendo vendidos para o público geral.

A alguns parceiros da empresa também são cedidos o direito de convidar clientes para participarem do evento, como foi o caso dos clientes do upMiner, que puderam participar do evento de junho.

Saiba também: Gestão de riscos corporativos, aprenda como colocar em prática.

3 – Seminário de Compliance e Gestão Jurídica

O evento realizado pelo InteliJur acontece em diversas cidades pelo Brasil, sendo um evento mais democrático e que promove, além dos assuntos de compliance, a utilização de tecnologias jurídicas para auxiliar os departamentos da empresa.

O evento tem venda aberta de ingressos, e atende empresas com atuação nos mais diversos mercados.

Durante o evento, diversos painéis discutem temas de tendências de mercado, abordando assuntos como capacitação de funcionários, novas leis e a otimização de processos complexos, alguns exemplos de tópicos abordados são:

  • A formação e capacitação do advogado corporativo
  • Compliance: A importância da cultura empresarial nos programas de integridade
  • Impacto de Lei de Terceirização e da Reforma Trabalhista nas empresas e na advocacia
  • A tendência de “automação” dos escritórios e departamentos jurídicos

Como patrocinadores do evento, a upLexis procura sempre levar em conta o mesmo para seu planejamento de planos e tendências, e acreditamos que o evento é uma ótima oportunidade para conversas sobre demandas e exposição de novas tecnologias que buscam tornar o mercado cada vez mais eficiente.

Recomendamos o artigo: Como soluções big data ajudam a tomar decisões?

Por conta disso, contamos sempre com especialistas presentes no evento para auxiliar qualquer um que possua dúvidas.

Por ser um evento menor e mais democrático, também é um evento mais frequente, e conta com diversas edições durante o ano.

Para saber quando e onde serão realizados os novos eventos, você pode acessar a agenda de eventos e cursos no site da InteliJur através deste link: https://www.intelijur.com.br/eventos-e-cursos

E pode nos procurar para bater um papo no evento.

Conclusão

Como é possível perceber, apesar de ser um assunto relativamente novo, eventos de compliance estão presentes no mercado de maneira bastante diversa, tanto em tamanho quanto em investimento para participação, tornando o conhecimento muito mais democrático.

Estes foram 3 dos eventos que decidimos indicar, porém muitos outros são realizados, inclusive de maneira gratuita, e sempre trazem diferenciações com relações a outros eventos por conta de seu público e de novos assuntos a serem abordados.

É importante entender também que em eventos os assuntos discutidos servem para dar uma introdução ao público presente, que deve sempre buscar se aprofundar nas informações que acredita serem relevantes.

Para isso existem diversos veículos especializados, inclusive nosso blog, que possui uma diversidade de materiais que atendem tanto a um público que está se iniciando no mercado quanto ao público que já está mais inteirado com relações aos assuntos da área.

Queremos também saber a sua opinião quanto a eventos, acredita que eles sejam uma boa maneira de ter contato com informação e com o mercado de atuação? Quer indicar algum evento que acabamos não citando?

Caso queira conhecer um pouco mais de tendências de mercado ou conversar com um de nossos especialistas, estamos à disposição;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *